A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Índices de Bolsa de Valores

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Índices de Bolsa de Valores"— Transcrição da apresentação:

1 Índices de Bolsa de Valores

2 “Bovespa fecha em alta de 1,59%”
O Ibovespa fechou em alta de 1,59% nesta sexta (06/05/2011), para pontos

3 O índice de ações é medido em “ponto”, representando um valor absoluto.
A variação dos pontos do índice mede a sua rentabilidade. Em nosso exemplo: alta indica que o índice de fechamento do pregão de 06/05 foi superior ao índice de fechamento do pregão de 05/05.

4 Índice de fechamento do pregão de 05/05/2011 → 63.407 pontos.
Cálculo da rentabilidade: [(64.417/63.407) – 1] x 100 = 1,59%

5 “Ibovespa fecha em baixa de 0,33%” O Ibovespa fechou nesta quinta-feira (05/05/2011) em baixa de 0,33%, aos pontos.

6 Baixa indica que o índice de fechamento do pregão de 05/05 foi inferior ao índice de fechamento do pregão de 04/05. Índice de fechamento em 05/05/2011 → pontos. Índice de fechamento em 04/05/2011 → pontos. Cálculo da rentabilidade: [(63.407/63.615) – 1] x 100 = ,33%

7 “Ibovespa fecha estável com volume reduzido de negociações” O Ibovespa fechou a pontos nesta segunda (25/04/2011), após os feriados de Tiradentes e páscoa.

8 Estável indica que o índice de fechamento do pregão de 25/04 não apresenta alteração relevante em relação ao índice de fechamento do pregão de 20/04 (último pregão antes dos feriados). Índice de fechamento em 20/04/2011 → pontos. Índice de fechamento em 25/04/2011 → pontos.

9 Os índices de ações são indicadores usados como referência (benchmark) para as decisões de investimentos em bolsas de valores. Os índices de ações representam uma carteira teórica de ações. Carteira teórica: é um conjunto de ações selecionadas para comporem o índice de ações do mercado. Essas ações são agrupadas em função de determinadas características.

10 Os índices medem o desempenho médio dos preços de uma carteira de ações, refletindo o comportamento do mercado em determinado intervalo de tempo. No mercado de ações brasileiros, existem atualmente 21 índices (quatro índices foram lançados em 02/05/2011).

11 Índice Bovespa (Ibovespa)
É o principal indicador do comportamento do mercado de ações brasileiro, retratando o desempenho das principais ações negociadas na Bolsa de Valores de S.P. Para comporem o Ibovespa, as ações devem representar mais de 80% do número de negócios e também do volume financeiro negociados no mercado a vista. Como as ações que fazem parte dessa carteira têm grande representatividade, pode-se dizer que o Ibovespa expressa o desempenho do mercado como um todo.

12 Assim, se a maioria das ações estiver se valorizando, o mercado, medido pelo Ibovespa, também estará em alta, e se estiver caindo, estará em baixa. A BOVESPA calcula seu índice em tempo real.

13 A carteira do Ibovespa é atualizada a cada 4 meses.
O valor em pontos do Ibovespa é determinado pela multiplicação da quantidade de cada ação que compõe a carteira teórica, pelo seu respectivo preço de mercado.

14 Não há limite de alta para um índice, ou seja, os preços das ações podem subir ilimitadamente.
Para as quedas, a BOVESPA não fixa um limite de queda para os índices que calcula. No entanto, a Bolsa adota para o Índice Bovespa um mecanismo chamado de “Interruptor de circuito” (circuit breaker), que consiste na interrupção das negociações quando o Ibovespa atinge um determinado percentual de queda.

15 Circuit Breaker O mecanismo é utilizado apenas em situações atípicas.
Ele é ativado tomando por base o valor de fechamento do Ibovespa do dia anterior, da seguinte maneira: Se o índice cair mais de 10%, as negociações ficam paralisadas durante 30 minutos; Se, ao retornarem as negociações depois dessa meia hora, o índice registrar mais 5% de queda (perfazendo um total de 15% de baixa no dia), o mecanismo é acionado novamente. Desta vez, as negociações ficam paralisadas durante 60 minutos.

16 Sempre haverá pelo menos mais meia hora de negociação após o acionamento desse dispositivo de segurança. Um pregão nunca termina com o acionamento do circuit breaker. A intenção é permitir que os compradores e vendedores ajustem suas posições.

