A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Atribuições das Unidades Organizacionais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Atribuições das Unidades Organizacionais"— Transcrição da apresentação:

1 Atribuições das Unidades Organizacionais

2 Introdução As atribuições das unidades organizacionais têm como base a especialização do trabalho; A especialização refere-se ao maior conhecimento dos diversos e diferentes aspectos que determinado trabalho exige para ser executado.; Deve-se buscar o equilíbrio de especialização do trabalho na estrutura organizacional para evitar problemas de motivação dos funcionários e de coordenação das atividades da empresa.

3 Especialização Vantagens maior qualidade de trabalho;
maior eficiência, pois se um indivíduo faz mais vezes o mesmo trabalho, ele acaba fazendo melhor; mais fácil de treinar os funcionários; e mais barato para operacionalizar as atividades. Desvantagens o funcionário perde a visão de conjunto; pode provocar desmotivação; maior dependência entre as várias unidades; e menor flexibilidade pela maior rigidez de alocação das atividades entre unidades

4 Manual de(a) Org. O desenvolvimento da empresa, o aumento de sua complexidade e especialização tornam indispensável o planejamento da empresa. Essa sitematização deve ser simples e prática. Quando apresentada sob forma de relatório, é denominada “Manual de Funções” ou “Manual de Organização”. É o relatório formal do plano de atividades e do respectivo organograma da empresa. Consiste basicamente, em organogramas e fichas de funções de executivos.

5 Manuais de Org. Vantagens
durante a sua elaboração, fornecem oportunidade de considerar de um ponto de vista objetivo e crítico, os esquemas organizacionais; são úteis como recursos para treinamento; e servem de ponto de vista oficial e decisivo sobre quaisquer problemas de organização da empresa Desvantagens são, geralmente, difíceis de alterar; podem provocar atritos e disputas; e são limitados quanto a determinadas informações.

6 Manuais consistem de: Considerações gerais: aspectos técnicos e teóricos. Fichas de funções: posição hierárquica de cada unidade, sua finalidade e as suas atribuições. Quadro de competência: níveis de autoridade e responsabilidade dos titulares dos cargos. Comitês: sua finalidade, seus membros e a periodicidade das reuniões. Relação dos titulares, centro de custos e siglas: para facilitar a comunicação. Organograma: é a representação gráfica da estrutura organizacional.

7

8

9 Comitês/Comissões Grupo de pessoas especificamente designadas para desempenhares determinado ato administrativo. Reunião de várias pessoas para emitir, através de discussão organizada, uma opnião a respeito de um assunto previamente fixado. A criação de um comitê, bem como suas atribuições, deve levar em consideração as vantagens e desvantagens decorrentes de seu uso.

10 Classificação coordenadores. no sentido de reunir representantes de determinadas funções. conselheiros. no sentido de reunir indivíduos que possam oferecer orientação especializada a um chefe que dela necessite. educativos. no sentido de constituir um meio para manter uma equipe regularmente informada sobre fatos e diretrizes.

11


Carregar ppt "Atribuições das Unidades Organizacionais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google