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TEXTOS TECNICOS.

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Apresentação em tema: "TEXTOS TECNICOS."— Transcrição da apresentação:

1 TEXTOS TECNICOS

2 ATA A ata é um tipo de narração escrita do que se passou em uma sessão, assembléia, reunião ou cerimônia. A estrutura do texto é compacta, sem parágrafos, sem rasuras e os números devem ser grafados por extenso. Para redigir uma ata é necessário analisar, interpretar, selecionar e expressar as informações obtidas de vários emissores, com a maior clareza e fidelidade. Como não admite rasuras, em caso de erro (Atas manuscritas) emprega-se a particula corretora “digo”. Quando o erro for notado após a redação da ata, coloca-se após o texto a nota Em tempo: e procede-se a correção. Todos os verbos descritivos de ações da reunião usados no pretérito perfeito do indicativo (disse, declarou, decidiu…).

3 ATA (Data, horário, local e objetivos)
Aos vinte e três dias do mês de janeiro de dois mil e quatro, com início às vinte horas, na sala de reuniões do Centro Espírita Amigos de Jesus, sito à na Rua Euclydes de Oliveira, número trezentos e vinte e cinco, Ribeirão Preto, realizou-se uma reunião administrativa da diretoria do Centro, com o objetivo de preparar o calendário de atividades para o ano de dois mil e quatro. (O presidente, a secretária da reunião e as pessoas presentes). A reunião foi presidida pelo presidente do Centro, sr. Manuel de Araújo, tendo como secretária a sra. Joaquina da Silva. Contou com a participação de doze diretores e três conselheiros. (Relato da reunião propriamente dita). Inicialmente, o sr. Manuel de Araújo solicitou à vice-presidente, sra. Maria de Souza, que apresentasse o calendário elaborado para que os presentes tivessem seu conhecimento. Foi esclarecido que a meta, do ano em curso, é divulgar por todos os meios a Doutrina Espírita, tanto em atividades internas como externas. Após ouvidas variadas sugestões, o presidente da reunião solicitou fosse votado o calendário apresentado, submetido às sugestões oferecidas, para que se chegasse a um consenso, o qual seria, posteriormente, divulgado no próprio Centro, bem como no Jornal Verdade e Luz, mantido pelo órgão de unificação dos espíritas da cidade e região de Ribeirão Preto. Após debatidas as sugestões apresentadas, obteve-se, democraticamente, a uma conclusão, que considerada excelente. (Encerramento). Nada mais havendo a tratar, foi lavrada a presente ata, que assinada por mim, Joaquina da Silva, secretária, pelo presidente da reunião e pelos demais presentes.

4 COMUNICADO/MEMORANDO
Trata-se de um aviso ou de informações transmitidas oficialmente.

5 COMUNICADO/MEMORANDO
COMUNICAÇÃO DE FÉRIAS COLETIVAS (nome da empresa), inscrita no CNPJ sob o nº (informar), com sede à (endereço), nesta cidade de (informar) - (UF), em conformidade com o disposto no § 2º, do artigo 139 da CLT, comunica que, no período de (início) a (fim), suspenderá suas atividades concedendo férias coletivas a todos os seus empregados. Após este período, as atividades serão retomadas normalmente. (localidade), (dia) de (mês) de (ano). (assinatura) (nome do responsável) ( cargo) (carimbo)

6 CARTA COMERCIAL/CIRCULAR
A carta comercial é um meio de comunicação formal e utilizado por empresas, pautando-se pelos princípios da clareza e objetividade. Uma carta comercial deve ser organizada e limpa, com linguagem correta e impessoal.

7 CARTA COMERCIAL/CIRCULAR
PAPEL TIMBRADO Para (destinatário / empresa) Atenção a (pessoa ou departamento) Assunto (Do que se trata esta comunicação) Prezados Senhores, Somos uma empresa de representações e temos em nosso quadro apenas profissionais altamente capacitados na área de informática e desenvolvimento de softwares, motivo pelo qual manifestamos nosso interesse em representá-los, com exclusividade, na cidade de (informar). Caso haja interesse por parte de sua empresa, colocamo-nos à disposição para novos contatos, em que possamos detalhar nossa proposta. Agradecemos antecipadamente a atenção. Atenciosamente, (assinatura) Sua Empresa Seu Nome - Seu Cargo Observações grifadas do livro

8 RELATORIO O relatório tem por finalidade a exposição de atividades de uma administração ou de uma sociedade, principalmente para realizar uma prestação de contas. O relatório pode ser de pesquisa, de avaliação, de cobrança, de rotina, de vendas, de inspeção, de auditoria. A estrutura basica de um relatório constitui-se de INTRODUÇÃO, APRESENTAÇÃO DOS ITENS OBSERVADOS, COMENTÁRIOS E CONCLUSÕES. O relatório tanto podem ser formal, informal, analítico ou informativo, sendo mais comum o informal. O importante é que o relato seja claro, conciso, moderado nas afirmações, imparcial, distinguindo fatos de opiniões. Devem ser breves, exatos e objetivos.

