A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fibras, receptores e neurotransmissores do sistema nervoso simpático.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fibras, receptores e neurotransmissores do sistema nervoso simpático."— Transcrição da apresentação:

1 Fibras, receptores e neurotransmissores do sistema nervoso simpático.
Fundação Lucas Machado Educacional Faculdade de Ciências Medicas de Minas Gerais Fibras, receptores e neurotransmissores do sistema nervoso simpático. João Pedro Rodrigues Pereira Belo Horizonte-MG

2 Gânglios simpaticos para e pré vertebrais.
Fibras, receptores e neurotransmissores do Sistema nervoso simpático I-Fibras do S. N. Simpático Gânglios simpaticos para e pré vertebrais. Ramos comunicantes cinzentos nos ns. Espinhais. Distribuição segmentar: T1; T2; T3-T6; T7-T11; T12-L2. Fibras simpáticas: Ns. Esplâncnicos.

3 Fibras, receptores e neurotransmissores do Sistema nervoso simpático II-Receptores adrenérgicos e sua localização nos diferentes órgãos .

4 Relaxamento intestinal; Contração dos esfíncteres intestinais;
Fibras, receptores e neurotransmissores do Sistema nervoso simpático II- Receptores adrenérgicos e sua localização nos diferentes órgãos . II.1. Receptores alfa Circulação em geral; Vasoconstrição; Dilatação da íris; Relaxamento intestinal; Contração dos esfíncteres intestinais; Contração pilomotora; Contração do esfínctere vesical; Redução da complacência em veias; Maior afinidade da norepinefrina

5 II.2. Receptores beta e via beta-adrenergica:
Fibras, receptores e neurotransmissores do Sistema nervoso simpático II- Receptores adrenérgicos e sua localização nos diferentes órgãos . II.2. Receptores beta e via beta-adrenergica: Agonista, receptor, estímulo extracelular Estímulo intracelular Alteração no metabolismo do Ca2+ citosólico

6 F II.2. Receptores beta e via beta-adrenergica:

7 II.3. Efeitos b-adrenérgicos no coração (b1)
Fibras, receptores e neurotransmissores do Sistema nervoso simpático II- Receptores adrenérgicos e sua localização nos diferentes órgãos . II.3. Efeitos b-adrenérgicos no coração (b1) A fosforilação da fosfolambam promove desinibição, ativa a bomba de cálcio do RSP, acarretando maior e mais rápida recaptação de Ca2+ pelo RSP, o que promove melhora do relaxamento, ou seja, efeito lusitrópico Quanto ao efeito b-adrenergico exercido sobre o nó-sinusal ela provoca efeito cronotrofico = aumento na velocidade de geração de estímulos que é traduzido por aumento no número de batimentos cardíacos. E sobre o nó atrioventricular, feixe de His e fibras de Purkinje e acarreta efeito dromotrópico, ou seja, aumento da velocidade de condução do impulso, corresponde ao encurtamento do espaço PR no eletrocardiograma.

8 Fibras, receptores e neurotransmissores do Sistema nervoso simpático II- Receptores adrenérgicos e sua localização nos diferentes órgãos . Da mesma forma, os receptores B2 distribuem-se em diversos órgãos (sistema genito-urinário, pulmões, gorduras), além dos vasos sanguíneos e coração. Quando na parede dos vasos, sua estimulação se associa à vasodilatação, e no coração participam do aumento do inotropismo e do cronotropismo. No coração de humanos, tanto o b1 quanto o b2 coexistem, entretanto há o predomínio do b1.

9 Fibras, receptores e neurotransmissores do Sistema nervoso simpático II- Receptores adrenérgicos e sua localização nos diferentes órgãos . A adenil ciclase é preferencialmente estimulada por b2. Verificação no átrio direito e ventrículos . Efeito inotropico positivo máximo por estimulação de b1 e b2 nos atrios e ventrículos.

10 II.4.Dessensibilização e downregulation dos receptores b-adrenérgicos.
Fibras, receptores e neurotransmissores do Sistema nervoso simpático II- Receptores adrenérgicos e sua localização nos diferentes órgãos . II.4.Dessensibilização e downregulation dos receptores b-adrenérgicos.

