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Tópico 5. Entrada e Saída do Mercado

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Apresentação em tema: "Tópico 5. Entrada e Saída do Mercado"— Transcrição da apresentação:

1 Tópico 5. Entrada e Saída do Mercado
Barreiras à Entrada

2 Facto estilizado: Observa-se frequentemente situações em que não há entradas de novas empresas numa indústria apesar de as empresas que estão nessa indústria terem lucros anormais. Questão: porque é que não se verifica livre entrada até que a concorrência na indústria reduza o preço até à eliminação dos lucros anormais?

3 Entrada no Mercado Uma empresa deve entrar no mercado se o valor esperado dos lucros após entrada forem superiores aos custos afundados de entrada (instalações, equipamento, patentes, etc). A empresa tem que antecipar o tipo de concorrência no mercado após a sua entrada de modo a calcular os lucros futuros..

4 Barreiras à Entrada Bain: Existem barreiras à entrada desde que no longo prazo as empresas instaladas possam praticar p>minCM sem com isso induzir a entrada de novas empresas. Stigler: Barreiras à entrada são definidas como os custos que têm que ser incorridos pelas empresas que vão entrar mas não pelas que já estão instaladas (assimetria de custos).

5 Barreiras à Entrada Legais: mercados de entrada regulada (telecoms)
Estruturais: empresas instaladas têm vantagens custos (economias de escala ou de gama) de marketing (umbrella branding) controle de recursos essenciais (patente, minas) Ex: DeBeers (diamantes), Alcoa (alumínio) Estratégicas: resultam de acções das empresas instaladas com vista a impedir a entrada: expansão de capacidade, preço limite preço predatório.

6 Caracterização dos mercados de acordo com as barreiras à entrada (I)
Entrada Bloqueada: a empresa instalada não tem que adoptar nenhuma estratégia com o objectivo de impedir a entrada. Ex: barreiras estruturais elevadas, economias de escala, produto homogéneo (concorrência em preços muito agressiva).

7 Caracterização dos mercados de acordo com as barreiras à entrada (II)
Entrada Acomodada: se as barreiras estruturais são baixas e as estratégias para deter entrada não são eficientes ou custos de impedir a entrada superam os benefícios Típica em mercados em rápido crescimento ou com rápidas inovações tecnológicas: entrada é tão atractiva que não vale a pena tentar desincentivá-la.

8 Caracterização dos mercados de acordo com as barreiras à entrada (III):
Entrada Impedida: a empresa instalada pode usar estratégias para impedir a entrada. Estas estratégias têm sucesso se: a empresa instalada pode aumentar o preço quando fica monopolista não é possível no caso de mercados perfeitamente contestáveis - hit-and-run strategy a estratégia altera as expectativas da entrante acerca da natureza da concorrência após entrada

9 Barreiras Estratégicas (I)
Entrada: começo da produção e venda por parte de uma empresa nova (diferente de aquisição de uma empresa existente) Entrantes ameaçam empresas instaladas de duas maneiras: retiram quota de mercado (redução da s/ fatia do bolo) intensificam a concorrência (reduzem o bolo): entrada de novos produtos redução dos preços

10 Barreiras Estratégicas (II)
Preço Limite: a empresa instalada desencoraja a entrada fixando um preço mais baixo antes de ocorrer a entrada Objectivo: fazer com que a entrante pense que o preço pós-entrada vai ser ainda mais baixo e decida não entrar. A emp. instalada pode gozar os lucros de monopólio nos períodos seguintes.

11 . Empresa instalada PM =55 PL=30 entrante entrante entra não entra
Exemplo:P=100-Q, CF=850 por período, c=10, 2 períodos . Empresa instalada PM =55 PL=30 entrante entrante entra não entra entra não entra instalada instalada instalada instalada PL=30 Pc=40 PL=30 Pc=40 PI =2 350 PI =1 725 PI = PI = PI = PI = 600 PE= PE= PE = PE =50

12 Preço Limite Falha: assume expectativas irracionais para a entrante acerca da política de preços da empresa instalada após entrada Funciona: Se a empresa instalada tiver uma vantagem de custos escolhe P<minCMEntrante se a entrante enfrentar incerteza acerca dos custos da rival ou da procura

13 Preço Limite e Incerteza:
Incerteza Estratégia de Preços Altera as expectativas da Entrante acerca do tipo de concorrência após entrada

14 Incerteza da entrante quanto aos custos da emp. instalada
A empresa instalada estabelece no 1º período o preço correspondente a custos baixos para desencorajar a entrante Mas este sinal não é credível: a emp. com custos elevados finge que tem custos baixos A empresa com custos baixos tem interesse em sinalizar o seu verdadeiro tipo: escolhe um preço que não seria racional para uma empresa com custos elevados.

