A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SAUDE E SEGURANÇA DO TRABALHO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SAUDE E SEGURANÇA DO TRABALHO"— Transcrição da apresentação:

1 SAUDE E SEGURANÇA DO TRABALHO
Lucylene de Souza Rosa 09/08/2012

2 OBJETIVO Possibilitar vivências e desafios para facilitar o processo de assimilaçao, aumentar a relação de confiança, promovendo assim, melhorias no trabalho e na vida pessoal. Propiciar a cada um a oportunidade de ter um novo olhar do mundo do trabalho a fim de adotar novas posturas consigo mesmo, com o outro, em consonância com os valores do Pitagoras.    2012

3 Conteúdo Programático
Historia da Segurança do Trabalho e Conceitos Segurança do trabalho Ambiente de trabalho Acidente de trabalho Causas, Prevenção e Custos dos acidentes de trabalho Normas Regulamentadoras e Estudos de Casos Higiene e Saúde do Trabalhador Insalubridade e Periculosidade LER/Dort Tabagismo Alcoolismo Estresse no trabalho Programas de Qualidade de Vida no Trabalho 1

4 Introdução As repercussões do trabalho na vida e na saúde do Homem há muito vêm sendo objeto de estudo na história da humanidade. No Brasil esta questão necessita ser melhor compreendida, principalmente após as recentes mudanças ocorridas na Constituição, onde observamos uma atenção maior ao capítulo da Saúde e, em especial, à Saúde do Trabalhador. A municipalização da saúde impõe mudanças profundas no lidar com estas questões. A informação fidedigna é pré-requisito básico para a efetivação de ações que visem a prevenção e a promoção de saúde.

5 Segurança do trabalho É o conjunto de medidas técnicas, educacionais, médicas e psicológicas utilizadas para prevenir acidentes, quer eliminando as condições inseguras do ambiente, quer instruindo ou convencendo as pessoas da implantação de práticas preventivas. (David S. Thelan, Donna Ledgerwood & Charles f. Walters. “Health and safety in the Workplace: a new challenge for buysiness schools”. Personel Administrator, vol. 30, n º 0, outubro de 1985, p. 44) Segurança do trabalho está relacionada com condições de trabalho seguras e saudáveis para as pessoas.

6 Segurança do Trabalho A Segurança do Trabalho envolve três áreas principais de atividades: Prevenção de acidentes; Prevenção de incêndios; Prevenção de roubos. A prevenção de acidentes relaciona-se com a prevenção e administração de riscos ocupacionais. Sua finalidade é profilática, ou seja, envolve ações preventivas no sentido de antecipar-se para que os riscos de acidentes sejam minimizados.

7 Segurança É a técnica que se propõe obter a aplicação das Normas de Prevenção ações relacionadas com a formação integral do trabalhador nos aspectos de eliminação de condições de risco e diminuição de estados patológicos, nomeadamente os relacionados com acidentes de trabalho.

8 Medicina do trabalho Pretende a promoção e manutenção do mais elevado grau de bem-estar físico, mental e social dos trabalhadores em todos os trabalhos; a prevenção de alterações da saúde causadas pelas condições de trabalho; a proteção dos trabalhadores no seu emprego contra os riscos resultantes de fatores adversos à saúde, a colocação e manutenção do trabalhador num ambiente de trabalho adaptado às suas condições fisiológicas e psicológicas – em resumo – a adaptação do trabalho ao homem e de cada homem ao seu trabalho

9 Ergonomia Estudo sistemático das pessoas que trabalham com o objetivo de melhorar a situação de trabalho, as condições de trabalho, e as tarefas realizadas; conjunto de conhecimentos científicos relativos ao Homem e necessários para conceber ferramentas, máquinas e dispositivos que possam ser utilizados com o máximo conforto, de segurança e de eficiência

10 Conhecendo os seus direitos (Previdência social - lei 8.213/91)
Os acidentes de trabalho são classificados em três tipos: Acidentes típicos: aquele que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa. Doença profissional: produzida ou desencadeada pelas condições do trabalho. Acidente de trajeto: ocorre no percurso do local da residência para o trabalho ou vice-versa.

