A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Carlos Corrêa – Combustão de uma vela Combustão de uma vela Carlos Corrêa Departamento de Química (FCUP) Centro de Investigação em Química (CIQ)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Carlos Corrêa – Combustão de uma vela Combustão de uma vela Carlos Corrêa Departamento de Química (FCUP) Centro de Investigação em Química (CIQ)"— Transcrição da apresentação:

1 Carlos Corrêa – Combustão de uma vela Combustão de uma vela Carlos Corrêa Departamento de Química (FCUP) Centro de Investigação em Química (CIQ)

2 Carlos Corrêa – Combustão de uma vela clica Repara na água da tina:

3 Carlos Corrêa – Combustão de uma vela Produtos da combustão: 43 moles A água subiu no copo. Porquê? O O 2 é gasto na combustão; resta o N 2 e os produtos da combustão. C 21 H 44 (l) + 32 O 2 (g) 21 CO 2 (g) + 22 H 2 O(g) 32 moles Parafina no pavio Afinal, há aumento de volume... p.f. ~ 42 ºC

4 Carlos Corrêa – Combustão de uma vela Como explicar esta anomalia? Aceitam-se respostas...

5 Carlos Corrêa – Combustão de uma vela Produtos da combustão: CO 2 + H 2 O - CHAVE: A água formada condensa: - O volume da massa gasosa é menor e por isso a água sobe no copo. No início No final C 21 H 44 (l) + 32 O 2 (g) 21 CO 2 (g) + 22 H 2 O(l)

6 Carlos Corrêa – Combustão de uma vela


Carregar ppt "Carlos Corrêa – Combustão de uma vela Combustão de uma vela Carlos Corrêa Departamento de Química (FCUP) Centro de Investigação em Química (CIQ)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google