A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SATISFAÇÃO PLENA EM CRISTO JOÃO 7:37-39

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SATISFAÇÃO PLENA EM CRISTO JOÃO 7:37-39"— Transcrição da apresentação:

1 SATISFAÇÃO PLENA EM CRISTO JOÃO 7:37-39
Sub-título: O que fazer quando nos sentimos longe de Deus

2 JOÃO 7:37-39 37 No último e mais importante dia da festa, Jesus levantou-se e disse em alta voz: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba. 38 Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva”. 39 Ele estava se referindo ao Espírito, que mais tarde receberiam os que nele cressem. Até então o Espírito ainda não tinha sido dado, pois Jesus ainda não fora glorificado.

3 CONTEXTO: A FESTA DOS TABERNÁCULOS
João 7:2 - 2 Mas, ao se aproximar a festa judaica das cabanas (=dos tabernáculos) João 7: Quando a festa estava na metade, Jesus subiu ao templo e começou a ensinar. João 7: No último e mais importante dia da festa, Jesus levantou-se e disse em alta voz: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba.

4 ORIGEM DA FESTA DOS TABERNÁCULOS
Leviticos 23:41-44 41 E celebrareis esta festa ao SENHOR por sete dias cada ano; estatuto perpétuo é pelas vossas gerações; no mês sétimo a celebrareis. 42 Sete dias habitareis em tendas; todos os naturais em Israel habitarão em tendas; 43 Para que saibam as vossas gerações que eu fiz habitar os filhos de Israel em tendas, quando os tirei da terra do Egito. Eu sou o SENHOR vosso Deus. 44 Assim pronunciou Moisés as solenidades do SENHOR aos filhos de Israel.

5 A CELEBRAÇÃO DA FESTA DOS TABERNÁCULOS
A festa deveria ser celebrada anualmente para que o povo lembra-se o que Deus havia feito. O QUE: Ele libertou o povo de Israel do Egito e cuidou deles no deserto, POR QUE: para mostrar eu poder e amor, PARA QUE: para que o povo se achegasse a Ele, confiasse nEle e obedecesse a Ele. A festa, instituída por Deus, os fazia lembrar como Deus proveu todas as necessidades deles no deserto. E uma das maiores necessidades que temos quando estamos no deserto é de água.

6 JESUS CUMPRE A FESTA DOS TABERNÁCULOS
Jesus cumpre a festa no sentido que o poder e a graça salvadora que os judeus celebravam estava agora presente e disponível em Jesus. O grande anseio pela chegada do reino, celebrada na festa, não precisa mais existo. A espera acabou.

7 JESUS CUMPRE A FESTA DOS TABERNÁCULOS
Jesus está dizendo: Se você está triste esperando pela consolação de Israel, aguardando ansiosamente o reino e a libertação do pecado e da opressão, não olhe nem mais para o PASSADO nem mais para o FUTURO.....olhe para MIM.

8 JESUS CUMPRE A FESTA DOS TABERNÁCULOS
O futuro que eles esperavam: Isaías 58:11 11 E o SENHOR te guiará continuamente, e fartará a tua alma em lugares áridos, e fortificará os teus ossos; e serás como um jardim regado, e como um manancial, cujas águas nunca faltam. Isaías 44:3 3 Porque derramarei água sobre o sedento, e rios sobre a terra seca; derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade, e a minha bênção sobre os teus descendentes.

9 JESUS CUMPRE A FESTA DOS TABERNÁCULOS
O futuro que eles esperavam... Exequiel 36:25-27 25 Então aspergirei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias e de todos os vossos ídolos vos purificarei. 26 E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. 27 E porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis. Zacarias 13:1 - 1 NAQUELE dia haverá uma fonte aberta para a casa de Davi, e para os habitantes de Jerusalém, para purificação do pecado

10 RIOS CORREM DO CORAÇÃO DO CRENTE
O futuro cumprido em Jesus. 38 Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva”. O Espírito que dá vida corre de dentro do crente transformando-os. A água vem de Cristo e corre de dentro do crente transformando-os.

11 O CONTEXTO DE NEEMIAS: LIGAÇÃO ENTRE ÁGUA E ESPÍRITO
13 E no dia seguinte ajuntaram-se os chefes dos pais de todo o povo, os sacerdotes e os levitas, a Esdras, o escriba; e isto para atentarem nas palavras da lei. 14 E acharam escrito na lei que o SENHOR ordenara, pelo ministério de Moisés, que os filhos de Israel habitassem em cabanas, na solenidade da festa, no sétimo mês. 15 Assim publicaram, e fizeram passar pregão por todas as suas cidades, e em Jerusalém, dizendo: Saí ao monte, e trazei ramos de oliveiras, e ramos de zambujeiros, e ramos de murtas, e ramos de palmeiras, e ramos de árvores espessas, para fazer cabanas, como está escrito.