9 RELATÓRIO (Introdução) O objetivo deste relatório é efetuar um relato do treinamento de Power Point solicitado pela Agência Centro. O treinamento foi programado, conforme solicitação, para um publico-alvo de 16 pessoas, nos dias 14 e 15 de setembro, em instalações da propria agencia. (Desenvolvimento) No dia 14, primeiro dia de treinamento, constatou-se, logo ao chegar ao local, a pouca afluencia dos pacientes. Do 16 previstos, achavam-se no local somente 4 empregados. O trabalho transcorreu normalmente, com adaptações das dinamicas programadas para atender à realidade de uma quantidade menor de pessoas do que a prevista. Nas avaliações de reação passadas ao final do segndo dia de treinamento, foi unânime a satisfação dos participantes, assim como a constatação da necessidade de um maior número de empregados participarem deste curso, uma vez que ele é diretamente aplicavel nas tarefas do dia-a-dia. (Conclusão) Podemos concluir que o treinamento realizado foi ao encontro das expectativas dos treinandos, conforme constatado nos excercicios técnicos, em que muitas dúvidas foram eliminadas, e na avaliação de reação, com comentários sempre positivo sobre o trabalho.

10 DECLARAÇÃO Declaração é um depoimento escrito, que se faz por meio de prova escrita.

11 DECLARAÇÃO Eu, (fulano de tal), declaro, para os devidos fins, que foram furtados em ..../..../....., minha cédula de RG, cartão de CPF, cartões de crédito Credicard, Visa e American Express, bem como talões de cheques do Banco , Agência , segundo o B.O. número emitidos no mesmo dia. Comunico que não me responsabilizo pelos cheques emitidos por terceiros, nem pelo mau uso dos meus documentos. (Local), de de (Assinatura)

12 OFICIO É o tipo de correspondência muito usado para encaminhar documentos importantes, solicitar providências ou informações, propor convênios, convidar alguém com distinção para participar de eventos. Cada secretaria, estadual ou municipal ou reitoria de universidades cria seu próprio modelo, o que dificulta a intenção da Secretaria de Administração Federal de padronizar os documentos oficiais.

13 OFICIO São partes de um ofício: Timbre
Numero do oficio, quando o rementente for pessoa juridica, na mesma linha, local e data, com ponto final apõs a data; O assunto é facultativo; O vocativo, seguido de vírgula, refere-se ao cargo do destinatário: Senhor Diretor, Senhor Chefe de...., dispensando o emprego do adjetivo: Prezado Senhor; Texto: exposição do asssunto divido em parágrafos, que podem ser numerados se o texto for longo; O primeiro e o ultimo parágrafos não são numerados Se houver anexos, será indicado pelo seu número (Anexo:1 ou Anexo:3) entre a assinatura e o endereçamento;

14 OFICIO A IN 4/1992, (Manual de Redação da Presidência da República), com a finalidade de racionalizar e padronizar a redação das comunicações oficiais, recomenda: A linguagem deve ser formal, sem exageros; Os fechos, centralizados na página, foram simplificados e uniformizados: a) Respeitosamente, para autoridades superiores, inclusive o presidente da republica; b) Atenciosamente, para autoridades da mesma hierarquia ou de hierarquia inferior, sendo o fecho sempre seguido de vírgula. Fica abolido o uso do tratamento Digníssimo, pois “a dignidade é pressuposto para que se ocupe qualquer cargo público, sendo desnecessária a sua repetida evocação”. Fica dispensado o emprego do superlativo Ilustríssimo para as autoridades que recebem o tratamento de Vossa Senhoria e para particulares é suficiente o uso do pronome de tratamento Senhor. Acrescente-se que doutor não é forma de tratamento e, sim, título acadêmico. Não deve ser usado indiscriminadamente. Seu emprego deve restringir-se a pessoas que tenham tal grau por terem concluído curso universitário de doutorado.

15 OFICIO Oficio nº 1/Sigla do Setor Bauru, ....de...... de .....
Senhor (cargo do destinatário) Atenciosamente (Nome e cargo)

16 PROCURAÇÃO Procuração é um documento por meio do qual uma pessoa delega legalmente a outra poderes para agir ou tratar em seu nome, podem ser pública ou particular. Quem passa a procuração é o mandante ou outorgante; quem recebe é o mandatário ou outorgado. A procuração só é legalmente válida com firma reconhecida.

17 PROCURAÇÃO Fulano de Tal, (nacionalidade), (estado civil), (profissão), residente na (rua, cidade, Estado), portador do RG nº , CPF nº , pelo presente instrumento particular de procuração constitui e nomeia seu bastante procurador (nome), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), residente na (rua, cidade, Estado), portador do RG nº , CPF nº , para (declara-se a finalidade da procuração) podendo, para tanto realizar todos os atos necessários para este fim. Local e data Assinatura Firma reconhecida

18 REQUERIMENTO É uma solicitação por escrito, seguindo formalidades legais, que se faz a uma autoridade. O requerimento deve ser redigido em um só paragrafo. O requerimento é redigido na 3ª pessoa, portanto, não se admite o emprego do eu ou nós; Entre a invocação e o texto convém deixar sete espaços, onde será redigido o despacho;

19 REQUERIMENTO Senhor Diretor do Departamento de Industria e Comércio
Fulano de tal, comerciante estabelecido nesta cidade, na rua nº requer a V.Sª. inscrição de sua firma no registro criado pelo decreto nº de .....de de e para tal fim anexa a este a respectiva declaração, em duas vias. Nestes termos, Pede Deferimento Local e data Assinatura

20 Bibliografia Livro: Redaçao Oficial Autora: Lúcia Locatelli Flores
Editora da UFSC, Florianopolis, 2002 Aproximadamente R$ 30,00 FLORES, L.L. Redaçao Oficial, Florianopolis: Editora da UFSC, 2002


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