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A Experiência da ANEEL na Gestão por Processos

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Apresentação em tema: "A Experiência da ANEEL na Gestão por Processos"— Transcrição da apresentação:

1 A Experiência da ANEEL na Gestão por Processos
Anna Flávia de Senna Franco Superintendente de Planejamento da Gestão

2 Conceitos Preliminares
Planejamento Estratégico Missão e Futuro Desafios Resultados VISÃO Onde chegar? Organização Instrumentos Insumos Estratégias GESTÃO Como Chegar?

3 Contexto Institucional

4 Competência da ANEEL Lei de criação: Lei n° 9.427/1996
Autarquia em regime especial, vinculada ao Ministério de Minas e Energia Regulamentação Estabelecer regramentos para o setor (Sob previsão legal) Fiscalização Orientar e prevenir – aplicar penalidades quando pertinente Mediação Solução de conflitos Concessão Leilões de Energia, Autorizações, etc. (Delegação do Poder Concedente)

5 Agenda e Planejamento Estratégico
Missão da ANEEL “Proporcionar condições favoráveis para que o mercado de energia elétrica se desenvolva com equilíbrio entre os agentes e em benefício da sociedade”

6 Estrutura Organizacional – Cultura Institucional

7 Desafios Desafio 1: Implantar a Gestão por Processos - Projeto
Desafio 2: Manter a Gestão por Processos - Atividade contínua

8 Desafio 1: Implementar a Gestão por Processos
OBJETIVO: Ter os processos organizacionais mapeados, avaliados, melhorados e monitorados com foco no alcance dos resultados e cumprimento de seus desafios institucionais.

9 Por que implementar a Gestão por Processos?
Maior Eficiência Registro do conhecimento institucional Integração dos processos Otimização de recursos Melhoria e inovação contínuas Identificação de competências Aprimoramento do modelo organizacional

10 (6 unidades multissetoriais)
Estrutura de Organização Comitê de Gestão - Portaria nº 219/2006 Planejamento e Gestão Comunicação Gestão da Informação Recursos Humanos Comitê de Gestão (6 unidades multissetoriais) Relações Institucionais Administração Multiplicadores 30 membros Assessoria Dir. Diretoria Lideres Uorg (30 un.) Equipes

11 Gestão de mudanças e comunicação Adequações \Estrutura
Produtos Ferramenta Capacitação Mapeamento Situação atual Gestão de mudanças e comunicação Pesquisa qualitativa Diagnóstico Redesenho Situação futura Implantação Adequações \Estrutura Organizacional

12 Resultados 269 processos mapeados, atividades 45 processos redesenhados

13

14 Redefinição da Cadeia de Valor
Segmento Outorga de Concessões Regulação Técnica Regulação Econômica Fiscalização Geração Transmissão Distribuição Comercialização 14

15

16 Pontos Fortes Respaldo da direção Participação efetiva das unidades
Legitimidade e compartilhamento de responsabilidades e decisões – validação pelas unidades Transparência do processo- Intranet Difusão e transferência da metodologia – capacitação direcionada (200 profissionais capacitados).

17 Dificuldades Conceituação e caracterização de um processo. Visões em escalas diferentes. Alta rotatividade dos servidores, exigindo constante treinamento e ações de transferência de conhecimentos. Grande dinâmica de modificação/ alterações dos processos. Envolvimento das unidades técnicas especializados sem a concorrência/ prejuízo do trabalho diário

18 Desafios Desafio 1: Implantar a Gestão por Processos - Projeto
Desafio 2: Manter a Gestão por Processos - Atividade contínua

19 Estratégia para continuidade e sustentabilidade das ações do projeto
Institucionalizar a Gestão de processos na Instituição Norma organizacional e Manual Democratizar o acesso ao gerenciamento dos processos Disponibilizar a ferramenta de apoio Consolidar a Cultura Eventos de difusão e capacitação

20 Norma Organizacional Diretrizes
Responsabilidades (Comitê Gestor, Multiplicadores, Unidades Organizacionais, etc.) Procedimentos para monitoramento e melhoria de processos: Definição da periodicidade da revisão dos processos MECANISMOS Diagnóstico Anual Plano Anual de Gestão (Melhoria)

21 Manual de Gestão Manual de Gestão de Processos
Detalhamento dos dispositivos estabelecidos na Norma Organizacional

22 Ferramenta de Gerenciamento
Sistema para apoio ao Gerenciamento dos Processos, na Intranet Monitoria contínua dos processos Instrumento de informação e transparência

23 Difusão da Cultura de Gestão de Processos
1º Evento de Intercâmbio / Parceria UnB. Capacitação, realização de eventos de compartilhamento de experiências e ampla divulgação interna

24 Implementação e Continuidade
Elaboração do Diagnóstico de Avaliação de Processos 2008 Complementação do Redesenho dos demais processos remanescentes Estabelecer prioridades para revisão dos processos em consonância com a avaliação periódica

25

26 Próximos Passos Plano de Ação 2008
Complementar o redesenho dos demais processos, levantados no diagnóstico Estabelecer prioridades para melhoria dos processos

27 “Tem sido relativamente fácil decidir
Mensagem “Tem sido relativamente fácil decidir para onde queremos ir. O difícil é fazer com que a organização proceda de acordo com as novas prioridades.” Arthur A. Thompson Jr

28 “Tem sido relativamente fácil decidir
para onde queremos ir. O difícil é fazer com que a organização proceda de acordo com as novas prioridades.” Arthur A. Thompson Jr.


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