A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistema Cardiovascular

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistema Cardiovascular"— Transcrição da apresentação:

1 Sistema Cardiovascular
Resposta Cardiovascular ao Exercicio

2 Sistema Cardiovascular
A FC reflete a quantidade de trabalho que o coração deve realizar para satisfazer as demandas impostas pela atividade física. Todas as alterações cardiovasculares representam um objetivo comum. Permitir que o sistema satisfaça as demandas aumentadas impostas ao organismo com a máxima eficiência.

3 Sistema Cardiovascular
Frequencia cardiaca de repouso: 60 a 80 bpm. 100 ou + bpm. 28 a 40 bpm. Resposta antecipatória é a freqüência cardíaca pré-exercício estimulada pela liberação do neurotransmissor e diminuição do tônus vagal.

4 Sistema Cardiovascular
Freqüência Cardíaca durante o Exercício: É diretamente proporcional a intensidade do exercício. É estimativa da FCmáx é feita correlacionando com a idade do indivíduo, contudo tem influencia relativa. Freqüência cardíaca no estado estável atinge um platô.

5 Sistema Cardiovascular
Esse platô, significa a FC ideal para suprir as demandas circulatórias de uma determinada taxa de trabalho.

6 Sistema Cardiovasclar
Volume de ejeção: Em resposta ao exercício o volume de ejeção se altera para permitir ao coração trabalhar de maneira mais eficiente. Quatro fatores determinam o volume de ejeção:

7 Sistema Cardiovascular
O volume de sangue venoso que retorna ao coração. A distensibilidade ventricular. A contratilidade ventricular. A pressão aórtica e a arterial pulmonar. Os dois primeiros determinam a capacidade de enchimento do ventrículo e os outros determinam a capacidade de esvaziamento.

8 Sistema Cardiovascular
Volume de ejeção com o exercício: Se eleva em resposta ao exercício somente entre 40 e 60% da capacidade máx. Em posição ortostática, ocorre aumento de até 100% em comparação ao repouso. Em posição supina o aumento é de apenas 20%.

9 Sistema Cardiovascular
Lei de Frank-Staling faz referência a magnitude da distensão ventricular. Em resposta a uma maior quantidade de sangue ejetado para o ventrículo durante fase de diástole, maior será a força de contração durante a sístole.

10 Sistema Cardiovascular
Débito Cardíaco (Q). É o produto da FC e o VE. (Q= FC x VE). O (Q) aumenta na mesma proporção que a intensidade do exercício. Tem a função de suprir a maior demanda de oxigênio pelos músculos.

11 Sistema Cardiovascular
Alterações Globais das Função Cardíaca: Uma alteração da FC ou VE, terá um impacto sobre outro componente. Pela ação da gravidade o volume de ejeção é reduzido. A FC, neste momento deverá acelerar para manter o Débito Cardíaco.

12 Sistema Cardiovascular
FLUXO SANGUINEO: Os padrões de fluxo sanguíneo mudam acentuadamente na transição do repouso para o exercício. Em repouso apenas 15 a 20% do Débito Cardíaco vão para os músculos. Em condições de esforço o fluxo sanguíneo é direcionado em 80% para os músculos.

13 Sistema Cardiovascular
PRESSÃO ARTERIAL: Pressão arterial normal repouso 120mmhg/80mmhg. Em indivíduos treinados a pressão sistólica pode chegar a 240mmhg. Esse aumento é resultado do aumento do débito cardíaco que acompanha a taxa de trabalho.

14 Sistema Cardiovascular
Facilita o processo de liberação. Auxilia a impulsionar o sangue rapidamente através do sistema circulatório.

15 Sistema Cardiovascular
O SANGUE. Conteúdo de Oxigênio varia de 20ml por 100ml de sangue arterial e 14ml de oxigênio por 100ml de sangue venoso em repouso. A diferença arteriovenosa de oxigênio aumenta em condições de esforço em quase o máximo.


Carregar ppt "Sistema Cardiovascular"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google