11 Histórico da Segurança do Trabalho
Em 1700 foi publicado na Itália livro de Bernardino Ramazzini. Qual é a sua ocupação? Digas qual o seu trabalho, que te direi os riscos que está sujeito. “Pai da Medicina do Trabalho”

12 Histórico da Segurança do Trabalho
No século XVIII surge na Inglaterra a Revolução Industrial ( ): Mão-de-obra constituída por homens, mulheres e crianças; Excesso de mão-de-obra Improvisação das Fábricas Patrões não se preocupavam com adequação de máquinas, locais e instalações aos trabalhadores; Os trabalhadores suportaram sem nenhum amparo as consequências dos acidentes e das doenças ocupacionais; Máquinas sem proteção, trabalho sem limites de horas, ambiente sem ventilação e com ruído intenso.

13 Histórico da Segurança do Trabalho
Nos Estados Unidos, no século passado: A produção em massa fez com que fossem necessários programas mais eficazes de prevenção de acidentes e proteção do patrimônio; Empregados passaram a mostrar mais interesse, pois há o aparecimento da legislação sobre indenizações em casos de acidentes de trabalho; Estabelecem os primeiros serviços médicos com o objetivo de reduzir o custo das indenizações.

14 Histórico da Segurança do Trabalho
No Brasil: O Brasil aderiu a OIT (Organizaçao Internacional do Trabalho) desde a sua fundação; Em 1919 surgiu a primeira lei, que impunha regulamentos ao setor ferroviário; Em 1934 foi promulgada a lei trabalhista que continha ampla regulamentação referente à prevenção de acidentes;

15 Histórico da Segurança do Trabalho
No Brasil: Em 1972 a portaria no 3237 torna obrigatório além dos serviços médicos, os serviços de higiene e segurança em todas as empresas com mais de 100 trabalhadores; Anos 70: Surge o Engenheiro de Segurança do Trabalho; Em 1978: Portaria 3214 que aprova as Normas Regulamentadoras (NRs).

16 Ambiente do Trabalho O ambiente do trabalho passa a ser um hábitat dos trabalhadores. Ele se caracteriza por condições: Físicas; Materiais; Psicológicas; Sociais.

17 Ambiente do Trabalho Aspectos ambientais afetam os sentidos e consequentemente podem afetar o bem-estar físico, a saúde e integridade física das pessoas. Aspectos ambientais afetam o bem-estar psicológico, a saúde mental e integridade moral das pessoas.

18 Ambiente de trabalho – Físico
Envolve: Iluminação: luminosidade adequada a cada tipo de atividade. Ventilação: remoção de gases, fumaça e odores desagradáveis, bem como o afastamento de possíveis fumantes ou a utilização de máscaras. Temperatura : manutenção de níveis adequados de temperatura. Ruídos: remoção de ruídos ou utilização de protetores auriculares.

19 Ambiente de trabalho – Psicológico
Envolve : Relacionamentos humanos agradáveis Tipo de atividade agradável e motivadora Estilo de gerência democrático e participativo Eliminação de possíveis fontes de estresse Etc.

20 Acidente de Trabalho Acidente: é um fator não premeditado do qual resulta dano considerável (CHIAVENATO, 2004) Acidente: ocorrência numa série de fatos que, sem intenção, produz lesão corporal, morte ou dano material (Organização Mundial da Saúde) Acidentes podem então causar danos econômicos (prejuízos materiais, paradas de produção, indenizações, perdas da imagem da empresa, etc.) e humanos (dor, sofrimento físico e mental, invalidez, morte, problemas de relacionamento etc.)

21 Acidente sem afastamento
Há a continuidade do trabalho; Não há sequelas graves ou prejuízo considerável; Deve ser investigado, registrado em relatório e exposto em estatísticas (mensais). Acidente com afastamento Ocorre o afastamento do trabalhador; Pode ser classificado em: - incapacidade temporária; - incapacidade parcial permanente; - incapacidade permanente total; - morte.

22 Acidente com afastamento
Incapacidade temporária: provoca a perda temporária da capacidade para o trabalho e as sequelas se prolongam por um período menor do que um ano. No retorno ao trabalho o empregado assume sua função sem qualquer redução da sua capacidade de trabalho.

23 Acidente com afastamento
Incapacidade parcial permanente: provoca a redução parcial e permanente para o trabalho e as sequelas se prolongam por período maior do que um ano. Pode ser caracterizada quando ocorre: Perda de qualquer membro ou parte do mesmo; Redução da função de qualquer membro ou parte do mesmo; Perda da visão ou redução funcional de um olho; Perda da audição ou redução funcional do ouvido; Quaisquer outras lesões orgânicas, perturbações funcionais ou psíquicas que resultem, na opinião do médico, em redução de menos de três quartos da capacidade de trabalho.

