A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Isometrias Não isometrias TranslaçõesRotaçõesReflexões Homotetias Não vamos estudar as Não isometrias.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Isometrias Não isometrias TranslaçõesRotaçõesReflexões Homotetias Não vamos estudar as Não isometrias."— Transcrição da apresentação:

1

2 Isometrias Não isometrias TranslaçõesRotaçõesReflexões Homotetias Não vamos estudar as Não isometrias.

3 TRANSLAÇÕES Num movimento de translação uma figura desloca- se de um lugar para outro sem rodar ou reflectir (imagem dada pelo espelho). Na vida real podemos observar muitos movimentos de translação.

4 Numa translação cada ponto de uma figura move-se na mesma direcção, no mesmo sentido e percorre a mesma distância.

5 OUTROS EXEMPLOS DE TRANSLAÇÕES Horizontal Vertical Oblíqua

6 Translações horizontal, vertical e oblíqua

7 No nosso dia a dia existem muitos exemplos de translações: pavimentos Friso de cerâmica decorativa As pessoas a deslocarem-se nas escadas o movimento dos elevadores Abrir e fechar de uma gaveta As crianças no escorrega

8 PAVIMENTAÇÃO POR TRANSLAÇÃO Pavimentar um plano é preencher esse mesmo plano completamente através do uso repetido de polígonos, ou de outras figuras, sem falhas ou sobreposições. EXEMPLOS DE COMO CRIAR UM MOTIVO SEGUNDO ESCHER:

9 ROTAÇÕES Imagina que um ponto do triângulo irá mover-se ao longo de uma circunferência de centro C e cujo centro de rotação é, também C. Numa rotação, uma figura toma uma nova posição rodando à volta de um ponto fixo, o centro da rotação.

10 Numa rotação uma imagem é transformada noutra geometricamente igual. Numa rotação um segmento de recta é transformado noutro geometricamente igual. Numa rotação um ângulo é transformado noutro geometricamente igual.

11 O cogumelo B foi obtido rodando o cogumelo A. Cada ponto pertencente ao cogumelo A descreveu um arco de circunferência de centro O e de amplitude 45º. A B C O

12 Nós vivemos rodeados de rotações. Por exemplo: No carro… Onde poderemos encontrar rotações? Nas rodas No volante No limpa pára-brisas

13 OUTROS EXEMPLOS DE ROTAÇÕES

14 SIMETRIAS DE ROTAÇÃO Escher

15 Reflexões A joaninha é simétrica A árvore é simétrica A borboleta é simétrica A maçã é simétrica

16 O que acontece a um objecto quando lhe aplicamos uma reflexão? Eixo de simetria ou de reflexão r

17 SIMETRIAS de REFLEXÃO r g a

18 SIMETRIA de REFLEXÃO

19 EXEMPLOS DE REFLEXÕES Reflexões deslizantes Reflexão deslizante é uma composição de uma reflexão com uma translação na qual o objecto se desloca paralelamente ao eixo de reflexão.

20 8&oe=UTF-8&sourceid=ie7&rlz=1I7ADFA_pt-PT#hl=pt-pt&rls=com.microsoft:pt:IE- SearchBox&rlz=1I7ADFA_pt- PT&q=transla%C3%A7%C3%B5es&revid= &um=1&ie=UTF- 8&tbo=u&tbs=vid:1&source=og&sa=N&tab=wv&fp=88fa2f14e0eeaa3e TRANSLAÇÃO, ROTAÇÃO E REFLEXÃO

21 Tarefa a)Uma folha foi dobrada e furada com uma tesoura. A figura mostra essa folha desdobrada depois de ter sido furada. Descobre por onde foi dobrada a folha.

22 Tarefa a)Observa a figura. Desloca um fósforo, de modo a obter uma figura simétrica.

23 a)A imagem de baixo é reflexão da imagem de cima? Não, porque …

24 a)Descobre o termo seguinte desta sequência. 88


Carregar ppt "Isometrias Não isometrias TranslaçõesRotaçõesReflexões Homotetias Não vamos estudar as Não isometrias."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google