A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DEGRAUS DE UM COORDENADOR

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DEGRAUS DE UM COORDENADOR"— Transcrição da apresentação:

1 DEGRAUS DE UM COORDENADOR
Paróquia Santo Antônio – Praia Grande Diocese de Santos (SP) ENCONTRO COM COORDENADORES E VICES DE PASTORAIS E MOVIMENTOS / Abril de 2013   Pai-Nosso/ Ave Maria “ Toda manhã, procuro lembrar do seguinte: nada do que eu disser hoje me ajudará a aprender coisa alguma. Portanto, se quero aprender, só posso fazer isso ouvindo” (Larry King).

2 VAMOS REFLETIR? Exercer liderança não é ficar emitindo ordens, como um policial de trânsito a controlar o fluxo de carros; esta é função administrativa. Os líderes deveriam tentar fazer cópias de si, incentivando e influenciando os liderados de forma que eles possam, mais e mais, agir por sua própria conta e iniciativa, em prol da causa. Os líderes de visão antecipam o tempo quando não mais estarão presentes, o tempo quando os agora liderados deverão assumir posições de liderança para que s causa vá em frente.

3 Passos Não existe liderança quando esta não é investida nos seguidores a fim de que sejam fortalecidos e, independentemente do líder, façam a causa avançar. Se não estou produzindo, fazendo, com que outros sejam capazes, deixou de reproduzir o que aprendi de Jesus: Fazer novos discípulos. O líder sábio tem junto de si um grupo de seguidores que o substituirão com autoridade. Marcos disse que Jesus escolheu doze homens “para estarem com Ele”. Estar sozinho no topo, representa falha de liderança; os melhores líderes não se isolam em redomas; antes desenvolvem uma íntima e constante relação com um seleto grupo de seguidores. Voce esta produzindo um grupo de seguidores que estão “com” você, que o ajudam enquanto você os lidera?

4 DEGRAUS DE UM COORDENADOR
Cooperação é trabalhar em conjunto e em comum acordo. Colaboração é trabalhar em conjunto e com dinamismo. Percepção: Veja os membros da equipe como colaboradores, e não como competidores: Irmãos brigam entre si para ganhar a atenção dos pais. Colegas de trabalho competem entre si para conseguir aumentos e promoções. Jogadores de futebol disputam para ver quem dará o primeiro chute e quem ficará no banco. Uma vez que existem esperanças, objetivos e sonhos, todas as pessoas querem realizar-se. No entanto, para membros de equipe colaborativos, é mais importante completar um ao outro do que competir entre si. Eles se veem como uma unidade de trabalho conjunta, e nunca permitem que a competição entre membros chegue ao ponto de prejudicar a equipe.

5 DEGRAUS DE UM COORDENADOR
Foco: Concentre-se na equipe, e não em si mesmo: Como alguém que faz parte de uma equipe, você normalmente fará uma das duas perguntas seguintes quando algo acontecer: “ O que isto tem a ver comigo? Ou “O que isto tem a ver com a equipe? Aquilo em que você se concentra diz muita coisa quando a questão é saber se você compete com os outros ou se os completa. O autor Cavett Roberts mostra que o “ Verdadeiro progresso em qualquer campo é uma corrida de revezamento, e não um evento individual”. Se você se concentra na equipe e não só em si mesmo, será capaz de passar a batuta quando necessário em vez de tentar terminar a corrida sozinho. Toda vez que um integrante da equipe se isola, a equipe tem um problema. Quanto mais os membros da equipe se conhecem, sabem quais são os objetivos e métodos da equipe, mais eles se entendem.

6 DEGRAUS DE UM COORDENADOR
Os membros de sua equipe podem dizer se você acredita neles. O desempenho das pessoas normalmente reflete as expectativas daqueles a quem elas respeitam. Dar valor é realmente a essência da atitude de fazer os outros crescerem. É encontrar formas de ajudar os outros a melhorar suas habilidades e atitudes. Alguém que faz os outros crescerem procura por dons, talentos e qualidades únicas nas outras pessoas e, em seguida, as ajuda a desenvolver essas habilidades para o bem delas e de toda a equipe. Alguém que faz os outros crescerem é capaz de leva-los para um nível completamente novo. Se você quiser aumentar a habilidade de um membro de equipe, torne-se melhor. Se você acredita nos outros e lhes dá uma reputação positiva que os sustente, pode ajuda-los a ser melhores do que você pensa que são. Uma verdade básica da vida é que as pessoas sempre irão atrás daqueles que animam e sempre se afastarão daqueles que as desvalorizam. Voce pode fazer os outros crescerem, mostrando os pontos fortes deles e ajudando-os a concentrar-se em seu aperfeiçoamento.

7 DEGRAUS DE UM COORDENADOR
Quem conduz: Quando um coordenador sabe onde vai e as pessoas também sabem que ele conhece o destino, começa a se desenvolver entre eles uma relação sadia de confiança. Esse relacionamento crescerá conforme o coordenador demonstrar cada vez mais competência. Toda vez que um bom coordenador toma uma atitude correta a partir de motivações corretas, o relacionamento se fortalece e a equipe se torna ainda melhor (John Maxweel).

8 DEGRAUS DE UM COORDENADOR
COMO MESMO???????? 1. Quando se Deixa alguém comandar, muitas vezes o que comanda retém informações, deixa o outro sem o necessário, o básico. Cria-se o grupo dos dependentes. 2. Quando se deixa um grupo livre, alguns não conseguem administrar, passam, mesmo que indiretamente, ou sem perceber a atacar, para desestabilizar o outro. 3. Quando uma liderança não se conhece, tudo o que pensa e faz é o melhor projeto. Mas ninguém conhece o que não vê. 4. Quando um líder não deixou discípulos, viveu para si. Um bom projeto é aquele que dá fruto e dos frutos, novos frutos. 5. Quando as coisa só acontece se o coordenador estiver, o projeto esta fadado a morrer. 6. Quando não se vive em verdade e não se acha “ o quem disse?” As trevas podem tomar conta do grupo. Todas as criticas nascem da incompreensão e nem todas as criticas são justas.

9 DEGRAUS DE UM COORDENADOR
Partilhando: Quais são os pontos fortes e fracos dos membros de sua equipe? Consegue ver neles o potencial para se desenvolver ainda mais? Depois do que lemos e refletimos, como anda sua coordenação? O que podemos fazer para melhorar minha coordenação e despertar NOVOS líderes?


Carregar ppt "DEGRAUS DE UM COORDENADOR"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google