A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Cultura da Catedral Contexto histórico a Sociedade dos sécs

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Cultura da Catedral Contexto histórico a Sociedade dos sécs"— Transcrição da apresentação:

1 A Cultura da Catedral Contexto histórico a Sociedade dos sécs
A Cultura da Catedral Contexto histórico a Sociedade dos sécs. XII a XIV AS CIDADES MEDIEVAIS

2 O crescimento das cidades a partir do século XII ficou bem exposto no alargamento do espaço urbano fruto da actividade económica protagonizada pelas feiras e pelo desenvolvimento agrícola. Além do crescimento das cidades existentes, novos espaços surgem como resultado dos factores mencionados.

3 Uma rua de comércio num burgo medieval (iluminura francesa do século XIII)

4 Geografia das principais cidades europeias e a sua população até meados do século XIV

5

6 As cidades medievais Eram espaços fechados rodeados por uma ou duas cintas de muralhas. As portas da cidade eram rigorosamente vigiadas e fechadas todas as noites devido à insegurança que ainda existia. No entanto, a partir do século XIII: As cidades velhas ampliaram as suas muralhas; As novas cidades nasciam a partir da localização de abadias e burgos.

7 O urbanismo medieval As cidades medievais estão configuradas a partir dos seus locais mais importantes: A Catedral; A Casa Comunal; O Palácio da Administração; Do castelo (por exemplo em Portugal.

8 Planta medieval de Lamego
1. Castelo 2. Muralha 3. Paço Episcopal Planta medieval de Lamego

9 Planta da cidade de Lisboa (em 1650)
Rossio (designação dada a uma praça larga onde se dinamizava o comércio local) Arrabalde muçulmano de Alfama Planta da cidade de Lisboa (em 1650)

10 A forma das cidades medievais
A configuração das cidades medievais é fechada e radioconcêntrica (planta com círculos que partem de um ponto central). À sua volta existiam zonas para morada exclusiva de fiéis de outras religiões ou zonas de cultivo: Arrabaldes; Mourarias; Judiarias. Vila Velha de Ourém (vista aérea)

11 A forma das cidades medievais
Vila Velha de Ourém (vista aérea)

12 Conceitos Arrabalde: Terras próximas da cidade que eram ocupadas por campos de cultivo, vinhedo e pomares. Mouraria: Bairro dentro da cidade destinado à moradia de mouros (muçulmanos) com leis e regras próprias. Judiaria: Bairro dentro da cidade destinado à moradia de judeus.

13 As cidades medievais foram planeadas de acordo com a localização de alguns edifícios importantes como a catedral, o palácio de administração e a casa das corporações. As casas de habitação estavam agrupadas por profissões ao longo de ruas estreitas e tortuosas. A cidade medieval de Carcassone, França

14 Pormenor de rua do centro histórico da Sertã

15 As ruas As ruas eram tortuosas e sinuosas estavam organizadas por profissões; As casas eram de madeira e colmo e não havia água canalizada e saneamento; As ruas tinham muitas vezes um ambiente propício ao contágio de epidemias e à ocorrência de incêndios.

16 A Praça Ocupava o centro nevrálgico da cidade;
As praças surgiram junto à catedral ou ao paço administrativo; Nas praças estavam instalados os pelourinhos e aí decorria o mercado, as festas e todos os acontecimentos importantes do burgo.

17 Os pelourinhos simbolizavam a autoridade administrativa local.

18 Ordens mendicantes As ordens mendicantes, ordens religiosas que faziam o voto de pobreza e viviam de esmolas tiveram um papel importante a partir do século XII: Ordem dos Franciscanos, fundada por São Francisco de Assis; Ordem dos Dominicanos, fundada por São Domingos de Gusmão. Estas ordens também tiveram um importante papel no apoio às populações mais pobres distribuindo os bodos, refeições que se davam aos pobres, para os redimir dos pecados e salvar as almas.

19 Uma das tradições que preservou a ritual da oferta de bodos é a festa dos Tabuleiros em Tomar.


Carregar ppt "A Cultura da Catedral Contexto histórico a Sociedade dos sécs"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google