A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O STRESS : Nas últimas décadas, cada vez mais pessoas sofrem de stress. As mudanças bruscas no estilo de vida e a exposição a um ambiente cada vez mais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O STRESS : Nas últimas décadas, cada vez mais pessoas sofrem de stress. As mudanças bruscas no estilo de vida e a exposição a um ambiente cada vez mais."— Transcrição da apresentação:

1 O STRESS : Nas últimas décadas, cada vez mais pessoas sofrem de stress. As mudanças bruscas no estilo de vida e a exposição a um ambiente cada vez mais complicado levam-nos a sentir um determinado tipo de angústia. Sentimo-nos desprotegidos e envolvidos em situações traumatizantes; os nossos mecanismos de defesa passam a não responder de uma forma eficaz, aumentando assim a possibilidade de vir a sofrer de doenças, especialmente do foro cardiovascular

2 O STRESS COMO DOENÇA O stress provoca um desequilíbrio entre o corpo e a mente, afectando os mecanismos de defesa. Os sintomas manifestam-se com a combinação de vários factores. Para os médicos, o stress é o causador de muitas doenças; contribui também para complicar ou atrasar a recuperação de uma doença prolongada ou aumentar o seu período incapacitante. O stress pode originar perturbações mentais, erupções da pele, alterações do aparelho digestivo, alteração de certas glândulas internas (tiróide), perturbações menstruais, impotência, desinteresse pela actividade sexual.

3 SUGESTÕES PARA EVITAR O STRESS:
Aprenda e pratique uma técnica de relaxamento, para libertar a sua mente de pensamentos negativos e perturbações que irão quebrar do círculo vicioso do stress; Afaste-se de situações angustiantes ou conflituosas; Transforme as sessões de relaxamento e alongamento muscular num hábito diário; Evite levar para casa problemas relacionados com o trabalho; peça apoio à sua família, mas não a envolva em problemas;

4 ALGUMAS TÉCNICAS DE RELAXAMENTO:
O STRESS ALGUMAS TÉCNICAS DE RELAXAMENTO: Feche os olhos por alguns segundos várias vezes ao dia. Faça inspirações profundas e lentas em sessões repetidas ao longo do dia. Quando sente que o seu ânimo dimimui ou está angustiado, faça uma pausa e siga algumas das sugestões anteriores. Outro movimento simples e muito bom para relaxar é movimentar os ombros para cima e para baixo de forma longa e lenta e esticar as mãos ao mesmo tempo.

5 ALGUMAS TÉCNICAS DE RELAXAMENTO:
O STRESS ALGUMAS TÉCNICAS DE RELAXAMENTO: Estabeleça horários e rotinas de relaxamento e exercícios pré-definidos com durações específicas. Estes rituais podem transformar-se em verdadeiros "oásis" que o afastam da angústia ameaçadora. Inscreva-se num ginásio. Além de iniciar um programa de exercícios regular, sentirá que uma boa condição física ajuda a diminuir a predisposição para os efeitos do stress, para a ansiedade e para a depressão.

6 CONSELHOS PARA EVITAR O STRESS NO TRABALHO:
Quando tiver uma sobrecarga de trabalho e de responsabilidade, faça um período de descanso; lembre-se que o stress pode encobrir doenças mais graves; Aprenda a dizer não quando confrontado com solicitações que são exageradas ou que simplesmente não pode satisfazer; Faça um balanço diário da sua vida, alegre-se com o que ela tem de bom e felicite-se por isso;

7 CONSELHOS PARA EVITAR O STRESS:
Identifique os acontecimentos que na sua rotina diária lhe causam mal-estar ou que o perturbam profundamente. Alguns exemplos: -Competitividade conflituosa entre colegas de trabalho; -Disputa por um lugar no estacionamento ou um melhor local dentro do escritório; -As filas do almoço, os lugares; -Ficar irritado com aglomerações; -Deixar acumular tarefas; -Não cumprir datas de pagamento; -Disputar ultrapassagens no trânsito a caminho do trabalho ou de casa.

8 CONSELHOS PARA EVITAR O STRESS:
Faça um programa com datas e acções para se desembaraçar dos aspectos negativos do seu ambiente e do seu comportamento.

9 TRATAR O STRESS: Para controlar, melhorar e prevenir os efeitos do stress, defina e resolva de forma honesta e séria os conflitos que, a diferentes níveis, possa estar a viver: espirituais, profissionais ou familiares. Procure diferentes tipos de aconselhamento. Consulte especialistas: médicos, psicólogos, terapeutas ou inscreva-se em grupos de apoio. Seja moderado em todas as suas actividades, mas reforce as que lhe causam maior entretenimento ou satisfação. Faça uma boa alimentação. Beba com moderação.

10 TRATAR O STRESS: Pratique exercício de acordo com suas possibilidades físicas. Hoje em dia, tem ao seu dispor inúmeros ginásios e health clubs que lhe oferecem diversos programas de exercícios, individuais ou colectivos, onde se combina o exercício físico com técnicas de relaxamento que serão uma excelente opção para o final do dia (exemplos: alongamentos; bodybalance; ioga; pilates; shiatsu, etc.).

11 TRATAR O STRESS: Proponha-se um novo estilo de vida e realize-o. Fixe metas para si mesmo: -Aumente progressivamente a distância que caminha para chegar ao escritório ou voltar para casa. -Proponha-se ler um livro, disciplinadamente, todos os meses. -Pratique desporto duas a três vezes por semana; Não dê desculpas para faltar! -Vá ao cinema, teatro ou a outros espectáculos pelo menos uma vez por semana.

12 MODIFIQUE A SUA ROTINA:
Inove e seja criativo na execução das suas tarefas e na forma de se relacionar com os outros. Resolva tarefas com a família e programe actividades em grupo; Passeie com os seus filhos e o seu cão, transforme as caminhadas num agradável acontecimento de integração familiar. Mantenha o bom humor em qualquer circunstância, por mais adversa que ela seja. Seja amigável. Dê e receba afecto. Tenha uma atitude positiva diante da vida; não fique irritado. Seja amável.

13 Isabel Susana EFA A Dezembro 2007

14 LINKS RELACIONADOS Nutrição e Saúde http://nutricao.blogspot.com
Estique-se por favor! Teste o seu stress Os 10 mandamentos para controlar o stress Viver Melhor com mais Saúde


Carregar ppt "O STRESS : Nas últimas décadas, cada vez mais pessoas sofrem de stress. As mudanças bruscas no estilo de vida e a exposição a um ambiente cada vez mais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google