A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SEGUNDA VINDA DE JESUS CRISTO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SEGUNDA VINDA DE JESUS CRISTO"— Transcrição da apresentação:

1 SEGUNDA VINDA DE JESUS CRISTO
QUARTA AULA

2 ARREBATAMENTO RELACIONA-SE COM O PASSADO E COM O FUTURO LOGO... COMEÇAREMOS EM GÊNESIS E NÃO EM APOCALIPSE

3 NOSSO PONTO DE PARDIDA SERÁ O ANTIGO TESTAMENTO
Nossa abordagem será determinar como Deus revelou seu plano quanto a duas estruturas fundamentais: o seu reino e as suas alianças.

4 A QUESTÃO DAS ALIANÇAS

5 CONCEITO DE ALIANÇA Trata-se de uma proposta de Deus, em que Ele promete, num contrato condicional e mútuo com o homem, segundo condições preestabelecidas, conceder bênçãos especiais ao homem desde que este cumpra perfeitamente certas condições, bem como executar punições precisas em caso de não-cumprimento.

6 CONCEITO DE ALIANÇA É uma disposição soberana de Deus, mediante a qual Ele estabelece um contrato incondicional com o homem, obrigando-se, em graça, por um juramento irrestrito, a conceder , de Sua própria iniciativa, bênçãos definidas para aqueles com quem compactua.

7 CARACTERÍSTICAS DAS ALIANÇAS
NATUREZA: condicional ou incondicional DURAÇÃO: temporária ou eterna

8 CARACTERÍSTICAS DAS ALIANÇAS
DUAS PARTES, claramente, definidas OBRIGAÇÕES impostas de uma parte a outra ou mutuamente acordadas RECOMPENSA pela fidelidade ao acordado PENALIDADES pelo descumprimento do acordado

9 TRÊS ALIANÇAS ALIANÇA ABRAÂMICA ALIANÇA DAVÍDICA NOVA ALIANÇA

10 ALIANÇA ABRAÂMICA TEXTOS BÍBLICOS - Gênesis, 12.1-3
- Aliança confirmada e ampliada em Gênesis, ; ; ; ;

11 ALIANÇA CELEBRADA EM UR E EM CANAÃ
PARTES: Deus e Abraão (Isaque e Jacó) OBRIGAÇÕES: da parte de Deus, abençoar, engrandecer, dar descendência, dar terra. Em consequência disso, Abraão e seus descendentes seriam totalmente consagrados a Deus como seu povo. ALIANÇA INCONDICIONAL: trata-se de uma doação de Deus

12 AS PROMESSAS Promessas individuais
Promessas nacionais (com respeito à nação de Israel) universais (incluem todas as nações).

13 IMPLICAÇÕES ESCATOLÓGICAS
EXISTÊNCIA PERMANENTE DE ISRAEL: perspectiva futura POSSE PERMANENTE DA TERRA LIMITES AMPLOS

14

15 ALIANÇA DAVÍDICA TEXTOS BÍBLICOS - 2 Samuel - Salmo 89

16 2 SAMUEL 7 12 Quando teus dias se cumprirem e descansares com teus pais, então, farei levantar depois de ti o teu descendente, que procederá de ti, e estabelecerei o seu reino. 13 Este edificará uma casa ao meu nome, e eu estabelecerei para sempre o trono do seu reino. 14 Eu lhe serei por pai e ele me será por filho; se vier a transgredir, castigá-lo-ei com varas de homens e com açoites de filhos de homens.

17 2 SAMUEL 7 15 Mas a minha misericórdia se não apartará dele, como a retirei de Saul, a quem tirei de diante de ti. 16 Porém a tua casa e o teu reino serão firmados para sempre diante de ti; teu trono será estabelecido para sempre. 17 Segundo todas estas palavras e conforme toda esta visão, assim falou Natã a Davi.

18 SALMO 89 3 Fiz aliança com o meu escolhido e jurei a Davi, meu servo:
4 para sempre estabelecerei a tua posteridade e firmarei o teu trono de geração em geração.

