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Administração de Serviços Públicos

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Apresentação em tema: "Administração de Serviços Públicos"— Transcrição da apresentação:

1 Administração de Serviços Públicos
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC Centro de Ciências da Administração – CCA/ESAG Administração de Serviços Públicos AULA 4: Introdução ao PSI Prof. Denilson Sell, Dr.

2 Tópicos de hoje... PROJETO DE PSI CONCEITOS GERAIS SI Tipologia
MÉTODO PSI Dados à sabedoria Classificação de SI Atividades Preliminares Visão do Projeto de PSI Valor da Informação Gestão de Sistemas de Informação Preparação formal do Estudo Cronograma de Projeto Conceito de SI Relacionamento PEE e PSI Identificação dos Requisitos de Dados Documentos de Auxílio no Levantamento Formulário de Levantamento PSI Relatório Final do Projeto

3 CLASSIFICAÇÃO DOS SI (VISÃO GLOBAL)
Problemas não estruturados Problema Organizacional Tipos de SI Estratégico EIS DSS Gestão MIS KWS OAS Conhecimento TPS IOS Operacional Financeiro/ Contabilístico Vendas/ Marketing Recursos Humanos Produção Problemas estruturados

4 CLASSIFICAÇÃO DOS SI (VISÃO GLOBAL) Características da Informação
Estrutura da Decisão Características da Informação Especiais (ad hoc) Não-programadas Resumidas Infrequentes Antecipadoras Visão ampla Não estruturada Adm. Estratégica Executivos e Diretores Administração Tática Gerentes de Unidades de Negócios Semi-estruturada Informação Decisões Pré-especificadas Programadas Detalhadas Freqüentes Internas Estruturada Administração Operacional Gerentes de Operações Fonte: O’Brien

5 (MIS - Management Information Systems)
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAIS - SIG (MIS - Management Information Systems) “Converte os dados das transações em informação para o controle da organização” Pedido de relatórios Dados MIS Programa MIS Resposta Dados TPS Usuário Programa TPS Relatórios Dados TPS Programa TPS

6 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAIS - SIG
GERENCIAMENTO DE ESTOQUE CADASTRO DE PRODUTOS MOVIMENTAÇÃO ESTOQUE PROGRAMAÇÃO DE COMPRAS CONTAS A PAGAR APONTAMENTO PRODUÇÃO APONTAMENTO DE HORAS GERENCIAMENTO DE PRODUTOS GERENCIAMENTO DE RH GERENCIAMENTO DE SUPRIMENTOS GERENCIAMENTO DA PRODUÇÃO CONTROLE FINANCEIRO Apóiam a adm. operacional na monitoração e controle das atividades operacionais registradas nos TPS

7 (MIS - Management Information Systems)
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAIS - SIG MIS Saúde - Prefeitura de Curitiba Módulo I – Mapas Epidemiológicos Diagnósticos – por Sexo e por Grupo da CID Diagnósticos Principais – Conforme Solicitação Diagnóstico - por Faixa Etária e por Grupo da CID Módulo II – Vacinas Vacinas Aplicadas Por Mês Cobertura Vacinal de Crianças Menores de Um Ano Taxa de Abandono para Crianças Menores de Um Ano Faltosos na Aplicação de Vacinas e Endereçamento Menores de Um Ano com Situação Vacinal não Ideal Balancete de Estoque de Vacinas Módulo III – Programas Concentração de Consultas/Atendimentos sobre Gestantes Concentração de Consultas/Atendimentos sobre Hipertensos Concentração de Consultas/Atendimentos sobre Diabéticos Concentração de Consultas/Atendimentos sobre Criança Exames Realizados no Período – Gestantes por Idade Gestacional Acompanhamento Prevenção do Câncer Ginecológico por Tipo

8 DW Distribuição - CELESC

9 (DSS - Decision support systems)
SISTEMAS DE APOIO À DECISÃO (DSS - Decision support systems) “ Ajudam os usuários na tomada de decisões semi- estruturadas fornecendo-lhes informação, modelos e ferramentas para analisar a informação ” Modelos DSS Dados DSS Dados TPS Pedido de dados Dados MIS Programa DSS Resposta Dados Externos Usuário Relatórios