11 Fibras, receptores e neurotransmissores do Sistema nervoso simpático II- Receptores adrenérgicos e sua localização nos diferentes órgãos . II.5. b-receptor 3 e 4 Embora o receptor b3 tenha sido encontrado nos vasos sanguíneos, realmente pouco se sabe de sua real presença e importância com relação ao sistema cardiovascular. Participação dos receptores b3 no metabolismo de lipídeos. E ele seria primariamente expressado nos tecidos adiposos branco e marrom, nos quais ele mediaria a lipólise e termogênese quando estimulados pela noradrenalina. Recentemente, tem sugerido a existência de outro β- receptor: b4, presente no tecido adiposo marrom e mediando uma estimulação máxima lipolítica, entretanto, ainda se discute se esse tipo de receptor nada mais é que um estado particular do receptor b1.

12 Na medula adrenal a nrepinefrina é metilada e convertida a epinefrina.
Fibras, receptores e neurotransmissores do Sistema nervoso simpático III- Neurotransmissores do S.N. Simpático Síntese começa no axoplasma, mas é completada dentro das vesículas secretórias das fibras nervosas adrenérgicas. Na medula adrenal a nrepinefrina é metilada e convertida a epinefrina. A norepinefrina exita principalmente os receptores alfa. A Epinefrina exita ambos os receptores de forma aproximadamente igual.

13 III.1. Remoção do local secretório da norepinefrina:
Fibras, receptores e neurotransmissores do Sistema nervoso simpático III- Neurotransmissores do S.N. Simpático III.1. Remoção do local secretório da norepinefrina: Recaptação para dentro da própria terminação nervosa- proc. Ativo; remove 50% a 80%. Difusão para os fluidos corporais. Destruição de pequenas quantidades por enzimas teciduais.

14 III.2 Considerações fisiológicas e farmacológicas sobre a epinefrina:
Fibras, receptores e neurotransmissores do Sistema nervoso simpático III- Neurotransmissores do S.N. Simpático III.2 Considerações fisiológicas e farmacológicas sobre a epinefrina: A adrenalina é um potente estimulador dos receptores alfa e beta adrenérgicos, de modos que seus efeitos sobre os órgãos alvo são complexos. Pressão arterial: é uma das drogas vasopressoras mais potentes Estimulação direta do miocárdio, que aumenta a forca de contração ventricular: INOTRÓPICA POSITIVA Aumento da freqüência cardíaca: CRONOTRÓFICA POSITIVA Vasoconstricão.

15 III.2 Considerações fisiológicas e farmacológicas sobre a epinefrina:
Fibras, receptores e neurotransmissores do Sistema nervoso simpático III- Neurotransmissores do S.N. Simpático III.2 Considerações fisiológicas e farmacológicas sobre a epinefrina: Efeitos cardíacos: A adrenalina é um poderoso estimulante cardíaco. Atua diretamente sobre os receptores b1 predominantes do miocárdio e das células do marca passo e do tecido condutor. Efeitos sobre os músculos lisos: Dependem do tipo de receptor adrenérgico presente no músculo. Em geral o músculo liso gastrointestinal é relaxado pela epinefrina. Esse efeito é devido a ativação dos receptores alfa e beta adrenérgicos. Ocorre redução do tônus intestinal da freqüência e da amplitude das contrações espontâneas. Contrai os trigono e os músculos esfincterianos.

16 III.2 Considerações fisiológicas e farmacológicas sobre a epinefrina:
Fibras, receptores e neurotransmissores do Sistema nervoso simpático III- Neurotransmissores do S.N. Simpático III.2 Considerações fisiológicas e farmacológicas sobre a epinefrina: Efeitos respiratórios: A adrenalina afeta a respiração primariamente ao relaxar a musculatura brônquica. Na asma a inibição da secreção de mastócitos é mediada por receptores b2adrenergicos, enquanto os efeitos na mucosa são mediados por receptores alfa.

17 III.2 Considerações fisiológicas e farmacológicas sobre a epinefrina:
Fibras, receptores e neurotransmissores do Sistema nervoso simpático III- Neurotransmissores do S.N. Simpático III.2 Considerações fisiológicas e farmacológicas sobre a epinefrina: A administração de pequenas doses de adrenalina pode determinar a queda da pressão arterial. Isso se deve a maior sensibilidade dos receptores b2 vasodilatadores à adrenalina do que dos receptores alfa constritores.


Carregar ppt "Fibras, receptores e neurotransmissores do sistema nervoso simpático."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google