24 Acidente com afastamento
Incapacidade permanente total: provoca a perda total, em caráter permanente, da capacidade de trabalho. Pode ser caracterizada quando: Perda da visão de ambos os olhos; Perda da visão de um olho com redução em mais da metade da visão do outro; Perda anatômica ou impotência funcional de mais de um membro de suas partes essenciais (mão ou pé); Perda da visão de um olho, simultânea à perda anatômica ou impotência funcional de uma das mãos ou de um pé; Perda da audição de ambos os ouvidos ou ainda, redução em mais da metade de sua função; Quaisquer outras lesões orgânicas, perturbações funcionais ou psíquicas permanentes que ocasionem, sob opinião médica, a perda de três quartos ou mais da capacidade para o trabalho.

25 Acidente com afastamento
Morte: o acidente provoca um óbito. Quase acidente É todo fato ou acontecimento não desejado que, por questão de espaço e tempo, não resultou em lesão ou danos materiais.

26 Acidente no trabalho Acidente com afastamento do trabalho
Acidente sem afastamento do trabalho Doença do trabalho Incapacidade temporária Incapacidade total permanente Incapacidade parcial permanente Morte Quase acidente Todos os acidentes devem ser registrados - CAT

27 ANTES DO ESTUDO DE CASO VAMOS VER UM FILME FIQUE ATENTO AS CONDIÇOES INADEQUADAS

28 A IMPORTÂNCIA DA SEGURANÇA DO TRABLHO
Leitura do texto A IMPORTÂNCIA DA SEGURANÇA DO TRABLHO GRUPO DE 4 PESSOAS TEMPO 15 minutos

29 PARA A PROXIMA AULA De quem é a responsabilidade de criar um ambiente seguro e praticar ações relacionadas à segurança? 1 - DISPOSIÇÕES GERAIS.pdf NRNR 3 - EMBARGO OU INTERDIÇÃO.pdf

30 Acidente de Trabalho Conceito legal
Acidente pessoal – Define-se como acidente do trabalho aquele que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional, permanente ou temporária, que cause a morte, a perda ou a redução da capacidade para o trabalho. (Ministério de Previdência Social. Disponível em: < Acesso em 08 ago. 2011) Acidente impessoal - é o acidente no qual não há existência de vítimas, embora haja perdas materiais, paradas de produção e/ou danos à máquinas e ferramentas ou ao meio ambiente.  Conceito prevencionista Acidente de trabalho é toda ocorrência indesejada, imprevista, inesperada ou não, que interferir no andamento normal do trabalho e da qual resulte lesão no trabalhador, perda de tempo e/ou danos materiais ou as três coisas simultaneamente. As doenças profissionais também são consideradas acidentes de trabalho.

31 Causas dos acidentes no trabalho
Agente Parte do agente Condição insegura Tipo de acidente Ato inseguro Fator pessoal de insegurança

32 Causas dos acidentes no trabalho
Agente: é definido como o objeto ou substancia (a máquina, o local, o equipamento que poderiam ser adequadamente protegidos) diretamente relacionados com a lesão, como a prensa, a mesa, o martelo etc.). A parte do agente: é a parte do agente que está diretamente associada ou relacionada com a lesão, como o volante, o pé da mesa, o cabo do martelo, o piso do banheiro etc.

33 Causas dos acidentes no trabalho
Condição insegura: é a condição física ou mecânica existente no local, na máquina, no equipamento ou na instalação (que poderia ter sido protegida ou corrigida), e que leva à ocorrência do acidente. Constituem as principais causas dos acidentes no trabalho. Exemplos de fatores: piso escorregadio, oleoso, molhado, com saliência ou buraco; máquina desprovida de proteção ou com polias ou partes moveis desprotegidas; instalação elétrica com fios descascados; motores sem fio terra; iluminação deficiente ou inadequada; equipamentos sem proteção ou defeituoso; procedimentos arriscados em máquinas ou equipamentos; armazenamento inseguro, congestionado ou sobrecarregado; ventilação imprópria, mudança insuficiente de ar ou fonte de ar impuro. temperatura elevada ou baixa no local de trabalho; condições físicas ou mecânicas inseguras que constituem zonas de perigo.