15 Exemplo com Incerteza . Natureza Instalada Entrante
Custo Baixo: Prob=p Custo Alto: Prob=1-p Não Entra Entra Preço Baixo Preço Alto PI = PI = 15 PI = PI = PI = PI = 8 PE= PE=-2 PE = PE = PE = PE =2 Exemplo com Incerteza

16 Exemplo com Incerteza e Signaling
. Natureza Instalada Entrante Custo Baixo: c=0 Custo Alto: c=4 E NE P=5 P=4,17 P=7 PI =38 PI =50 PI = 37,3 PI = 49,3 PI = 1,99 PI = 9.9 PI = 6 PI = 14 PI = 10 PI = 18 PE=-1,9 PE=0 PE =-1,9 PE =0 PE = PE =0 PE =7 PE =0 PE =7 PE =0 Exemplo com Incerteza e Signaling

17 Preço Predatório É a resposta a um concorrente que sacrifica parte do lucro que podia ser ganho em circunstâncias de concorrência normal, caso a permanência da concorrente fosse viável, de modo a provocar a saída desta e obter em seguida lucros de monopólio

18 Preço Predatório: atitude irracional?
Ideia Geral Actos predatórios normalmente não têm grande sucesso porque após um período de preços predatórios o monopolista normalmente aumenta de novo os preços para recuperar as perdas e nessa altura atrai uma nova entrante

19 predate E2 DF exit share E2 E1 predate predate E1 stay in DF DF share
stay out {-20,-10; -5,0;0,0} predate E2 enter {-20,-20; -5,0; 0,-10} DF exit stay out {-20,60; -5,0; 0,0} share E2 enter {-20,30;-5,0; 0,10} E1 predate exit {-20,-10; -8,0} predate E1 stay in stay in {-20,-10; -8,-8} DF DF exit {-20,60; -8,0} share E1 stay in {-20,30; -8,10} exit share E1 exit {30,-20; 10,0} predate E1 stay in stay in {30,-30; 10,-10} DF {30,40; 10,0} exit share E1 stay in {30,30; 10,10}

20 Preços predatórios podem constituir um equilíbrio
Temos que distinguir preços predatórios de preços agressivos que são o resultado da concorrência normal Ex: monopólio, produto homogéneo, entrada e conc. à Bertrand

21 The Long Purse (ou deep pockets)
Uma estratégia de preço predatório pode ser credível se a vítima tiver recursos financeiros limitados para suportar as perdas durante a guerra de preços Exemplo de atitude predatória e vítima c/ restrições financeiras

22 Reputação As empresas operam muitas vezes em mercados diferenciados geograficamente Empresas multi-produto actuam em diversos mercados As empresas podem actuar de uma forma predatória num mercado para avisar potenciais entrantes nos restantes mercados. As perdas associadas à estratégia predatória são o preço de desenvolver uma reputação de agressividade

23 Chain Store Paradox Ideia de Selten: apesar de cada etapa do jogo ter um único equilíbrio de entrada e acomodação, se o jogo for jogado sequencialmente nas diferentes cidades, será que a empresa instalada pode ser predadora em algumas cidades para criar a reputação de agressiva? Resposta: não Exemplo: guerra dos cafés nos EU

24 Incerteza Se a entrante atribui uma certa probabilidade a que a instalada seja “doida”, isto é prefere sempre lutar do que acomodar a entrada, mesmo num jogo com uma única etapa, então podemos ter um equilíbrio em que uma instalada “não doida” pode usar uma estratégia predatória. Esta estratégia é utilizada nos períodos iniciais pª criar a reputação de agressividade

25 Fighting Brands Muitas vezes o preço predatório pode parecer uma estratégia muito cara porque implica reduzir o preço para todas as unidades vendidas Fighting brands: o predador introduz uma nova marca com preços abaixo de custo e desenhado especificamente para concorrer com o produto da empresa-vítima, mantendo assim o seu produto “intocável”

26 Preço Predatório Preço Predatório Efeito Reputação
Ex. Chain Store Paradox e Irracionalidade. Incerteza resolve o paradoxo. Impedir entrada noutros mercados Efeito Reputação

27 Excesso de capacidade Ameaça credível de descida de preços caso se verifique entrada Menos susceptível de atrair atenção das autoridades antitrust É uma estratégia efectiva mesmo em situações de informação completa. O investimento em capacidade tem que ser afundado (irrecuperável)

28 Exemplo: excesso de capacidade para desencorajar a entrada (I)
Mercado com um monopolista que enfrenta a ameaça de entrada Concorrência em preços à Bertrand com capacidades (K) fixas das empresas. Procura de mercado: P= (QI+QE) CT= K+10Q Q  K

29 Exemplo: excesso de capacidade para desencorajar a entrada (II)
Cap. K QI PM PM

30 Exemplo: excesso de capacidade para desencorajar a entrada (III)
Instalada K Entrante K* QI +QE P P I P E

31 Custos Afundados Exógenos (modelo de J. Sutton)
Indústrias com Produto Homogéneo

32 Custo de Instalação (setup cost)
Custo incorrido por uma empresa quando entra na indústria É o custo de adquirir uma única “fábrica” (plant) com dimensão correspondente à escala mínima eficiente (mínimo dos custos médios) líquido do valor de revenda. Sendo o custo fixo de entrada irrecuperável a sua magnitude não influencia a política de preços corrente da empresa.

