A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Química

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Química"— Transcrição da apresentação:

1 Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Química
Ensino Médio, 2ª Série Reações exotérmicas e endotérmicas

2 Termoquímica: reações exotérmicas e endotérmicas
Ciências da Natureza e suas Tecnologias , 2º Ano Tópico: Reações exotérmicas e endotérmicas Química Termoquímica: reações exotérmicas e endotérmicas

3 Ciências da Natureza e suas Tecnologias , 2º Ano
Tópico: Reações exotérmicas e endotérmicas Introdução O conteúdo Termoquímica: reações exotérmicas e endotérmicas teve início com o tópico Calorimetria. A abordagem do conteúdo trazia exemplos de substâncias utilizadas em laboratórios de química como também ilustração de situações do cotidiano. Assim, elegemos como fio condutor para o desenvolvimento da aula as que faziam referência aos alimentos e às calorias contidas neles. Essa preferência teve sua razão de ser na escola, pois o material para as aulas práticas que envolvem alguns processos do referido conteúdo ainda é pouco e incipiente.

4 Ciências da Natureza e suas Tecnologias , 2º Ano
Tópico: Reações exotérmicas e endotérmicas No contexto apresentado na introdução, os seguintes objetivos foram desenvolvidos: OBJETIVO GERAL Realizar cálculos referentes aos índices de massa corpórea (IMC) bem como cálculos calóricos (Kcal, J e KJ) de alguns alimentos consumidos pelos estudantes.

5 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Ciências da Natureza e suas Tecnologias , 2º Ano Tópico: Reações exotérmicas e endotérmicas OBJETIVOS ESPECÍFICOS - Encontrar relação entre as situações diárias e os conceitos científicos; - Refletir sobre os hábitos alimentares; - Desencadear uma discussão acerca do conteúdo Termoquímica numa perspectiva interdisciplinar.

6 Por que uma visão interdisciplinar ?
Ciências da Natureza e suas Tecnologias , 2º Ano Tópico: Reações exotérmicas e endotérmicas Por que uma visão interdisciplinar ? Porque a abordagem faz conexão com outras áreas do conhecimento, tais como: Biologia - Sistema digestório e bioquímica celular.

7 - Cálculos de fórmulas disponíveis na internet.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias , 2º Ano Tópico: Reações exotérmicas e endotérmicas Matemática - Cálculos de fórmulas disponíveis na internet.

8 -Computadores conectados à rede mundial e acesso ao link:
Ciências da Natureza e suas Tecnologias , 2º Ano Tópico: Reações exotérmicas e endotérmicas RECURSO MULTIMÍDIA -Computadores conectados à rede mundial e acesso ao link: <

9 Ciências da Natureza e suas Tecnologias , 2º Ano
Tópico: Reações exotérmicas e endotérmicas Como proposta, elaboramos duas ferramentas para serem utilizadas na investigação e na análise desses dados: Tendo o registro no link , inicialmente, cada usuário insere seu nome para medir o seu IMC.

10 Ciências da Natureza e suas Tecnologias , 2º Ano
Tópico: Reações exotérmicas e endotérmicas Na sequência, o estudante insere dados referentes a sua massa corpórea e a sua altura. Em seguida, clica e os resultados são apresentados com base em suas informações. Ele irá verificar, nas referências, o índice do seu IMC.

11 Em seguida, insere-se o seu peso e sua altura
Ciências da Natureza e suas Tecnologias , 2º Ano Tópico: Reações exotérmicas e endotérmicas Em seguida, insere-se o seu peso e sua altura ...chegando-se ao resultado.

12 Ciências da Natureza e suas Tecnologias , 2º Ano
Tópico: Reações exotérmicas e endotérmicas A segunda tabela apresenta uma coluna de alguns alimentos e suas calorias por determinada porção. O estudante irá, então, inserir a quantidade consumida dos alimentos presentes na tabela (que tiveram por base a pesquisa desenvolvida na escola), podendo realizar a conversão de Calorias (Kcal) para Kilojoule (KJ) ou Joule (J).