17 Índice Brasil (IBrX) Mede o desempenho de uma carteira teórica composta pelas 100 ações de maior liquidez, isto é, que apresentam maior participação no mercado a vista da Bolsa de Valores de S.P. A cada 4 meses é feita uma reavaliação da carteira. Pela amplitude de sua carteira teórica incluindo as 100 ações de maior liquidez, é considerado um item apropriado para avaliar o desempenho de fundos de investimentos em ações.

18 Índice Brasil 50 (IBrX-50) Mede o retorno de uma carteira composta por 50 ações selecionadas entre as que possuem maior negociação na Bolsa de Valores. Este índice tem características semelhantes ao IBrX. Porém apresenta a vantagem de ser mais facilmente reproduzido pelo mercado. O IBrX-50 foi desenvolvido com o objetivo principal de se tornar uma medida de referência para os investidores de ações.

19 Índice Valor BM&FBOVESPA (IVBX-2)
É um índice de ações elaborado pela Bovespa e pelo jornal Valor Econômico. Este índice tem como objetivo medir o retorno de uma carteira teórica composta por 50 ações classificadas a partir da 11ª posição de uma classificação que leva em consideração o valor de mercado e a liquidez. Assim, não integram o índice as 10 ações com índices de negociação mais altos, e as 10 ações com os maiores valores de mercado.

20 Índice Brasil Amplo (IBrA)
Tem como objetivo oferecer visão ampla do mercado acionário. Estreia com 153 ações.

21 Índice de Ações com Tag Along Diferenciado (ITAG)
Tem como objetivo medir o desempenho de uma carteira teórica de ações de empresas que são capazes de oferecer as melhores condições aos acionistas minoritários, na situação de negociação do controle de capital. A carteira é reavaliada a cada 4 meses.

22 Índice de Governança Corporativa (IGC)
O principal objetivo do IGC é avaliar e medir o desempenho de uma carteira de ações de empresas que se empenham em desenvolver e oferecer boas práticas de governança corporativa. A carteira é composta apenas de ações negociadas no Novo Mercado ou que estejam classificadas nos Níveis 1 e 2 de governança corporativa.

23 Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE)
Foi desenvolvido como uma resposta à tendência mundial de maior procura por investimentos em ações de empresas que demonstram preocupação não somente com seus resultados financeiros, mas também com o impacto ambiental e social de suas decisões. O pressuposto básico das empresas admitidas como socialmente responsáveis é de que estão melhores preparadas para enfrentarem turbulências econômicas, ambientais e sociais no futuro.

24 O objetivo básico do ISE é o de revelar o desempenho de uma carteira formada por ações de cias comprometidas com a responsabilidade social.

25 Índice Mid-Large Cap (MLCX)
Tem por objetivo medir o desempenho de ações de empresas listadas para negociação e que apresentam maior capitalização.

26 Índice Small Cap (SMLL)
Tem por objetivo medir o desempenho de uma carteira constituída por empresas de menor capitalização

27 As empresas que representam 85% do valor de mercado total da Bolsa são selecionadas para comporem o índice MLCX. As demais empresas compõem o índice SMLL.

28 Índice de Energia Elétrica (IEE)
Tem por objetivo avaliar o desempenho do setor de energia elétrica. Foi o 1º índice setorial lançado pela Bovespa em 1996. A carteira engloba as cias geradoras, distribuidoras e holdings de energia.

29 Índice Setorial de Telecomunicações (ITEL)
O objetivo do índice é medir o desempenho das principais ações do setor de telecomunicações. Neste índice estão incluídas as ações de empresas de telefonia fixa e telefonia celular.

30 Índice do Setor Industrial (INDX)
Foi desenvolvido a partir de um convênio entre a Bovespa e a Fiesp. O índice tem por objetivo medir o desempenho das ações mais representativas do setor industrial brasileiro. As ações que compõem a carteira teórica do índice são selecionadas entre as de maior liquidez na Bovespa.

31 Índice de Consumo (ICON)
A carteira teórica do ICON é formada pelas mais importantes ações de empresas que atuam no setor de consumo cíclico e não cíclico. Consumo cíclico: tecidos, vestuário e calçados, utilidades domésticas, automóveis, mídia, hotéis e restaurantes, lazer, comércio, etc. Consumo não cíclico: agropecuária, bebidas, fumo, saúde, alimentos processados, produtos de limpeza, etc.

32 Índice Imobiliário (IMOB)
Constituído pelas ações das empresas mais representativas do setor imobiliário, incluindo a atividades de construção civil, intermediação imobiliária e exploração de imóveis.

