A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

WorkShop 2010. Modelo de desempenho do processo de emissão digital de registro de nascimento para planejamento de capacidade Mestrando: Ana Carolina Freitas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "WorkShop 2010. Modelo de desempenho do processo de emissão digital de registro de nascimento para planejamento de capacidade Mestrando: Ana Carolina Freitas."— Transcrição da apresentação:

1 WorkShop 2010

2 Modelo de desempenho do processo de emissão digital de registro de nascimento para planejamento de capacidade Mestrando: Ana Carolina Freitas Pereira - Orientador: Paulo Romero Martins Maciel -

3 Tópicos Contexto Objetivos Trabalhos Relacionados Estratégia adotada Modelo validado Próximos passos

4 Contexto Sub-registro civil É a falta do registro civil 12,2% dos bebês simplesmente não existem para o Governo Federal e, consequentemente, não podem ter acesso aos benefícios públicos. (De acordo com o padrão internacional, um país pode considerar erradicado o sub-registro civil quando o percentual de crianças atingidas é de até 5%)

5 Contexto Programa Minha Certidão Criado pelo governo do Estado de Pernambuco Contribuir para erradicar o sub-registro civil Garante a efetividade do direito ao registro civil logo após o nascimento. Apoiado pelo Sistema Estadual do Registro Civil (SERC) Investimento de R$ ,00 Objetivo de chegar em 2010 atendendo 220 unidades hospitalares e 298 cartórios Processo implantado em 8 maternidades e 19 cartórios (Recife e região metropolitana) O processo necessita de subsídios para planejamento de capacidade de infraestrutura.

6 Objetivo Elaborar um modelo de desempenho do processo de emissão digital de registro de nascimento que possa fornecer resultados, mediante cenários específicos, ao planejamento de capacidade de infraestrutura, visando atender com qualidade o cumprimento de entrega do registro dentro do prazo de 24 horas estipulado pelo provimento Nº 38/2008

7 Trabalhos Relacionados 1. REGISTRO CIVIL DE NASCIMENTO VIA WEB: algumas questões sobre a validade jurídica de documentos eletrônicos; 2. ECN: Protocolo Criptográfico para Emissão de Certidões de Nascimento na Internet; 3. A UNIVERSALIZAÇÃO DO REGISTRO DE NASCIMENTO CIVIL NO BRASIL: UMA PROPOSTA DE VIRTUALIZAÇÃO E INTEGRAÇÃO DE SISTEMAS; 4. Plano Estadual para Garantia do Registro Civil e Certidão de Nascimento; 5. A Convenção sobre os Direitos da Criança. Adoptada pela Assembleia Geral nas ações Unidas em 20 de Novembro de 1989 e ratificada por Portugal em 21 de Setembro de 1990; 6. IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística; 7. PROVIMENTO Nº 38/2008; 8. Guia para o Gerenciamento de Processos de Negócio – Corpo Comum de Conhecimento – ABPMP BPM CBOK Business Process Management – Common Body of Knowledge Stephen A. White. Introduction to bpmn. Technical report, IBM Software Group, 2006; 9. WFMC. Workflow management coalition workflow standard: Workflow process definition interface – XML process definition language (XPDL) (WFMC-TC-1025). Technical report, Workflow Management Coalition, Lighthouse Point, Florida, USA, 2002; 10. O POTENCIAL DAS REDES DE PETRI EM MODELAGEM E ANÁLISE DE PROCESSOS DE NEGÓCIO 11. MURATA, T. Petri net: properties, analysis and applications. Proceedings of the IEEE, v. 77, n. 4, p , 1989; 12. Introdução às Redes de Petri e Aplicações.

8 Estratégia Adotada Levantamento de métricas através do método GQM; Identificação das métricas relevantes para um processo de negócio; Coleta dos dados; Criação do modelo de simulação Validação do modelo de simulação; Resultados a partir da Criação de cenários (adicionar métricas); Aprofundar estudos do estado da arte; Escrita da dissertação

9 Modelo Validado Levantamento de 13 métricas através do método GQM Seleção das métricas mais relevantes ao processo Quantidade de registros emitidos por dia Índice de retorno de registro Tempo gasto entre a solicitação e a entrega do registro Criação do modelo. Levou em consideração 3 etapas: O tempo entre chegadas de solicitantes; O tempo gasto na análise do registro pelo cartório; O tempo gasto na emissão do registro.

10 Modelo Validado Dados subdivididos por mês; Análise e retirada de outliers; Realização dos cálculos da média e desvio padrão por etapa e mês; Análise da distribuição adequada para cada etapa por mês (Erlang, Hipoexponencial e Hyperexponencial); Análise estacionária através do método direto (TimeNET); Ajustes no modelo; Teste de emparelhamento (dados do banco de dados x dados gerados pelo modelo) considerando a métrica de quantidade de registros emitidos em 24h.

11 Modelo Validado

12 Teste de Emparelhamento (StaticDisk) (Não se pode rejeitar a hipótese de equivalência dos dados)

13 Próximos Passos Resultados a partir da Criação de cenários (adicionar métricas); Aprofundar estudos do estado da arte; Escrita da dissertação.

14 Mestrando: Ana Carolina Freitas Pereira - Orientador: Paulo Romero Martins Maciel - Modelo de desempenho do processo de emissão digital de registro de nascimento para planejamento de capacidade


Carregar ppt "WorkShop 2010. Modelo de desempenho do processo de emissão digital de registro de nascimento para planejamento de capacidade Mestrando: Ana Carolina Freitas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google