A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

HISTOLOGIA TECIDO MUSCULAR

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "HISTOLOGIA TECIDO MUSCULAR"— Transcrição da apresentação:

1 HISTOLOGIA TECIDO MUSCULAR
PROF. VÍCTOR PESSOA

2 CARACTERÍSTICAS GERAIS
Responsável pelos movimentos corporais; Constituído por células alongadas (fibras), contendo grande quantidade de filamentos citoplasmáticos (miofibrilas), responsáveis pela contração; Origem mesodérmica; Tipos (de acordo com suas características morfológicas e funcionais) Músculo Liso Músculo Estriado Esquelético Músculo Estriado Cardíaco OBS: Os componentes das células musculares receberam nomes especiais. A membrana plasmática é chamada de sarcolema; o citoplasma de sarcoplasma e o retículo endoplasmático liso de retículo sarcoplasmático.

3

4 TECIDO MUSCULAR ESTRIADO ESQUELÉTICO
Constitui a maior parte da musculatura do corpo dos vertebrados (popularmente chamado de “carne”); Formado por células multinucleadas (cada célula, aqui denominada miócito, na verdade corresponde a um sincício, célula multinucleada que resulta da fusão de várias células durante a embriogênese) Encontra-se associada aos ossos; As variações no diâmetro das fibras musculares esqueléticas dependem de vários fatores, como o tipo de músculo considerado, a idade, o sexo, o estado de nutrição e o treinamento físico. Exercícios Aumento da produção de miofibrilas Aumento do diâmetro (volume) das fibras musculares (HIPERTROFIA) Atenção HIPERPLASIA consiste no crescimento do tecido muscular em virtude da multiplicação de suas células. Só ocorre no músculo liso (tecido muscular estriado esquelético e cardíaco perderam a capacidade de sofrer mitoses)

5 As fibras musculares esqueléticas encontram-se envolvidas por camadas de tecido conjuntivo: endomísio, perimísio e epimísio.

6 O tecido conjuntivo a) mantém as fibras musculares unidas, permitindo que a força de contração gerada por cada fibra individualmente atue sobre o músculo inteiro; b) permite que a força de contração possa ser transmitida a outras estruturas, tais como os tendões, os ligamentos e os ossos; c) permite a penetração dos vasos sanguíneos entre as fibras musculares

7 Cada miofibrila é formada por unidades morfofuncionais denominadas sarcômeros.
Formato cilíndrico e percorrem longitudinalmente à fibra muscular, preenchendo quase que inteiramente o seu interior (sarcoplasma) Corte longitudinal de fibras estriadas esqueléticas (estrias transversais, com alternância de faixas claras e escuras)

8 Retículo endoplasmático liso (armazenamento de Ca++)
Invaginação da membrana plasmática Banda A: mais escura (filamentos mais grossos / miosina) Banda I: mais clara (filamentos mais finos / actina) Sarcômero: unidade de contração

9 Esquema mostrando a estrutura e a posição dos filamentos finos e grossos do sarcômero

10 A distrofina permite a ligação dos miofilamentos de actina e miosina à membrana plasmática, fazendo com que a fibra muscular como um todo possa se distender e se contrair

11 Miofibrilas (proteínas contráteis) do músculo estriado
Miosina / Actina / Troponina / Tropomiosina (Mais abundantes)

12 MECANISMO DA CONTRAÇÃO MUSCULAR
1 – Na ausência de estimulação, a fibra encontra-se em repouso; 2 – Uma vez estimulada, ocorre a liberação de íons cálcio a partir do retículo sarcoplasmático; 3 – A troponina liga-se ao cálcio e desloca a tropomiosina, “descobrindo” o sítio de ligação da miosina na molécula de actina. 4 – A ligação troponina – cálcio promove a quebra do ATP, liberando energia; 5 – É essa energia que permite o deslizamento das miofibrilas de actina sobre as de miosina, gerando a contração muscular; 6 – A ligação entre ATP e miosina desfaz a união actina-miosina.

13 TECIDO NERVOSO E TECIDO MUSCULAR
Neurônios conduzem os impulsos nervosos até às fibras musculares No local da inervação, o nervo perde sua bainha de mielina e forma uma dilatação que se coloca para dentro de uma depressão da superfície da fibra muscular. Essa estrutura chama-se placa motora. Na placa motora há um pequeno espaço, denominado fenda sináptica, onde são liberados os neurotransmissores, que, em contato com a fibra muscular, estimula sua contração.

14

15 IMPORTANTE ! As fibras musculares esqueléticas são adaptadas para a produção de trabalho mecânico intenso e descontínuo, necessitando de depósitos de compostos ricos em energia. Na fibra muscular a energia é armazenada sob a forma de ATP e FOSFOCREATINA. Ácidos graxos Principal fonte de energia quando os músculos funcionam de maneira intensa e demorada (corridas de longa distância, por exemplo) Glicose (Anaerobiose) Principal fonte de energia quando os músculos funcionam de maneira pouco intensa e nos movimentos fortes, mas de curta duração

16 Estrutura e composição das fibras musculares esqueléticas
Tipo I (fibras lentas) Ricas em mioglobina Contrações continuadas Energia proveniente da fosforilação oxidativa dos ácidos graxos Tipo II (fibras rápidas) Pobres em mioglobina Contrações rápidas e descontínuas Energia proveniente da glicólise Fibras vermelhas Fibras brancas

17 TECIDO MUSCULAR ESTRIADO CARDÍACO
Células alongadas que se anastomosam; Apresentam estrias transversais semelhantes às do tecido esquelético; Possuem apenas um ou, no máximo, dois núcleos localizados no centro da célula; São envolvidas apenas pelo endomísio, o qual contém uma rica rede de capilares (não há perimísio nem epimísio); Presença de discos intercalares (complexos juncionais encontrados entre uma célula muscular e outra). Esses discos permitem que todas as células do coração comportem-se como se fossem um sincício, facilitando a passagem do estímulo nervoso (sinal para a contração) de uma célula à outra.

18 Cortes de músculo cardíaco mostrando os discos intercalares

19 TECIDO MUSCULAR LISO OU NÃO - ESTRIADO
Formado por uma associação de células longas, sendo mais espessas no centro e afilando-se nas extremidades; Possuem apenas um núcleo, de localização central; As células são revestidas por uma lâmina basal, unidas por uma rede de fibras reticulares; Os miofilamentos de actina e de miosina não exibem a mesma disposição encontrada nos outros tipos (seus feixes de miofilamentos se cruzam em todas as direções, formando uma rede tridimensional); Encontrado nos vasos sanguíneos e na parede do tubo digestivo, sendo responsável pelos movimentos peristálticos.

20

21 O tecido muscular cardíaco não se regenera
O tecido muscular esquelético se regenera parcialemente O tecido muscular liso se regenera facilmente


Carregar ppt "HISTOLOGIA TECIDO MUSCULAR"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google