A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CAP-21: CARGAS ELÉTRICAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CAP-21: CARGAS ELÉTRICAS"— Transcrição da apresentação:

1 CAP-21: CARGAS ELÉTRICAS
O nêutron é uma partícula subatômica (partícula muito menor que o átomo). Ele é necessário para a estabilidade de quase todos os núcleos atômicos .

2 CAP-21: CARGAS ELÉTRICAS
ELETROSTÁTICA: interações entre cargas elétricas que estão em repouso. Nada varia com o tempo. GRÉCIA (600 a.c): atritando com a lã, o âmbar adquiria a propriedade de atrair objetos. Âmbar adquiria uma carga elétrica ou se tornava carregado. CARGA ELÉTRICA: é uma propriedade intrínseca das partículas fundamentais de que é feita a matéria. UNIDADE: COULOMB [C] O termo “elétrico” deriva-se da palavra ELEKTRON, que significa âmbar. As cargas podem ser positivas é negativas. Cargas de mesmo sinal se repelem e sinais opostos se atraem. Quantidade iguais de cargas num objeto, dizemos que o objeto é eletricamente neutro. Carga elétrica não é criada ou destruída, mas apenas transferida de um corpo para outro (Eletrização -> quebra neutralidade) mediante atrito, contato ou indução.

3 ATRITO CONTATO INDUÇÃO ELETROSTÁTICA (A: eletrizado; B) neutro): ocorre separação das cargas.

4 Condutores e Isolantes
CONDUTORES: Os elétrons são livres ( elétrons de condução (livres para vagar, ions); mais externos de cada átomo) para se moverem por todo material (cobre, alumínio...) . ISOLANTES: Os elétrons são ligados ao átomo da vizinhança e nenhum pode se mover livremente (madeira, vidro...). Possui rigidez dielétrica (Um campo acima dessa rigidez torna-se condutor. SEMICONDUTOR: categoria intermediária (silício, germânio...base da microeletrônica). São substâncias cujos átomos possuem quatro elétrons na camada de valência (última camada). Os semicondutores não são bons nem maus condutores de eletricidade, na verdade a sua condutividade depende da temperatura a qual ele está submetido Temperaturas muito baixa: torna-se isolante. Temperaturas altas: torna-se condutor. SUPERCONDUTORES: são condutores perfeitos, ou seja, materiais nos quais as cargas se movem sem encontrar nenhuma resistência (materiais magnéticos) A temperaturas muito baixas tendem a conduzir corrente elétrica . - As propriedade dos condutores e não – condutores se devem à estrutura e à natureza elétrica dos átomos.

5 semicondutor supercondutor

6

7

8 QUANTIZAÇÃO DA CARGA CONSERVAÇÃO DA CARGA
Todas as cargas ocorrem em quantidades que são múltiplos inteiro da unidade fundamental de carga elétrica (e). Q = n.e (n = 0, ±1, ±2...; e = C) CONSERVAÇÃO DA CARGA Objetos atritados (cargas por indução), um fica com excesso de elétrons (carregado negativamente/íon negativo). O outro com deficiência de elétrons (carregado positivamente/íon positivo). A carga resultante dos dois objetos permanece constante. Isto é, a carga elétrica é conservada (Lei fundamental da natureza).

9 Lei de Coulomb Descreve a interação eletrostática entre partículas eletricamente carregadas ao longo da linha entre elas.

10 A lei obedece o princípio da superposição
q1 q2 q0

11 Lista exercícios: 7E, 4E, 9P, 13P, 18P, 19P, 21P, 26E, 27E, 31P

12 PRINCÍPIOS DA ELETROSTÁTICA.

13

14

15

16 - Usado em física nuclear produzir tensões elevadas para acelerar partículas.
- Cabelo fica eletrizado com cargas da mesma polaridade, que conseqüentemente se repelem.

17 Geram cargas elétricas através do fenômeno da indução eletrostática.

18

19 DESCARGA ELÉTRICA POR CARGA ELÉTRICA

20 Exercícios serão tirados desta edição
Lista de Exercícios: 1E, 2E, 3E, 4E, 22E


Carregar ppt "CAP-21: CARGAS ELÉTRICAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google