10 SISTEMAS DE APOIO À DECISÃO
PARA QUEM UMA MALA DIRETA SERÁ MAIS EFETIVA? PERFIL DE CLIENTE ANÁLISE DE MERCADO TENDÊNCIAS MEDIDAS DE QUALIDADE EFICIÊNCIA QUE PROMOÇÕES DEVO FAZER? E SE AUMENTÁSSEMOS O NÚMERO DE MÉDICOS? QUAL O EFETIVO NECESSÁRIO EM 2009? QUAL É O NÍVEL DE SATISFAÇÃO DO CIDADÃO? APÓIAM O PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO E A DEFINIÇÃO DE AÇÕES, AUXILIANDO A COMPREENSÃO DOS RESULTADOS E A ANÁLISE DE TENDÊNCIAS

11 Portal SINAES

12 Portal SINAES – Extraindo informações

13 Portal SINAES – Extraindo informações

14 Explorando o resultado
Portal SINAES – Extraindo informações Explorando o resultado

15 Explorando o resultado
Portal SINAES – Extraindo informações Explorando o resultado

16 Projeto Câncer no Brasil
Área de Apresentação Processamento ETL DW SUS Área de Estágio DM Mortalidade DM Internações OLAP SINASC DM Proced. Complex. DM Ambulatório IBGE Coleta de Dados Extração, Limpeza e Transformação Carga, Indexação e Agregação Disponibilização de informações estratégicas Metadados

17 Projeto Câncer no Brasil

18 (DSS - Decision support systems)
SISTEMAS DE APOIO À DECISÃO (DSS - Decision support systems) (DSS - Decision support systems) DSS Desastres Ambientais

19 (DSS - Decision support systems)
SISTEMAS DE APOIO À DECISÃO (DSS - Decision support systems) DSS Contaminação Veneza

20 (DSS - Decision support systems)
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAIS - SIG (DSS - Decision support systems) Tabela Dinâmica - Excel

21 (EIS - Executive Information System)
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PARA EXECUTIVOS (EIS - Executive Information System) “ Fornece aos gestores, de modo muito interativo e flexível, acesso a informação geral para a gestão da organização ” Dados MIS Relatórios Programa EIS Pedidos Resposta Usuário Externos TPS DSS Modelos Apoio

22 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PARA EXECUTIVOS
QUEM SÃO NOSSOS CLIENTES? PARA QUEM QUEREMOS VENDER? PERFIL DE CLIENTE ANÁLISE DE MERCADO TENDÊNCIAS MEDIDAS DE QUALIDADE EFICIÊNCIA QUAL É A NOSSA POSIÇÃO NO MERCADO? COMO ESTÁ EVOLUINDO A EFICIÊNCIA DE NOSSAS OPERAÇÕES? QUAL É O IMPACTO DE NOVAS AÇÕES? QUAL É O NÍVEL DE SATISFAÇÃO DOS NOSSOS CLIENTES? APÓIAM O PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO E A DEFINIÇÃO DE AÇÕES, AUXILIANDO A COMPREENSÃO DOS RESULTADOS E A ANÁLISE DE TENDÊNCIAS

23 (EIS - Executive Information System)
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PARA EXECUTIVOS (EIS - Executive Information System) PSI's "SuperQuery

24 (EIS - Executive Information System)
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PARA EXECUTIVOS (EIS - Executive Information System)

25 Mapa Estratégico para uma Instituição de Ensino
FINANCEIRA CLIENTE INTERNA APRENDIZADO Aumentar a rentabilidade Menores taxas de evasão Mais alunos Imagem dos Cursos em Funcionamento Valor percebido como justo Qualidade dos Cursos Formação Empreen- dedora Potencia- lização da Emprega- blidade Marca OBJETIVO INDICADOR META INICIATIVA Alcançar média 4 nos cursos da Instituição Projeto Pedagógico e Plano de Ações dos Cursos Preparação adequada para o ENADE Conceito obtido no ENADE Programa Institucional e de cada curso visando ao ENADE Capacitação de Coordenadores, Professores e Pessoal Administrativo