34 Causas dos acidentes no trabalho
Condição insegura: as providencias nestes casos são eliminar ou minimizar as condições inseguras. Outros fatores acidentais relacionados com o trabalho e que são considerados condições inseguras são: o cargo em si; a programação de trabalho prolon-gado; o clima psicológico do local do trabalho.

35 Causas dos acidentes no trabalho
Tipo de acidente: é a forma ou o modo de contato entre o agente do acidente e o acidentado, ou ainda, o resultado desse contato como batidas, tombos, escorregões, choques, cortes, etc.

36 Causas dos acidentes no trabalho
Ato inseguro: é a violação de procedimento aceito como seguro, ou seja, deixar de usar equipamento de proteção individual e/ou coletiva, distrair-se ou conversar durante o serviço, fumar em área proibida, lubrificar ou limpar máquina ligada ou em movimento. Cartilha Segurança em laboratórios Neuza Rodrigues – ICB UFMG

37 Causas dos acidentes no trabalho
Ato inseguro: Eliminar apenas as condições inseguras é insuficiente, pois as pessoas também causam acidentes. Além dos já citados são considerados atos inseguros: carregar materiais pesados de maneira inadequada; trabalhar em velocidades inseguras – muito rápidas ou lentas; utilizar esquemas de segurança que não funcionam; usar equipamento inseguro ou usá-lo inadequadamente; não usar procedimentos seguros; assumir posições inseguras; subir escadas ou degraus depressa; distrair, negligenciar, brincar, arriscar, correr, pular, saltar, abusar, etc.

38 Causas dos acidentes no trabalho
Fator pessoal de insegurança: é qualquer característica, deficiência ou alteração mental, psíquica ou física – acidental ou permanente -, que permite o ato inseguro. São problemas como visão defeituosa, audição deficiente, fadiga ou intoxicação, descuido, desatenção, problemas particulares, desconhecimento das normas e regras de segurança, desvalorização da necessidade de cuidados relativos à segurança, crença em que acidentes só acontecem com os outros, problemas psicológicos e emocionais etc. Figura: Dicas de Prevenção de Acidentes e Doenças no Trabalho: SESI - SEBRAE Saúde e Segurança no Trabalho : Micro e Pequenas Empresas / Luiz Augusto Damasceno Brasil (org.). - Brasília:SESI-DN,2005.

39 Causas dos acidentes no trabalho
Fator pessoal de insegurança: também podemos incluir fatores pessoais que predispõem aos acidentes como: - ansiedade; - agressividade; falta de controle emocional; - personalidade; - motivações; - tendências a assumir riscos.

40 Causas dos acidentes no trabalho
Fatores pessoais que influenciam o comportamento acidental: Características pessoais Predisposições e tendências de comportamentos Tipos de comportamentos específicos Incidência de comportamentos acidentais Personalidade Inteligência Motivação Habilidades sensoriais Habilidades motoras experiência Atitudes e hábitos não-dese-jáveis Falta de habili-dades específicas Tendências a assumir riscos Falta de atenção Esquecimento Desconcentração Dificuldade em obedecer regras e procedimentos Desempenho inadequado Excessiva assunção de riscos Probabilidade de comportamentos individuais acidentais CHIAVENATO, 2004, p. 444.

41 Como prevenir acidentes
Todo programa de prevenção de acidentes focaliza duas atividades básicas: eliminar as condições inseguras e reduzir os atos inseguros. Eliminação das condições inseguras Redução dos atos inseguros Mapeamento de áreas de risco Processo de seleção de pessoal Análise profunda dos acidentes Comunicação interna Apoio irrestrito da alta administra-ção Treinamento Reforço positivo

42 Como prevenir acidentes – Eliminação das condições inseguras
É o papel de todos na empresa, principalmente dos gerentes, alta administração, engenheiros de segurança, técnicos de segurança, especialistas de RH, etc. Mapeamento de áreas de riscos: trata-se de uma avaliação constante e permanente das condições ambientais que podem provocar acidentes dentro da empresa. É preciso que os agentes mapeiem, localizem as possíveis áreas de perigo potencial, contribuam com sugestões e ações no sentido de neutralizar ou minimizar as condições de riscos.

