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O STRESS : Nas últimas décadas, cada vez mais pessoas sofrem de stress. As mudanças bruscas no estilo de vida e a exposição a um ambiente cada vez mais.

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1 O STRESS : Nas últimas décadas, cada vez mais pessoas sofrem de stress. As mudanças bruscas no estilo de vida e a exposição a um ambiente cada vez mais complicado levam-nos a sentir um determinado tipo de angústia. Sentimo-nos desprotegidos e envolvidos em situações traumatizantes; os nossos mecanismos de defesa passam a não responder de uma forma eficaz, aumentando assim a possibilidade de vir a sofrer de doenças, especialmente do foro cardiovascular

2 O STRESS COMO DOENÇA O stress provoca um desequilíbrio entre o corpo e a mente, afectando os mecanismos de defesa. Os sintomas manifestam- se com a combinação de vários factores. Para os médicos, o stress é o causador de muitas doenças; contribui também para complicar ou atrasar a recuperação de uma doença prolongada ou aumentar o seu período incapacitante. O stress pode originar perturbações mentais, erupções da pele, alterações do aparelho digestivo, alteração de certas glândulas internas (tiróide), perturbações menstruais, impotência, desinteresse pela actividade sexual. O stress provoca um desequilíbrio entre o corpo e a mente, afectando os mecanismos de defesa. Os sintomas manifestam- se com a combinação de vários factores. Para os médicos, o stress é o causador de muitas doenças; contribui também para complicar ou atrasar a recuperação de uma doença prolongada ou aumentar o seu período incapacitante. O stress pode originar perturbações mentais, erupções da pele, alterações do aparelho digestivo, alteração de certas glândulas internas (tiróide), perturbações menstruais, impotência, desinteresse pela actividade sexual.

3 O STRESS SUGESTÕES PARA EVITAR O STRESS: Aprenda e pratique uma técnica de relaxamento, para libertar a sua mente de pensamentos negativos e perturbações que irão quebrar do círculo vicioso do stress; Aprenda e pratique uma técnica de relaxamento, para libertar a sua mente de pensamentos negativos e perturbações que irão quebrar do círculo vicioso do stress; Afaste-se de situações angustiantes ou conflituosas; Afaste-se de situações angustiantes ou conflituosas; Transforme as sessões de relaxamento e alongamento muscular num hábito diário; Transforme as sessões de relaxamento e alongamento muscular num hábito diário; Evite levar para casa problemas relacionados com o trabalho; peça apoio à sua família, mas não a envolva em problemas; Evite levar para casa problemas relacionados com o trabalho; peça apoio à sua família, mas não a envolva em problemas;

4 O STRESS ALGUMAS TÉCNICAS DE RELAXAMENTO: Feche os olhos por alguns segundos várias vezes ao dia. Faça inspirações profundas e lentas em sessões repetidas ao longo do dia. Feche os olhos por alguns segundos várias vezes ao dia. Faça inspirações profundas e lentas em sessões repetidas ao longo do dia. Quando sente que o seu ânimo dimimui ou está angustiado, faça uma pausa e siga algumas das sugestões anteriores. Outro movimento simples e muito bom para relaxar é movimentar os ombros para cima e para baixo de forma longa e lenta e esticar as mãos ao mesmo tempo. Quando sente que o seu ânimo dimimui ou está angustiado, faça uma pausa e siga algumas das sugestões anteriores. Outro movimento simples e muito bom para relaxar é movimentar os ombros para cima e para baixo de forma longa e lenta e esticar as mãos ao mesmo tempo.

5 O STRESS ALGUMAS TÉCNICAS DE RELAXAMENTO: Estabeleça horários e rotinas de relaxamento e exercícios pré- definidos com durações específicas. Estes rituais podem transformar-se em verdadeiros "oásis" que o afastam da angústia ameaçadora. Estabeleça horários e rotinas de relaxamento e exercícios pré- definidos com durações específicas. Estes rituais podem transformar-se em verdadeiros "oásis" que o afastam da angústia ameaçadora. Inscreva-se num ginásio. Além de iniciar um programa de exercícios regular, sentirá que uma boa condição física ajuda a diminuir a predisposição para os efeitos do stress, para a ansiedade e para a depressão. Inscreva-se num ginásio. Além de iniciar um programa de exercícios regular, sentirá que uma boa condição física ajuda a diminuir a predisposição para os efeitos do stress, para a ansiedade e para a depressão.

6 O STRESS CONSELHOS PARA EVITAR O STRESS NO TRABALHO: Quando tiver uma sobrecarga de trabalho e de responsabilidade, faça um período de descanso; lembre-se que o stress pode encobrir doenças mais graves; Quando tiver uma sobrecarga de trabalho e de responsabilidade, faça um período de descanso; lembre-se que o stress pode encobrir doenças mais graves; Aprenda a dizer não quando confrontado com solicitações que são exageradas ou que simplesmente não pode satisfazer; Aprenda a dizer não quando confrontado com solicitações que são exageradas ou que simplesmente não pode satisfazer; Faça um balanço diário da sua vida, alegre-se com o que ela tem de bom e felicite-se por isso; Faça um balanço diário da sua vida, alegre-se com o que ela tem de bom e felicite-se por isso;