26 Balanced Scorecard

27 Tipos

28 Análise das entrevistas do PSI da Prefeitura de Caminhos do Sertão
CLASSIFICAÇÃO DOS SI (VISÃO GLOBAL) Exercício Análise das entrevistas do PSI da Prefeitura de Caminhos do Sertão

29 Entrevista 1 Entrevistado(s)
Júlio Ramos – Secretário de Planejamento Miguel Lira – Assessor Apontamentos da Entrevista A função planejamento não tem conseguido articular as ações de governo e garantir a qualidade ao ciclo de gestão das políticas públicas, de forma a assegurar o atendimento das demandas dos cidadãos. O planejamento hoje é feito basicamente de forma empírica, com base na agenda política do prefeito e das pressões de atores da comunidade. A secretaria carece de um recurso efetivo para identificar as prioridades, criar cenários e fazer análises de impacto, para posteriormente definir as linhas de ação e monitorá-las.

30 Entrevista 2 Entrevistado(s)
Mário Diniz – Secretário de Saúde e Maria Silva - Assessora Apontamentos da Entrevista A secretaria carece de informações para analisar as prioridades para o município. O controle de medicamentos é feito de forma manual, através de fichas preenchidas à mão pelos responsáveis nos postos de saúde. Gostaria de poder acompanhar semanalmente o volume de atendimentos e o volume de medicamentos requisitados para poder planejar de forma mais eficiente a compra. Por vezes, faltam medicamentos essenciais e por vezes medicamentos são jogados fora por terem seu prazo de validade expirado.

31 Entrevista 3 Entrevistado(s)
Ana Luiza Rosa - Coordenadora do Posto de Saúde do Bairro Canoas; Marta Silveira – Atendente; Marcos Meira – Médico Apontamentos da Entrevista As filas no nosso posto estão cada dia maiores. A solicitação de consulta é feita através do preenchimento à caneta de um formulário por um atendente, o que toma muito tempo. Muitas vezes ocorrem erros na marcação das consultas, consultas são marcadas além do limite de atendimento do nosso posto e por vezes são marcadas menos consultas do que a capacidade de atendimento do nosso posto. Gostaria de saber todo dia quantas pessoas foram atendidas e quais foram os diagnósticos para poder planejar melhor o nosso atendimento. Perco muito tempo analisando as fichas para poder enviar ao secretário alguns números sobre os atendimentos no nosso posto e sou constantemente cobrada pelos atrasos e erros nestes relatórios. Por fim, rotineiramente, os pacientes retornam ao posto para novas consultas por extraviarem as prescrições médicas ou por não entenderem a letra do médico (todas as prescrições são feitas à mão).

32 Gestão dos Sistemas de Informação
Desenvolvimento dos SI Estratégia Estrutura/Cultura.. Processos do Negócio Arquitetura e Infra-estrutura SI Planejamento dos SI Exploração dos SI Concepção Uso Impacto Análise/ Desenho Construção Implementação Manutenção GSI – Gestão dos Sistemas de Informação Arquitetura da Informação Fonte: adaptado de Ricardo Nascimento

33 Questões-chave na Gestão de SI
Posição Questão 1 Arquitetura da informação 2 Dados como um recurso na organização 3 Planejamento estratégico 4 Recursos humanos 5 Aprendizagem organizacional 6 Infra-estrutura tecnológica 7 Posicionamento da função SI na organização 8 Vantagens competitivas 9 Desenvolvimento de aplicações 10 Sistemas de telecomunicações P S I Fonte: Amaral e Varajão, 2000

34 Gestão dos Sistemas de Informação
Pesquisa sobre habilidades necessárias ao CIO CIO – Chief Information Officer 70% - capacidade de comunicação em todos os níveis da corporação. O CIO de hoje deve falar a língua das finanças, do supply chain, do operacional, do comercial e do marketing. 58% - Entender bem o negócio; 46% - Capacidade para o planejamento estratégico; 19% - Capacidade de negociação 10% - Domínio de diferentes tecnologias. Salário médio: R$ 25 mil Fonte: Computerworld Alguém se habilita? Fonte: CIO Magazine

