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PublicouVitória Sampaio Alterado mais de 9 anos atrás
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1ª CONFERÊNCIA DO FORUM DA GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR NOS PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA Universidade de Lisboa e Universidade de Coimbra 14-16 de Novembro de 2011 ENCAMINHAMENTOS NA IMPLEMENTAÇÃO DE UMA POLÍTICA DE FORMAÇÃO DOCENTE EM CURSOS DE LICENCIATURA NO BRASIL Solange Teresinha Ricardo de Castro Universidade de Taubaté, SP, Brasil
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Contextualização Realidade brasileira: desenvolvimento e implementação de políticas de formação docente em cursos de licenciatura – uma necessidade e muitos desafios Contexto universitário: necessidade de ir além das mudanças estruturais e realizar também mudanças conceituais Linguística Aplicada: fundamentos para essas transformações – educação (formação de educadores), gestão (formação de gestores)
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Objetivos Apontar a importância da construção de formas de participação e de discurso nas reuniões de trabalho nos contextos universitários que promovam e dêem apoio à transformação e o desenvolvimento humanos necessários para dar sustentação aos processos de transformação institucional
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Objetivos Trazer desafios e pontos positivos identificados no processo de desenvolvimento de uma política de formação docente em três cursos de licenciatura brasileiros – Geografia, História e Letras
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Estrutura de participação Estrutura de participação (Erickson; Shultz, 1997; Erickson, 1981): regula a atividade conjunta dos participantes, quanto à organização social das atividades e à natureza do trabalho acadêmico (Colomina et al, 2004) Estrutura moldada pelo propósito e formas do discurso mediador (Wertsch, 1995)
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Reuniões de trabalho Espaços de discussão para compreensão, avaliação, e (re) planejamento das ações educacionais em relação ao contexto em questão, e tomada de decisões conjuntas Discurso mediador do gestor: (1) chama a atenção dos participantes para elementos presentes nos contextos em questão ou para determinados aspectos da atividade sendo realizada e seus resultados; (2) apóia-se nas respostas ou intervenções dos participantes para dar continuidade à discussão de um tópico ou para introduzir novo.
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Reuniões de trabalho Tomada de turnos e escolha de tópicos: menor caráter ritualístico, menor rigidez Interações envolvem clarificações, questionamentos, explicações, contestações, etc.
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Reuniões de trabalho Cursos de graduação – direção, coordenadores e professores: tratamento de conteúdos e relações sociais em aulas, inclusão de formas de reflexão sobre os conteúdos, ações inter- ou multidisciplinares Projeto de extensão – professoras orientadoras e estagiários: planejamento, discussão, avaliação e redirecionamento de ações
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Pontos positivos e desafios Reuniões entre direção, coordenações e professores da graduação: Distanciamento entre o discurso docente e discente em sala de aula, causando rupturas, bloqueios, falhas na comunicação e na aprendizagem – resistência dos professores (História e Letras) à mudança Retomada periódica da discussão dessas questões parece favorecer um encaminhamento mais adequado das ações docentes – fornecimento de apoio
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Pontos positivos e desafios Reuniões entre professoras orientadoras e estagiárias do projeto de extensão: Superação das angústias, dificuldades, dúvidas, perplexidades das estagiárias 2 Discurso unilateral da Universidade nos projetos com outras Instituições – formas contraditórias de ações – necessidade de repensar e reconstruir as ações de forma conjunta: construir os projetos de extensão COM as instituições e não PARA as instituições
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Processos de transformação institucional Mudanças nas estruturas institucionais e nos papéis formais dos que nelas atuam devem ser acompanhadas de mecanismos que possibilitem a formação e o desenvolvimento humanos que possam sustentar esses processos de transformação (Fullan, 1997; Hannay; Ross, 1997).
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Processos de formação humanos Construídos e sustentados em espaços discursivamente constituídos de forma a promover a explicitação, a confrontação, o questionamento, a clarificação, a negociação, enfim, de significados. Obrigada! sricardodecastro@gmail.com
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