7 CONSELHOS PARA EVITAR O STRESS: Identifique os acontecimentos que na sua rotina diária lhe causam mal-estar ou que o perturbam profundamente. Alguns exemplos: Identifique os acontecimentos que na sua rotina diária lhe causam mal-estar ou que o perturbam profundamente. Alguns exemplos: -Competitividade conflituosa entre colegas de trabalho; -Competitividade conflituosa entre colegas de trabalho; -Disputa por um lugar no estacionamento ou um melhor local dentro do escritório; -Disputa por um lugar no estacionamento ou um melhor local dentro do escritório; -As filas do almoço, os lugares; -As filas do almoço, os lugares; -Ficar irritado com aglomerações; -Ficar irritado com aglomerações; -Deixar acumular tarefas; -Deixar acumular tarefas; -Não cumprir datas de pagamento; -Não cumprir datas de pagamento; -Disputar ultrapassagens no trânsito a caminho do trabalho ou de casa. -Disputar ultrapassagens no trânsito a caminho do trabalho ou de casa.

8 CONSELHOS PARA EVITAR O STRESS: Faça um programa com datas e acções para se desembaraçar dos aspectos negativos do seu ambiente e do seu comportamento. Faça um programa com datas e acções para se desembaraçar dos aspectos negativos do seu ambiente e do seu comportamento.

9 TRATAR O STRESS: Para controlar, melhorar e prevenir os efeitos do stress, defina e resolva de forma honesta e séria os conflitos que, a diferentes níveis, possa estar a viver: espirituais, profissionais ou familiares. Para controlar, melhorar e prevenir os efeitos do stress, defina e resolva de forma honesta e séria os conflitos que, a diferentes níveis, possa estar a viver: espirituais, profissionais ou familiares. Procure diferentes tipos de aconselhamento. Consulte especialistas: médicos, psicólogos, terapeutas ou inscreva-se em grupos de apoio. Procure diferentes tipos de aconselhamento. Consulte especialistas: médicos, psicólogos, terapeutas ou inscreva-se em grupos de apoio. Seja moderado em todas as suas actividades, mas reforce as que lhe causam maior entretenimento ou satisfação. Faça uma boa alimentação. Beba com moderação. Seja moderado em todas as suas actividades, mas reforce as que lhe causam maior entretenimento ou satisfação. Faça uma boa alimentação. Beba com moderação.

10 TRATAR O STRESS: Pratique exercício de acordo com suas possibilidades físicas. Hoje em dia, tem ao seu dispor inúmeros ginásios e health clubs que lhe oferecem diversos programas de exercícios, individuais ou colectivos, onde se combina o exercício físico com técnicas de relaxamento que serão uma excelente opção para o final do dia (exemplos: alongamentos; bodybalance; ioga; pilates; shiatsu, etc.). Pratique exercício de acordo com suas possibilidades físicas. Hoje em dia, tem ao seu dispor inúmeros ginásios e health clubs que lhe oferecem diversos programas de exercícios, individuais ou colectivos, onde se combina o exercício físico com técnicas de relaxamento que serão uma excelente opção para o final do dia (exemplos: alongamentos; bodybalance; ioga; pilates; shiatsu, etc.).

11 TRATAR O STRESS: Proponha-se um novo estilo de vida e realize-o. Fixe metas para si mesmo: Proponha-se um novo estilo de vida e realize-o. Fixe metas para si mesmo: -Aumente progressivamente a distância que caminha para chegar ao escritório ou voltar para casa. -Aumente progressivamente a distância que caminha para chegar ao escritório ou voltar para casa. -Proponha-se ler um livro, disciplinadamente, todos os meses. -Pratique desporto duas a três vezes por semana; Não dê desculpas para faltar! -Proponha-se ler um livro, disciplinadamente, todos os meses. -Pratique desporto duas a três vezes por semana; Não dê desculpas para faltar! -Vá ao cinema, teatro ou a outros espectáculos pelo menos uma vez por semana. -Vá ao cinema, teatro ou a outros espectáculos pelo menos uma vez por semana.

12 MODIFIQUE A SUA ROTINA: Inove e seja criativo na execução das suas tarefas e na forma de se relacionar com os outros. Inove e seja criativo na execução das suas tarefas e na forma de se relacionar com os outros. Resolva tarefas com a família e programe actividades em grupo; Resolva tarefas com a família e programe actividades em grupo; Passeie com os seus filhos e o seu cão, transforme as caminhadas num agradável acontecimento de integração familiar. Passeie com os seus filhos e o seu cão, transforme as caminhadas num agradável acontecimento de integração familiar. Mantenha o bom humor em qualquer circunstância, por mais adversa que ela seja. Mantenha o bom humor em qualquer circunstância, por mais adversa que ela seja. Seja amigável. Seja amigável. Dê e receba afecto. Dê e receba afecto. Tenha uma atitude positiva diante da vida; não fique irritado. Tenha uma atitude positiva diante da vida; não fique irritado. Seja amável. Seja amável.

13 Isabel Susana Isabel Susana EFA A EFA A Dezembro 2007 Dezembro 2007

14 LINKS RELACIONADOS Nutrição e Saúde LINKS RELACIONADOS Nutrição e Saúde Estique-se por favor! Teste o seu stress Os 10 mandamentos para controlar o stress Viver Melhor com mais Saúde


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