35 Conceito - PSI Planejamento de Sistemas de Informação - PSI
PSI (Planejamento de Sistemas de Informação) é essencialmente entendido como uma tarefa de gestão que trata da integração dos aspectos relacionados com o SI no processo de planejamento da organização, fornecendo uma ligação direta entre este processo e a gestão operacional do DSI, nomeadamente através da aquisição de TI e do desenvolvimento e manutenção de aplicações, entre outros. Não deve, assim, ser visto apenas como um processo de suporte à implementação das estratégias organizacionais, mas sim como um processo integrante e interveniente na sua formulação. Gerir é decidir e fazer decidir, garantir a flexibilidade e simultaneamente a coesão da organização ou negócio. Num cenário em que tende a aumentar a quantidade de problemas não estruturados, que exigem decisões com suporte probabilístico, a qualidade da gestão resulta duma combinação de sorte, intuição e razão, alimentada por informação fiável e oportuna [Zorrinho 1991].

36 Conceito - PSI Planejamento de Sistemas de Informação - PSI
Todas as atividades envolvidas no PSI estão relacionadas, são interdependentes e podem ocorrer simultaneamente. Este é um processo analítico, criativo e contínuo, onde os planos e políticas dele resultantes deverão evoluir com o tempo. O PSI pode ser analisado à luz de três grandes atividades: a Análise, Definição e Implementação Estratégicas as quais vão procurar responder, respectivamente e segundo uma sequência lógica, a três questões: “Qual a situação atual?” “O que pretendemos para o futuro?” “O que fazer para o conseguir?” COMPONENTES DO PSI: Análise Estratégica Definição Estratégica Implementação Estratégica

37 Conceito - DSI Desenvolvimento de Sistemas de Informação - DSI DSI refere-se a todas as atividades envolvidas na produção de SI que suportem adequadamente a organização, não só no apoio aos seus processos, mas também na criação de vantagens competitivas, deste modo o sucesso dos SI dependerá intrinsecamente do sucesso da atividade de DSI. Desenvolvimento Análise Construção Manutenção Desenho Concepção

38 :: Gestão da Mudança, Uso e Impacto dos SI
Conceito - ESI :: Gestão da Mudança, Uso e Impacto dos SI Gestão dos efeitos produzidos pelos SI após sua implementação Uso dos SI Funcionalidade, usabilidade e utilidade Interface homem-máquina Interface e usabilidade “Stakeholders”, envolvimento, satisfação e resistência Impacto dos SI Efeitos positivos-negativos Efeitos pretendidos-não pretendidos Impacto a nível individual, grupal e organizacional Gestão da Mudança SI como agentes de mudança Gestão das Mudanças Operação Proj. Espec. Admin. RH TI

39 Gestão de SI PSI GSI ESI DSI Gestão de Sistemas de Informação - GSI
A GSI consiste no conjunto de atividades que numa organização são necessárias para gerir a informação, o SI e a adoção de TI para a suportar. Em outras palavras, é a gestão do recurso informação e de todos os recursos envolvidos no planejamento, desenvolvimento e exploração do SI [Amaral 1994]. PSI Assim, o sucesso de um SI dependerá intrinsecamente da qualidade do seu planejamento, desenvolvimento e exploração, por outras palavras, da qualidade da sua gestão. GSI ESI DSI

40 Gestão de SI GSI Planejamento Exploração Desenvolvimento Definição
Análise Implementação Exploração Operação Adm. TI Adm. RH Projetos Especiais Desenvolvimento Concepção GSI Elaboração Manutenção Construção

41 Processos, Abordagens e Métodos de PSI
Gestão da Informação Informação Dados Representação do mundo Real Dados Utilizados Gestão das necessidades de Informação da Organização (dados: Quais, onde, quando,..) Equipamentos, Suportes Lógicos e Suportes Metodológicos TI Outros Recursos Dados Utilizados Gestão de sistemas de Informação Fonte: Amaral e Varajão, 2000

42 Relacionamento entre PE e PSI ARQUITETURA DE SISTEMAS
SERVIÇOS COMUNICAÇÃO LOGÍSTICA/ MATERIAIS FINANCEIRA PESSOAS JURÍDICO PSI ARQUITETURA DE SISTEMAS DEINFORMAÇÃO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PESSOAS PROCESSOS