19 SALMO 89 34 Não violarei a minha aliança, nem modificarei o que os meus lábios proferiram. 35 Uma vez jurei por minha santidade (e serei eu falso a Davi?): 36 A sua posteridade durará para sempre, e o seu trono, como o sol perante mim.

20 JEREMIAS 33 25 Assim diz o Senhor: Se a minha aliança com o dia e com a noite não permanecer, e eu não mantiver as leis fixas dos céus e da terra, 26 também rejeitarei a descendência de Jacó e de Davi, meu servo, de modo que não tome da sua descendência quem domine sobre a descendência de Abraão, Isaque e Jacó; porque lhes restaurarei a sorte e deles me apiedarei.

21 DISPOSIÇÕES DA ALIANÇA DAVÍDICA
Davi terá um filho, que o sucederá e estabelecerá o seu reino. Esse filho construirá o templo. O trono de seu reino será estabelecido para sempre. O trono não será tomado dele, apesar de seus pecados. A casa, o trono e o reino de Davi serão firmados para sempre.

22 ALIANÇA CELEBRADA NO MONTE SINAI
PARTES: Deus e Davi OBRIGAÇÕES: todas da parte de Deus: dar a Davi uma dinastia; disciplinar seus descendentes; levantar um descendente que assentará no trono para sempre; estabilidade do Reino; Reino perpétuo do descendente maior. ALIANÇA INCONDICIONAL: trata-se de uma doação de Deus

23 TRÊS PALAVRAS IMPORTANTES
CASA: posteridade; descendentes físicos TRONO: dignidade e poder de reinar REINO: reino político

24 IMPLICAÇÕES ESCATOLÓGICAS
Israel será preservado como nação. A terra deve ser dada a essa nação como o local de sua pátria. O Filho de Davi (Jesus) voltará, de forma corporal, para reinar sobre o reino prometido a Davi. Esse reino será eterno, já que “trono”, “casa” e “reino” são todos prometidos para a eternidade.

25 ALGUMAS REFLEXÕES As implicações escatológicas da Aliança Abraâmica baseiam-se nas palavras “terra” e “descendência”. A aliança com Davi amplia e confirma as promessas referentes à descendência abraâmica. A promessa da descendência presente na Aliança Abraâmica é agora posta no centro da Aliança Davídica.

26 A NOVA ALIANÇA TEXTO BÍBLICO - Jeremias

27 JEREMIAS 31 31 Eis que vêm dias, diz o Senhor, em que firmarei nova aliança com a casa de Israel e com a casa de Judá. 32 Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; porquanto eles anularam a minha aliança, não obstante eu os haver desposado, diz o Senhor.

28 JEREMIAS 31 33 Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor: Na mente, lhes imprimirei as minhas leis, também no coração lhas inscreverei; eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.

29 JEREMIAS 31 34 Não ensinará jamais cada um ao seu próximo, nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece ao Senhor, porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz o Senhor. Pois perdoarei as suas iniquidades e dos seus pecados jamais me lembrarei.

30 A NOVA ALIANÇA A Nova Aliança é uma aliança de graça incondicional, baseada nos juramentos de Deus A Nova Aliança é eterna promete mente e coração renovados: regeneração Proporciona restauração do favor e da bênção de Deus Bênçãos materiais

31 ALIANÇA CELEBRADA NO FUTURO
PARTES: Deus e o Israel escatológico OBRIGAÇÕES: todas da parte de Deus: perdoar para sempre os pecados, gravar as leis nos corações, estabelecer Israel para sempre na terra. ALIANÇA INCONDICIONAL: trata-se de uma doação de Deus RECOMPENSA: paz, estabilidade, segurança, conhecimento pessoal de Deus.

32 IMPLICAÇÕES ESCATOLÓGICAS
Israel deve ser reintegrado à terra da Palestina. Israel será preservado como nação. Israel viverá uma conversão nacional, será regenerado, terá os pecados perdoados e terá um novo coração.

33 CONCLUSÃO UMA NAÇÃO PARA SEMPRE UMA TERRA PARA SEMPRE UM REI PARA SEMPRE UM REINO PARA SEMPRE UM TRONO PARA SEMPRE BÊNÇÃOS PERMANENTES


Carregar ppt "SEGUNDA VINDA DE JESUS CRISTO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google