A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Comentários teóricos aos livros tratados Laboratório do Mestrado Instituições e Justiça Social, Gestão e Desenvolvimento 2006/07.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Comentários teóricos aos livros tratados Laboratório do Mestrado Instituições e Justiça Social, Gestão e Desenvolvimento 2006/07."— Transcrição da apresentação:

1 Comentários teóricos aos livros tratados Laboratório do Mestrado Instituições e Justiça Social, Gestão e Desenvolvimento 2006/07

2 Dinâmicas sociais modernizadoras e estados de espírito Justiça social Exclusão Controlo racionalização criminalização Reclamação direitos fechamento Revolução institucionalização Ler no sentido dos ponteiros do relógio e ao inverso (Young, exclusive society)

3 Os ínvios caminhos para a liberdade Sennett, Richard (2006) The New Culture of Capitalism, Yale University Press. Ideologia da New Left mobilizou uma geração em favor da liberdade como desburocratização (com a tecnologia, a desindustrialização e a universalização). Os resultados não foram os previstos: perderam-se graus de liberdade, nomeadamente a satisfação de estar ligado a uma obra (homens).

4 Contradições do sistema Justiça social Exclusão Controlo Inutilidade Winner takes all Confiança na integração social Prisão de ferro Burocracia Rede e flexibilidade

5 As queixas dos beneficiários Aguiar, Joaquim (2005) Fim das Ilusões, Ilusões do Fim, 1985-2005, Lisboa, Alêtheia Editores. Fundadores, sucessores e herdeiros, cada vez mais ignorantes sobre a própria estruturação política do poder. Tese: intenções são mentiras e é por isso que a justiça social competitiva não se concretiza (refere-se ao crescimento da iniciativa privada protegida pelo Estado) :338 em lugar da solidariedade (…) estagnação (…) em lugar de justiça social (desigualdade) ao concluir apreciação do balanço da democracia :368 dimensões da crise 1930: o confronto entre democracia e autoritarismo (questão do regime), entre hierarquia e igualdade (questão social), entre nacionalismo e imperialismo (questão geo- política) e entre a revolução conservadora e a revolução socialista (clivagem dominante), a crise de 1990 retoma essas mesmas questões (…) vertical, horizontal, fronteira e estado de espírito.

6 Ideologia anti-ideológica Justiça social Exclusão Constituição Classe política Vítimas Ilusões Negação Descontinuidade Globalização competitiva

7 Como conquistar o mundo? Fukuyama, Francis (2006) A Construção de Estados – Governação e Ordem Mundial no Século XXI, Lisboa, Gradiva. Nações = a) comunidade de sonhos napoleónica (subjectiva) b) comunidade de língua ou sangue à alemã (objectivista) Estado = administração de funções sociais que não podem ser desempenhadas por privados mas que devem ser eficazes e fortes (autor), sendo que tal avaliação é problemática: o que é um Estado forte? Os EUA? E serão os estados fracos que provocam a desordem? Distinguir Estado e Administração mediados por instituições. (Durkheim)

8 Subordinação como submissão Justiça social Exclusão Controlo Uni (multi) lateralismo ONG´s e exércitos privados Promoção da democracia Paz Subordinação Submissão

9 Questões a responder: Que tipo de expectativas podem ser consideradas realistas à luz das diferentes teses? Qual o lugar da teoria das vítimas de Aguiar (ver também M. Wieviorka) Qual o âmbito de observação histórica? Que consequências terão tais perspectivas na análise das prisões ou da imigração (nomeadamente ao nível das análises demográficas)? Caminhos e soluções apontados? Moral da vida: continuar a lutar ou continuar a observar? Factores de dinamismo e pontos de observação: a) factores internos b) factores eternos?


Carregar ppt "Comentários teóricos aos livros tratados Laboratório do Mestrado Instituições e Justiça Social, Gestão e Desenvolvimento 2006/07."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google