A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MOVIMENTOS POPULACIONAIS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MOVIMENTOS POPULACIONAIS"— Transcrição da apresentação:

1 MOVIMENTOS POPULACIONAIS
Prof. André - Geografia

2 Dinâmica Populacional
Conjunto de transformações que uma população sofre em diferentes aspectos. Ou seja, fatores que podem aumentar ou diminuir o efetivo populacional de um determinado país são chamados de movimentos verticais e horizontais. **Movimentos Verticais – tb chamados de demográficos ou vegetativos, este movimento determina o aumento ou diminuição da população por meio da taxa de natalidade ou mortalidade. **Movimentos Horizontais – tb denominados de transladativos ou simplesmente mobilidade espacial (Migração)

3 Migração Deslocamento populacional representativo que possui diversas causas. Problemas Políticos;  Curdos, Palestinos … Conflitos Religiosos  Israel X Palestinos // Caxemira … Étnico Raciais  Hutus X Tutsis (Ruanda). Naturais  Tsunami, Terremotos, Vulcões. Econômicos  países periféricos para os centrais.

4 Etapas da Migração: Emigração – lugar de repulsão;
Imigração – lugar de atração.

5 Classificação das migrações de acordo com o Tempo
01) Migrações Temporárias – existem quatro tipos e migrações temporárias. *Nomadismo – movimento de comunidades que vivem de coleta de frutos, caça, pesca ou exploração de pequenos rebanhos, além dos comerciantes que vivem de suas caravanas, cruzando desertos africanos e asiáticos. *Transumância – deslocamento periódico entre dois locais bem definidos. Ex: Ásia de Monções. *Migração Sazonal – realizada em função das estações do ano, ou seja, de acordo com a estação se verifica o plantio e a colheita de um produto, o que representa mão de obra. Ex: Safristas que trabalham na colheita de cana-de-açúcar, laranja, café ou algodão. *Movimentos Pendulares – denominados tb de migrações diárias ou Commuting, são deslocamentos de trabalhadores e estudantes entre duas cidades ou cidade campo. Geralmente o seu sentido e do centro para a periferia. As cidades de moradia são denominadas cidades dormitórios ou cidades-alojamento. Ex: Bóias-frias. 02) Migrações Permanentes – o deslocamento do migrante tem caráter definitivo.

6 Classificação da migrações de acordo com o Espaço
01) Migrações Externas – aquelas em que a fronteira é ultrapassada, podendo ser intercontinental ou mesmo continental.  Alguns exemplos a) migrações do século XIX e início do XX Leste-Oeste na direção Europa-América; ou mesmo África Meridional (Sul) para a Austrália e Nova Zelândia. b) A partir da década de 1960 as migrações intercontinentais mudam de rumo, passando a ter um caráter sul-norte (africanos, latino-americanos, asiáticos que procuram se deslocar para países Desenvolvidos do Norte – estes são denominados de Bárbaros do Sul) A Xenofobia cresce nestes países a medida que cresce o desemprego, assim, os europeus vêem os imigrantes como usurpadores de seus empregos. 02) Migrações Internas – realizadas dentro de um mesmo país, podendo ser (1)rural-rural; (2)urbana-urbana; (3)urbana-rural e (4)rural urbana. *Exodo Rural – é a migração rural-urbana dos países subdesenvolvidos que acaba sendo muito intensa nos últimos trinta anos, que ocasionada por diversos fatores acaba promovendo o inchaço urbano.

7 Classificação da migração de acordo com a Organização:
*Migração Forçada – migrante é obrigado a sair do seu local de moradia. Ex: escravos vindos da África, população ribeirinha descoladas por causa de uma barragem... *Migração Espontânea – migrante se desloca por sua própria decisão.Em geral possui um caráter clandestino. Ex: Brazucas – brasileiros que entras como clandestinos nos EUA; *Migração Estimulada – migrante é estimulado a migrar para uma nova área ou país mediante incentivos governamentais. Ex alemães que vieram para o Br estimulados pelo governo imperial BR *Migração Planejada – tb chamada de controlada ou racional, ocorre qdo o migrante tem que se submeter a uma séria de condições impostas pelo governo.

8 MIGRAÇÕES ESPAÇO INTERNAS Êxodo rural EXTERNAS Intracontinental //
Intercontinental DURAÇÃO DEFINITIVA TEMPORÁRIA FORMA // ORGANIZAÇÃO VOLUNTÁRIA FORÇADA CONTROLE LEGAIS CLANDESTINA

9 Migrações Internacionais

10

11 Migrações Internacionais

12 EUA e os Imigrantes Lei hr 4437
Imigrantes protestam contra o projeto de lei HR 4437, aprovado pela Câmara dos Representantes (deputados), que determina que todos/as imigrantes ilegais dos Estados Unidos sejam deportados/as. Lei hr 4437 trabalhando e exigindo direitos nos Estados Unidos. FOTO: Em São Franscisco, Califórnia, milhares de estudantes se reuniram nas ruas Imigrantes legais e ilegais e suas famílias tomaram as ruas de mais de cem cidades

13 EUA e a XENOFOBIA VOLUNTÁRIO DOS EUA olha por cima do na Divisa com o México, na Califórnia, à procura de imigrantes ilegais , para denunciá-los à polícia de fronteira.(JUL/2005)

14

15 Migrações e o Brasil

16 Migrações Curiosas


Carregar ppt "MOVIMENTOS POPULACIONAIS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google