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PLANOS DE BENEFÍCIOS SOCIAIS

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Apresentação em tema: "PLANOS DE BENEFÍCIOS SOCIAIS"— Transcrição da apresentação:

1 PLANOS DE BENEFÍCIOS SOCIAIS
1) Origens dos benefícios sociais.  ·  Está relacionada com a gradativa conscientização da responsabilidade social (Compensação do esforço que garanta a qualidade de vida) da empresa.   ) Fatores dos benefícios sociais.  a)   Atitudes e expectativas das pessoas quanto aos benefícios sociais. b) Exigências dos sindicatos. c) trabalhista e previdenciária imposta pelo governo. d) Competição entre as organizações na disputa pelos talentos, seja para atraí-los ou mantê-los. e) Controles salariais exercidos indiretamente pelo mercado. f) Deduções em impostos e contribuições.

2 2) Tipos de benefícios sociais.
 São planejadas para auxiliar o empregado em três áreas de sua vida: a) No exercício do cargo: · Gratificações, seguro de vida, prêmio de produções etc. b) Fora do cargo, mas dentro da empresa: ·  Lazer, refeitório, cantina, transporte, etc. c) Fora da empresa (comunidade) · Recuações, atividades comunitárias, etc.

3 2.1) Quanto a sua exigência
a)    Benefícios legais: CLT, P. Social, Convenção Coletiva ·      13°salário, férias, aposentadoria, seguro acidente de trabalho, auxílio-doença, salário-família, salário-maternidade, horas extras, adicional de trabalho noturno e etc. b) Benefícios espontâneos ·      Gratificações, seguro de vida em grupo, refeições, transporte, empréstimos, convênio de assistência médica, complementação de aposentadoria e etc.

4 2.2) Quanto a natureza a) Benefícios monetários ·    13° salário, férias, aposentadoria, complementação de aposentadoria, gratificações, planos de empréstimos, complementação de salário por afastamento por doença, reembolso ou financiamento de remédios, etc. b) Benefícios não monetários ·    Refeitórios, assistência médica e odontológica, serviço social, clube ou grêmio, seguro de vida, condução ou transporte, horário flexível de entrada e saída e etc.

5 2.3) Quanto aos seus efetivos
a)   Planos assistenciais (visa prover o empregado e seus familiares) ·      Assistência médica, odontológica, financeira, serviço social, complementação de aposentadoria, complementação de salário por afastamento por doença, seguro de vida e de acidentes e etc. b) Planos recreativos ·      Grêmio ou clube, área de lazer, música ambiente, atividade esportiva, passeios e excursões e etc.

6 · Transporte a condução pessoal · Restaurante no local
a)   b) Planos Supletivos (melhoria de qualidade de vida) ·      Transporte a condução pessoal ·      Restaurante no local ·      Estacionamento privativo ·      Horário móvel ·      Cooperativa de gêneros alimentícios ·      Agência bancária no local de trabalho e etc.

7 3) Planos de Previdência Privada
·    Crise na Previdência Social ·    Apresentação de déficits continuados 3.1) Planos tradicionais a) Fundos de pensão ·   - Fechados (Petrus da Petrobrás, Previ do BB, Aeros da Gol/Varig, criada por organizações). ·  - Abertos (Disponíveis em seguradoras, instituições bancárias).

8 3.2) Fundo de Aposentadoria Programado
a) Individual (FAPI) - Participante adquire cotas de um fundo de investimento. - Escolha do perfil de aplicação (conservadora, moderada ou agressiva) - No final do prazo contratado poderá resgatar todo o capital ou receber em renda vitalícia.  3.3) Plano gerador de benefícios livres (PGBL) ·      - Aquisição de cotas de um fundo de investimento. ·      - Resgate pode ser feito em 60 dias. ·      - Opção por uma renda vitalícia.

9 4) Vantagens dos benefícios
a) Para a Organização    eleva a moral,   reduz a rotatividade,  eleva a lealdade, ·  aumenta o bem-estar, facilita o recrutamento e a retenção,  aumenta a produtividade,  reduz distúrbios e queixas b) Para o empregado ·      aumenta a satisfação, contribui para desenvolvimento pessoal e bem-estar,  melhoria do relacionamento, ·    diminui a insegurança, reduz as causas de insatisfação

10 5) Problemas de um programa de benefícios
·      acusação de paternalismo ·      custos excessivamente elevados ·  perde a vitalidade quando se torna hábito ·      novas queixas e reclamações


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