33 Índice Carbono Eficiente (ICO2)
Considerando as preocupações do mundo com o aquecimento global, a Bolsa em parceria com o BNDES criaram o índice. Esse índice é composto pelas ações das cias participantes do índice IBrX-50 que aceitaram adotar práticas transparentes com relação a suas emissões de gases efeito estufa (GEE).

34 Índice Financeiro (IFNC)
Tem por objetivo oferecer uma visão segmentada do mercado acionário, medindo o comportamento das ações das empresas representativas dos setores de intermediários financeiros, serviços financeiros diversos e previdência e seguros.

35 Índice de Materiais Básicos (IMAT)
Mede o comportamento das ações das empresas representativas do setor de materiais básicos. Materiais básicos: embalagens, madeira, papel, materiais diversos, mineração. Químicos, siderurgia, metalurgia.

36 Índice de Utilidade Pública (UTIL)
Mede o comportamento das ações representativas do setor de utilidade pública. Utilidade pública: energia elétrica, água, saneamento, gás.

37 Índice de Dividendos (IDIV)
Mede o comportamento das ações das empresas que ofereceram aos investidores maiores retornos financeiros por meio de dividendos e juros sobre capital próprio.

38 Índice de Governança Corporativa Trade (IGCT)
É composto pelas ações de empresas integrantes do IGC que atendam aos critérios de liquidez: índice de negociabilidade de 98% e participação em pregão igual ou superior a 95% nos 12 meses anteriores ao cálculo do índice.

39 ÍNDICES INTERNACIONAIS DE AÇÕES

40 Os índices internacionais de ações mais relevantes são:
Índice Dow Jones Índice Standard & Poor’s (S&P) New York Stock Exchange (NYSE) NASDAQ NIKKEI RUSSEL 2000

41 Índice Dow Jones É um dos índices de ações com maior repercussão no desempenho das bolsas de valores de todo o mundo. Foi o 1º índice de ações do mundo, criado em 1896. No início era formado por apenas 11 ações, a maioria de empresas de ferrovias. Atualmente é composta por 30 ações (blue chips) de empresas de diversos setores da economia.

42 Índice Standard & Poor’s Stock Index (S&P500)
É o índice mais representativo da atividade econômica dos Estados Unidos. A carteira teórica é constituída por 500 ações classificadas entre as mais representativas do mercado de valores mobiliários, tendo as seguintes origens: 385 ações de empresas industriais, 15 ações do setor de transporte, 56 ações do setor financeiro, 44 ações de empresas de serviços.

43 Este índice é muito utilizado para medir o desempenho das empresas de alta capitalização de mercado nos EUA.

44 New York Stock Exchange (NYSE)
É formado por todas as ações negociadas na bolsa de valores de NY, considerada como a mais importante do mundo. Como inclui todas as ações, o índice não enfrenta problemas de critérios de seleção de ações que participam de sua carteira, representando efetivamente o desempenho de todo o mercado. A Bolsa de Valores de NY é considerada a maior do mundo em volume. Possui mais de ações negociadas.

45 National Association of Securities Dealers (NASDAQ)
É uma bolsa de valores eletrônica, constituída por negociantes que atuam no mercado de balcão dos EUA ligados através de um sistema eletrônico. Estes negociantes (dealers) compram e vendem ações pela internet, fora dos pregões das bolsas de valores. As ações negociadas são geralmente de empresas de setor de alta tecnologia em informática, eletrônica, biotecnologia e telecomunicações.

46 O NASDAQ desenvolve 2 índices:
Nasdaq Composite: é o mais importante. O índice mede o desempenho de todas as emissões de ações registradas no sistema NASDAQ, atingindo atualmente mais de cias; NASDAQ-100: formado pelas 100 maiores empresas de tecnologia, domésticas ou não, registradas no sistema NASDAQ.

47 NIKKEI É composto por 225 ações de 1ª linha da bolsa de Tóquio.
É o mais tradicional índice do mercado de ações japonês, tendo sido implantado após o final da II Guerra Mundial (em 1949).

48 RUSSEL 2000 Este índice mede o desempenho de 2/3 das maiores empresas com ações negociadas em bolsa de valores nos EUA. Fazem parte do índice somente cias de menor porte.

49 Bibliografia Assaf – cap. 12
Site da BM&FBOVESPA:


Carregar ppt "Índices de Bolsa de Valores"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google