43 Qual a Razão do Sucesso ou Fracasso dos Projetos dos Sistemas de Informação
Cinco Razões Maiores para o Sucesso Falta de Contribuição do Usuário Requisitos e Especificações Incompletos Mudanças de Requisitos e Especificações Falta de Apoio Executivo Incompetência Tecnológica Cinco Razões Maiores para o Fracasso Envolvimento do Usuário Apoio da Administração Executiva Declaração Clara de Requisitos Planejamento Adequado Expectativas Realistas É importante que você perceba que a tecnologia da informação e os sistemas de informação podem ser mal administrados e mal aplicados de forma a criarem tanto o fracasso tecnológico como o empresarial. Portanto, a administração correta dos sistemas de informação é um desafio maior para os gerentes. Em resumo, a função dos sistemas de informação representa: Uma grande área funcional dos negócios que é tão importante para o sucesso empresarial como as funções de contabilidade, finanças, administração de operações, marketing e administração de recursos humanos. Uma contribuição importante para a eficiência operacional, produtividade e moral dos funcionários e atendimento e satisfação do cliente. Uma fonte principal de informação e apoio necessária para promover a decisão eficaz dos gerentes. Um ingrediente importante no desenvolvimento de produtos e serviços competitivos que conferem à uma organização uma vantagem estratégica no mercado global. Uma parte importante dos recursos de um empreendimento e seu custo de realização de negócios, representando por isso um desafio maior à administração de recursos. Uma oportunidade vital, dinâmica e desafiadora de carreira para milhões de homens e mulheres. 14 15 10 10 10 © 2001 Editora Saraiva

44 Software — Um investimento de risco
Resultado de projetos de software realizados nos EUA na década de 90 53% custaram até 200% acima da estimativa inicial Estimou-se que $81 bilhões foram gastos em projetos fracassados só no ano de 1995 Inacabados 30% Concluídos 70% Fonte: Standish Report

45 Problemas no desenvolvimento de software
1988. Num universo de 34 analistas de sistemas, 70% consideraram que entre 20% e 50% dos projetos falham porque não são satisfeitos os requisitos de negócio previstos [Lyytinen] 1994. Em 82 executivos entrevistados, 22% tinham abandonado mais de 5 projetos nos 5 anos anteriores e 69% abandonaram pelo menos 1 [Ewusi-Mensah]

46 O custo da mudança Estudo com projetos de software do governo Americano Usado depois de alterações 3% Usado tal como entregue 2% Usado mas bastante alterado ou em seguida abandonado 19% Entregue mas nunca usado satisfatoriamente 47% Pago mas não entregue 29% Fonte: US Government Accounting Office, Report FGMSD-80-4

47 Regras de Negócio mudam na taxa de 8% ao mês!
O custo da mudança Um estudo da AT&T indicou que, na média, Regras de Negócio mudam na taxa de 8% ao mês!

48 O custo da mudança Planos estratégicos e racionais de desenvolvimento baseiam-se no custo total do sistema, não apenas nos custos de desenvolvimento Outros Código Teste Projeto Existem Revisão & Manutenção Documentação Fonte: DP Budget

49 Como evitar os problemas?
Projetos de software geralmente inocentes e triviais são capazes de se tornar monstros com prazos perdidos, orçamentos estourados e produtos cheios de falhas Não existem «receitas de bolo» para melhoria e gerência de projetos de software

50 Pressão nos Projetos de SIG
Tempo (Gerência, Usuário) Orçamento (Gerência) Força Financeira Falta Modelagem Funcionalidade (Usuário) Testes Ad Hoc Qualidade Software Nenhum Processo SIG

51 Cenário em projetos de Software
P R O B L E M A S

52 Apresentação dos Projetos
Apresentação da proposta de projeto com os seguintes itens: Organização (cliente do projeto); Objetivos; Resultados esperados.

53 O resumo deve ser feito individualmente; Fontes de referência: Web.
Próxima aula Trazer na próxima aula um pequeno resumo sobre o método CSF (Critical Sucess Factors) – (Rockart); O resumo deve ser feito individualmente; Fontes de referência: Web.


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