A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

IBAD – PINDAMONHANGABA/SP.  Uma abordagem sobre o aspecto econômico, social e religioso dos povos bíblicos.  As pessoas se dividiam em classes de acordo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "IBAD – PINDAMONHANGABA/SP.  Uma abordagem sobre o aspecto econômico, social e religioso dos povos bíblicos.  As pessoas se dividiam em classes de acordo."— Transcrição da apresentação:

1 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP

2  Uma abordagem sobre o aspecto econômico, social e religioso dos povos bíblicos.  As pessoas se dividiam em classes de acordo com suas oportunidades e posses, trabalhavam para se sustentar, buscavam formas de lazer e prestavam cultos aos seus deuses.

3 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  Trabalhar sempre foi uma questão de sobrevivência.  1.1 – A Bíblia e o trabalho  A primeira menção ao trabalho como necessidade foi na descrição que Deus fez das conseqüências da queda.  1.2 – As profissões  Era comum uma comunidade se destacar por uma profissão exercida pela maioria. ▪ 1.2.1 – Agricultor ▪ 1.2.2 – Pastor de ovelhas ▪ 1.2.3 – Pescadores ▪ 1.2.4 – Carpinteiros ▪ 1.2.5 – O oleiro ▪ 1.2.6 – Artesão em couro

4 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  A Bíblia registra as diferenças sociais como instrui sobre os relacionamentos e como sua linguagem manifesta esses aspectos do seu tempo.  2.1 – A Bíblia e os grupos sociais  A linguagem das Escrituras reflete muito os aspectos sociais dos dias em que foi escrita.  2.2 – No tempo do nomadismo  No tempo em que Abraão e seus descendentes peregrinaram já haviam escravos entre eles.  2.3 – O s ricos  Apesar de não ser numerosa a população rica em Israel, existiram muitos ricos nessa sociedade.

5 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  2.4 – Os pobres  Grande parte da população livre de Israel era constituído de pobres.  2.5 – Os escravos  Era comum a presença de escravos.  2.6 – Estrangeiros  Israel conhecia bem o que significava não estar vivendo em sua própria terra.  2.7 – O povo da terra  Em diversos textos da Escritura pode ser vista uma referência ao “povo da terra”, ou os “AM-HÁ-AREZ”.

6 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  O povo de Israel, nos tempos bíblicos, era alegre e cheio de entusiasmo.  3.1- A Bíblia e as diversões  A Bíblia não proíbe a diversão. Deus dotou o homem de alegria e criatividade com formas de diversão e entretenimento.  3.2- A Música  Tinha um lugar especial na cultura judaica.  3.3- Os Brinquedos  Para as meninas: bonecas de pano, para os meninos: bolas.  3.4- O Esporte  Os judeus não se envolviam com jogos desportivos que ferissem os princípios éticos da nação.

7 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  A vida religiosa de Israel se distinguia da vida religiosa das demais nações, pois em todos os seus aspectos Deus era considerado.  4.1- A Bíblia e o Culto  As manifestações solene de culto foram práticas comuns no contexto bíblico. ▪ 4.1.1- O primeiro culto  4.2- No tempo dos Patriarcas  Ao observar a história dos patriarcas conhecemos alguns detalhes sobre o serviço de adoração que prestavam a Deus.  4.3- No tempo de Moisés  O culto Israelita ganhou a regulamentação que o serviu por muito tempo.

8 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  4.4- Juízes e Monarquia  no tempo dos Juízes, o culto foi prejudicado pela influência negativa recebida do cananeus. Na monarquia, o maior destaque no que se refere ao culto foi a construção do templo.  4.5- Exílio e Período Interbíblico  Drásticas mudanças aconteceram no culto durante o exílio babilônico. No período interbíblico, a profanação do templo.  4.6- Nos dias do Novo Testamento  O templo continuava sendo o lugar principal de adoração, embora não fosse mais o único por causa das sinagogas.

9 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  Nessa série de estudos sobre as maneiras e os costumes nos tempos bíblicos, procuramos destacar o cotidiano do povo de Israel. Conhecendo o modo de pensar e de agir desse povo que nos leva a aproximar deles nos permitindo enxergar nossas semelhanças.


Carregar ppt "IBAD – PINDAMONHANGABA/SP.  Uma abordagem sobre o aspecto econômico, social e religioso dos povos bíblicos.  As pessoas se dividiam em classes de acordo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google