12 O CONTEXTO DE NEEMIAS: LIGAÇÃO ENTRE ÁGUA E ESPÍRITO
16 Saiu, pois, o povo, e os trouxeram, e fizeram para si cabanas, cada um no seu terraço, nos seus pátios, e nos átrios da casa de Deus, na praça da porta das águas, e na praça da porta de Efraim. 17 E toda a congregação dos que voltaram do cativeiro fizeram cabanas, e habitaram nas cabanas, porque nunca fizeram assim os filhos de Israel, desde os dias de Josué, filho de Num, até àquele dia; e houve mui grande alegria. 18 E, de dia em dia, Esdras leu no livro da lei de Deus, desde o primeiro dia até ao derradeiro; e celebraram a solenidade da festa sete dias, e no oitavo dia, houve uma assembléia solene, segundo o rito.

13 O CONTEXTO DE NEEMIAS: LIGAÇÃO ENTRE ÁGUA E ESPÍRITO
15 E pão dos céus lhes deste na sua fome, e água da penha lhes produziste na sua sede; e lhes disseste que entrassem para possuírem a terra pela qual alçaste a tua mão, que lhes havias de dar. Neemias 9:20 20 E deste o teu bom espírito, para os ensinar; e o teu maná não retiraste da sua boca; e água lhes deste na sua sede. Jesus vai mais além: Ele insiste que só Ele pode fornecer bebida verdadeira, ou seja, o Espírito que satisfaz.

14 A VINDA DO ESPÍRITO 39 Ele estava se referindo ao Espírito, que mais tarde receberiam os que nele cressem. Até então o Espírito ainda não tinha sido dado, pois Jesus ainda não fora glorificado. No Antigo Testamento Deus disse que estaria com o Seu povo, habitaria com eles. Isso acontecia no tabernáculo, onde Deus colocava a Sua glória. Era somente lá que o povo tinha acesso a Deus. Mas o povo aguarda algo novo no futuro....

15 A VINDA DO ESPÍRITO Levíticos 26: E porei o meu tabernáculo no meio de vós, e a minha alma de vós não se enfadará. 12 E andarei no meio de vós, e eu vos serei por Deus, e vós me sereis por povo. Ezequiel 37:26-28 26 E farei com eles uma aliança de paz; e será uma aliança perpétua. E os estabelecerei, e os multiplicarei, e porei o meu santuário no meio deles para sempre. 27 E o meu tabernáculo estará com eles, e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. 28 E os gentios saberão que eu sou o SENHOR que santifico a Israel, quando estiver o meu santuário no meio deles para sempre.

16 A VINDA DO ESPÍRITO Jeremias 31:31-34
31 Eis que dias vêm, diz o SENHOR, em que farei uma aliança nova com a casa de Israel e com a casa de Judá. 32 Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; porque eles invalidaram a minha aliança apesar de eu os haver desposado, diz o SENHOR. 33 Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o SENHOR: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. 34 E não ensinará mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: Conhecei ao SENHOR; porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz o SENHOR; porque lhes perdoarei a sua maldade, e nunca mais me lembrarei dos seus pecados.

17 VISÃO GERAL DA BÍBLIA E DOS PLANOS DE DEUS
Texto Bíblico CRIAÇÃO – QUEDA – ISRAEL – JESUS – IGREJA - CÉU

18 VISÃO GERAL DA BÍBLIA E DOS PLANOS DE DEUS
CRIAÇÃO Jardim do Éden = Templo Gênesis 2:10 10 E saía um rio do Éden para regar o jardim; e dali se dividia e se tornava em quatro braços.

19 VISÃO GERAL DA BÍBLIA E DOS PLANOS DE DEUS
QUEDA Expulsos do Jardim do Éden = Templo Gênesis 3:23 23 O SENHOR Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra de que fora tomado.

20 VISÃO GERAL DA BÍBLIA E DOS PLANOS DE DEUS
ISRAEL Templo de Israel Ezequiel 47:1 1 DEPOIS disto me fez voltar à porta da casa, e eis que saíam águas por debaixo do umbral da casa para o oriente; porque a face da casa dava para o oriente, e as águas desciam de debaixo, desde o lado direito da casa, ao sul do altar. 23 O SENHOR Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra de que fora tomado.

21 VISÃO GERAL DA BÍBLIA E DOS PLANOS DE DEUS
NOVOS CÉUS E NOVA TERRA Os novos céus e a nova terra é o templo Apocalipse 22:1-2ª 1 E MOSTROU-ME o rio puro da água da vida, claro como cristal, que procedia do trono de Deus e do Cordeiro. 2 No meio da sua praça, e de um e de outro lado do rio, estava a árvore da vida,

22 VISÃO GERAL DA BÍBLIA E DOS PLANOS DE DEUS
IGREJA Nós somos o templo João 7:39 38 Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva”.

23 O QUE SIGNIFICA BEBER Beber é crer. Ao beber nos tornamos uma FONTE.
Sequência: Bebemos (cremos)... descobrimos uma fonte profunda de gozo e queremos mais e mais de Cristo... a água vira uma fonte em nós para abençoar os outros, esse é o clímax do gozo. Só então nunca mais temos sede.


Carregar ppt "SATISFAÇÃO PLENA EM CRISTO JOÃO 7:37-39"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google