A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DISCUTINDO A INTERDISCIPLINARIDADE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DISCUTINDO A INTERDISCIPLINARIDADE"— Transcrição da apresentação:

1 DISCUTINDO A INTERDISCIPLINARIDADE

2 Assumir um currículo disciplinar significa dar ênfase à escola como lugar de socialização do conhecimento, pois essa função da instituição escolar é especialmente importante para os estudantes das classes menos favorecidas, que têm nela uma oportunidade, algumas vezes a única, de acesso ao mundo letrado, do conhecimento científico, da reflexão filosófica e do contato com a arte.

3 Os conteúdos disciplinares devem ser tratados, na escola, de modo contextualizado, estabelecendo-se, entre eles, relações interdisciplinares e colocando sob suspeita tanto a rigidez com que tradicionalmente se apresentam quanto o estatuto de verdade atemporal dado a eles. Desta perspectiva, propõe-se que tais conhecimentos contribuam para a crítica às contradições sociais, políticas e econômicas presentes nas estruturas da sociedade contemporânea e propiciem compreender a produção científica, a reflexão filosófica, a criação artística, nos contextos em que elas se constituem.

4 INTERDISCIPLINARIDADE
Anunciar a opção político-pedagógica por um currículo organizado em disciplinas que devem dialogar numa perspectiva interdisciplinar requer que se explicite qual concepção de interdisciplinaridade e de contextualização o fundamenta, pois esses conceitos transitam pelas diferentes matrizes curriculares, das conservadoras às críticas, há muitas décadas.

5 Relações interdisciplinares se estabelecem quando:
a)conceitos, teorias ou práticas de uma disciplina são chamados à discussão e auxiliam a compreensão de um recorte de conteúdos qualquer de outra disciplina. b)ao tratar do objeto de estudo de uma disciplina, buscam-se nos quadros conceituais de outras disciplinas referencias teóricos que possibilitam uma abordagem mais abrangente desse objeto.

6 O QUE VEM À CABEÇA QUANDO SE FALA EM:
Multidisciplinaridade; Pluridisciplinaridade; Interdisciplinaridade; Transdisciplinaridade?

7 Multidisciplinaridade
conjunto de disciplinas a serem trabalhadas simultaneamente, sem fazer aparecer as relações que possam existir entre elas, destinando-se a um sistema de um só nível e de objetivos únicos, sem nenhuma cooperação. corresponde à estrutura tradicional de currículo nas escolas, o qual encontra-se fragmentado em várias disciplinas. recorre-se a informações de várias disciplinas para estudar um determinado elemento, sem a preocupação de interligar as disciplinas entre si.

8 Multidisciplinaridade (cont.)
cada disciplina contribuiu com informações próprias do seu campo de conhecimento, sem considerar que existe uma integração entre elas. forma de relacionamento entre as disciplinas considerada pouco eficaz para a transferência de conhecimentos, já que impede uma relação entre esses.

9 Representação Gráfica
FÍSICA MATEMÁTICA QUÍMICA HISTÓRIA PORTUGUÊS GEOGRAFIA

10 Pluridisciplinaridade
Refere-se à justaposição de diversas disciplinas situadas geralmente ao mesmo nível hierárquico e agrupadas de modo a fazer aparecer as relações existentes entre elas. Sugere a possibilidade da ocorrência de relação entre elas. Considerada pouco eficaz para a transferência de conhecimentos, já que parte da noção de que cada matéria contribuiu com informações próprias do seu campo de conhecimento, sem considerar que existe uma integração entre elas. Possibilita cooperação entre as disciplinas, mas com objetivos múltiplos, não coordenados.

11 Representação Gráfica

12 Interdisciplinaridade
questiona a segmentação entre os diferentes campos de conhecimento . leva em conta a interrelação e a influência entre os campos de conhecimento. questiona a visão compartimentada (disciplinar) da realidade. seu prefixo nos leva a identificar o objetivo de troca, reciprocidade.

13 Interdisciplinaridade (Cont.)
perspectiva de articulação interativa entre as diversas disciplinas, no sentido de enriquecê-las através de relações dialógicas entre os métodos e conteúdos que as constituem. busca envolvimento, compromisso, reciprocidade diante dos conhecimentos (atitudes e condutas interdisciplinares).

14 Interdisciplinaridade (Cont.)
ocorre um movimento constante que inclui a integração entre as disciplinas, mas a ultrapassa - o grupo é mais que a simples soma de seus membros. supõe troca de experiências e reciprocidade entre disciplinas e áreas do conhecimento. não pretende acabar com as disciplinas, mas utilizar os conhecimentos de várias delas na compreensão de um problema, na busca de soluções, ou para entender um fenômeno sob vários pontos de vista.

15 Interdisciplinaridade (Cont.)
é um instrumento que aponta para estabelecer, na prática escolar, interconexões e passagens entre os conhecimentos através de relações de complementaridade, convergência ou divergência (Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio). abre as portas para a contextualização, ou seja, ao pensar um problema sob vários pontos de vista, a escola libera professores e alunos para que selecionem conteúdos que tenham relação com as questões ligadas às suas vidas e à vida das suas comunidades.

16 Interdisciplinaridade (Cont.)
possibilita a aprendizagem significativa, onde o aluno deve se identificar com o que lhe é proposto e, com isso, poder intervir na realidade . amplia a abordagem dos conteúdos em direção à totalidade, numa prática pedagógica que leve em contra as dimensões científica, filosófica, artística do conhecimento.

17 Representação Gráfica

18 Transdisciplinaridade
etapa superior de integração entre as áreas de conhecimento busca a construção de um sistema total, sem fronteiras sólidas entre as disciplinas. sistemas de níveis e objetivos múltiplos. coordenação entre as disciplinas com vistas a uma finalidade comum dos sistemas

19 Transdisciplinaridade (cont.)
objetiva a compreensão global do mundo. interação entre o mundo externo (objeto da compreensão) e o mundo interno (sujeito que se dispõe a conhecer). foco na compreensão e na explicação. consciência dos valores. envolvimento da inteligência plena que considera a racionalidade, os sentimentos, o corpo e o espírito.

20 Representação Gráfica

21 Desta perspectiva, estabelecer relações interdisciplinares não é uma tarefa que se reduz a uma readequação metodológica curricular, como foi entendido, no passado, pela pedagogia dos projetos. A interdisciplinaridade é uma questão epistemológica e está na abordagem teórica e conceitual dada ao conteúdo em estudo, concretizando-se na articulação das disciplinas cujos conceitos, teorias e práticas enriquecem a compreensão desse conteúdo

22 No ensino dos conteúdos escolares, as relações interdisciplinares evidenciam, por um lado, as limitações e as insuficiências das disciplinas em suas abordagens isoladas e individuais e, por outro, as especificidades próprias de cada disciplina para a compreensão de um objeto qualquer. Desse modo, explicita-se que as disciplinas escolares não são herméticas, fechadas em si, mas, a partir de suas especialidades, chamam umas às outras e, em conjunto, ampliam a abordagem dos conteúdos de modo que se busque, cada vez mais, a totalidade, numa prática pedagógica que leve em conta as dimensões científica, filosófica e artística do conhecimento.


Carregar ppt "DISCUTINDO A INTERDISCIPLINARIDADE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google