33 Decisão da empresa: 1ª Etapa: cada empresa decide se entra ou não no mercado 2ª Etapa: as empresas escolhem preços Esta formulação do jogo captura a ideia do curto e longo prazo: As variáveis de longo prazo (dimensão) são escolhidas na 1ª etapa e são tratadas como parâmetros fixos quando se analisa o equilíbrio de curto prazo (preços) decidido na 2ª etapa do jogo.

34 Bain: Ranking de indústrias por nível de concentração tende a ser semelhante inter- países. Explicação: o padrão de tecnologia e os gostos (procura) que caracterizam uma indústria tendem a ser similares entre países

35 Sutton: Parte da seguinte observação:
Há uma tendência para a concentração de uma dada indústria diminuir nos países em que a dimensão do mercado (medida pelo volume de vendas) é grande

36 Rentabilidade das empresas
instaladas Dimensão do mercado Concentração Atracção de novas empresas (saltam barreiras à entrada)

37 Decisão de Entrada (sunk cost F) Concorrência em Preços
O JOGO Os preços só dependem indirectamente do nível de custos afundados F na medida em que estes influenciam a decisão de entrada. Decisão de Entrada (sunk cost F) Concorrência em Preços

38 Estrutura de Equilíbrio (Decisões de Entrada)
Interacção nível de custos intensidade da afundados concorrência em preços

39 1. Cournot Procura de Mercado: Q=S/P P : preço Q: Quantidade vendida
S: Despesa total Pº : preço de monopólio Hip.: Q=0 se P>Pº c: custo marginal, constante e igual para todas as empresas.

40 Equilíbrio de Cournot Equilíbrio na 2ª Etapa

41 Decisão de Entrada (1ª Etapa)
Dada a decisão de entrada das suas rivais a empresa incorre F e ganha: .

42 Resultado elementar Quando a dimensão do mercado aumenta relativamente aos custos de instalação (S/F ) a estrutura de mercado torna-se mais fragmentada (N* ). CONCENTRAÇÃO

43 2. Bertrand  2 empresas, custos idênticos, produto homogéneo
empresa A está instalada; empresa B potencial entrante se a empresa B entra incorre no custo afundado F se a empresa A é monopolista ganha PM- F se a empresa B entra equilíbrio de Bertrand implica P=cmg.

44 2. Bertrand Empresa B PA = PM- F >0 Jogo de Bertrand PB =0
PA = PB =- F <0 Para qualquer nível de custos de entrada afundados 0< F <PM existe um único Eq Perfeito nos subjogos onde a empresa A é monopolista e a empresa B não entra no mercado.

45 2. Bertrand concorrência em preços produto homogéneo monopólio
custos de instalação Lucro crescente com S

46 3.Monopólio (Cartel) Jogo cooperativo: maximização do lucro conjunto
O lucro conjunto é independente do nº de empresas que entraram no mercado O lucro de cada empresa depende de N

47 Concentração e agressividade da concorrência em preços
1 M C B B C M N S (Dimensão de Mercado) Aumenta agressividade da conc. em preços Aumenta a concentração

48 Observando os três casos podemos concluir:
Agressividade da concorrência em preços Monopólio Cournot Bertrand Estrutura de equilíbrio da industria Concentrada

49 Conclusão do modelo Existe um limite inferior para o nível de concentração que pode ser sustentado como um equlíbrio. Este limite inferior tende para zero quando aumenta a dimensão do mercado (relativamente ao nível dos custos afundados)

50 Conclusão do modelo Se dois mercados são semelhantes em termos de dimensão e custos de entrada, mas a intensidade da concorrência em preços é mais elevada num deles, o limite inferior para a concentração, no equilíbrio dessa indústria, é relativamente mais elevado Paradoxalmente, concorrência em preços muito intensa conduz a uma estrutura de equilíbrio mais concentrada.

51 A concorrência em preços
Exemplo 1/N A concorrência em preços é mais intensa na Ind. A 1/Nº 1/N1 Ind. A Ind. B S/ F Sº / Fº

52 Factores exógenos que podem influenciar o resultado
Diferenciação de produto Política de concorrência

53 Exemplo A trajectória pª a configuração 1/N
de equilíbrio é feita através de saída da indústria consolidação da propriedade fusões e aquisições 1/N 1/Nº 1/N1 Ind. A X S/ F Sº / F º


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