43 Como prevenir acidentes – Eliminação das condições inseguras
Análise profunda dos acidentes: todo relatório de acidente, com e sem afastamento do trabalho, deve ser submetido a uma profunda análise para descobrir possíveis causas, como condições ou atos inseguros. Ele é de fundamental importância para eliminar as causas e prevenir novos e futuros acidentes.

44 Como prevenir acidentes – Eliminação das condições inseguras
Apoio irrestrito da alta administração: todo programa bem sucedido de prevenção de acidentes repousa no compromisso da alta direção. Esse compromisso é importante para ressaltar a importância que a alta direção coloca no programa de profilaxia contra acidentes na empresa.

45 Como prevenir acidentes – Redução dos atos inseguros
Os acidentes podem estar relacionados a desempenhos insuficientes. Para evitar isto podem ser feitas ações como: Processos de seleção de pessoal: as técnicas de seleção procuram identificar certos traços humanos relacionados com acidentes em certos cargos. Podem ser verificados: estabilidade emocional e personalidade; coordenação muscular; habilidade visual; maturidade emocional, desempenho seguro e cuidadoso; susceptibilidade à exposição a produtos tóxicos.

46 Como prevenir acidentes – Redução dos atos inseguros
Comunicação interna: a propaganda e cartazes sobre segurança no trabalho podem ajudar a reduzir atos inseguros. Contudo, os cartazes não substituem os programas compreensivos de segurança, mas podem ser combinados com eles e com outras técnicas, como o treinamento, para reduzir condições e atos inseguros.

47 Como prevenir acidentes – Redução dos atos inseguros
Treinamento: o treinamento de segurança reduz acidentes, principalmente quando envolve novos empregados, no sentido de instruí-los em práticas e procedimentos para evitar potenciais riscos e trabalhar desenvolvendo suas predisposições em relação à segurança do trabalho. Reforço positivo: objetivos de redução de acidentes devem ser formulados em conjunto com os funcionários e com ampla divulgação e comunicação dos resultados. Contribuem para a redução de acidentes: reuniões periódicas com grupos de empregados para discussão de casos e exemplos, encorajando para que façam distinção entre comportamentos certos e errados em situações de perigo, além de demonstração de gráficos de freqüência e localização de acidentes, bem como uma listagem de regras de segurança pessoal (o que fazer e o que não fazer em situações de riscos, etc.

48 Custos dos acidentes A vida e a integridade física de uma pessoa são coisas que não se pagam. Contudo, além das lamentáveis perdas humanas, os acidentes também provocam perdas financeiras para o acidentado, para sua família, para organização e para a sociedade. O acidente constitui um fator altamente negativo e suas causas e custos devem ser analisados para se remover eventuais condições inseguras ou atos inseguros. O seguro de acidentes de trabalho cobre apenas os gastos com despesas médicas e indenizações ao acidentado, mas não repõe a capacidade humana para o trabalho e nem a integridade física às pessoas acidentadas. O custo indireto do acidente do trabalho, segundo a ABNT, envolve todas as despesas de fabricação, despesas gerais, lucros cessantes e demais fatores cuja incidência varia conforme o tipo de indústria.

49 Custos dos acidentes Já o INSS – Instituto Nacional de Seguridade Social – inclui no custo indireto do acidente do trabalho os seguintes itens: gastos do primeiro tratamento médico, despesas sociais, custo do tempo perdido pela vítima, perda por diminuição do rendimento profissional no retorno do acidentado ao trabalho, perda pelo menor rendimento do trabalhador que substitui temporariamente o acidentado, cálculo do tempo perdido pelos colegas de trabalho para acudir a vítima etc. Aceita-se em diversos países a proporção entre os valores do custo indireto e do custo direto de 4 para 1: o custo indireto representa quatro vezes o custo direto do acidente do trabalho, sem se falar na tragédia pessoal e familiar que o acidente de trabalho geralmente provoca como consequência. Se as organizações buscam eficiência, eficácia e lucros, precisam estar dispostas a investir dinheiro para criar condições que excedam as condições exigidas pela lei, exatamente para se manterem eficientes, eficazes e lucrativas.

50 Obrigada por sua presença.
Refletir sobre a segurança do trabalhador é pensar em preservação da vida e em sua qualidade. Obrigada por sua presença. Até a próxima aula!


Carregar ppt "SAUDE E SEGURANÇA DO TRABALHO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google