13 Ciências da Natureza e suas Tecnologias , 2º Ano
Tópico: Reações exotérmicas e endotérmicas Nessa ferramenta, o aluno poderá calcular os valores calóricos de até 10 alimentos consumidos no lanche mediante dados selecionados na pesquisa realizada.

14 1- Anote o alimento consumido em um dia;
Ciências da Natureza e suas Tecnologias , 2º Ano Tópico: Reações exotérmicas e endotérmicas Atividade 1- Anote o alimento consumido em um dia; 2- Verifique a quantidade calórica que compõe esse alimento consumido. Faça a pesquisa na tabela disposta no corredor da escola e/ou no link da UNESP: <

15 Tabela de referência para a pesquisa e análise dos dados.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias , 2º Ano Tópico: Reações exotérmicas e endotérmicas Tabela de referência para a pesquisa e análise dos dados. Disponível em: <

16 Ao tabularmos os dados, obtivemos os seguintes resultados:
Ciências da Natureza e suas Tecnologias , 2º Ano Tópico: Reações exotérmicas e endotérmicas Ao tabularmos os dados, obtivemos os seguintes resultados: O pão francês é o alimento consumido por 60% dos estudantes, tanto no café da manhã quanto em algum tipo de lanche; O refrigerante Coca-cola em lata (350 ml) é consumido por cerca de 25% dos estudantes; Das frutas inclusas como dieta, só foram verificadas 9,8% das citações em relação ao consumo de bananas e 6,5% ao consumo de maçãs.

17 Ciências da Natureza e suas Tecnologias , 2º Ano
Tópico: Reações exotérmicas e endotérmicas Nossa análise nos fez refletir sobre três pontos: - Alto consumo de alimentos calóricos, com consequência de alteração nos cálculos do IMC; - Sedentarismo e má alimentação deixam as pessoas mais cansadas e apáticas às situações cotidianas; - A alimentação de “embalagens” causa uma falsa saciedade e pouco contribui com a demanda diária de vitaminas e sais minerais para os jovens.

18 Ciências da Natureza e suas Tecnologias , 2º Ano
Tópico: Reações exotérmicas e endotérmicas O uso desse recurso permite ao estudante elaborar e executar situações interdisciplinares numa perspectiva que privilegie o protagonismo juvenil, além de verificar uma contextualização entre a pesquisa acadêmica e os problemas e interesse dos jovens estudantes.

19 Ciências da Natureza e suas Tecnologias , 2º Ano
Tópico: Reações exotérmicas e endotérmicas É importante ressaltar a forma como os conceitos de química podem ser tratados de forma a dar significados aos conteúdos propostos e a sua aplicação no cotidiano.

20 Discussões direcionadas:
Ciências da Natureza e suas Tecnologias , 2º Ano Tópico: Reações exotérmicas e endotérmicas Discussões direcionadas: - Em relação ao IMC, até que ponto isso pode ser um referencial para seu corpo? -Os alimentos apresentados na tabela também estão presentes na sua dieta? Sim? Não? Por quê?

21 O que a energia presente nos alimentos tem a ver com a termoquímica?
Ciências da Natureza e suas Tecnologias , 2º Ano Tópico: Reações exotérmicas e endotérmicas O que a energia presente nos alimentos tem a ver com a termoquímica? - É possível relacionar a quantidade de energia obtida nos alimentos consumidos e o seu gasto diário em atividades diárias?

22 Ciências da Natureza e suas Tecnologias , 2º Ano
Tópico: Reações exotérmicas e endotérmicas - O lanche e a merenda servidos na escola estão de acordo com uma alimentação saudável?

23 Algumas sugestões com base no desenvolvimento dessas aulas:
Ciências da Natureza e suas Tecnologias , 2º Ano Tópico: Reações exotérmicas e endotérmicas Algumas sugestões com base no desenvolvimento dessas aulas: 1- Convidar um nutricionista para proferir uma palestra sobre a importância dos hábitos alimentares; 2- Rever alguns itens da merenda/lanche servidos na escola, que é carente de frutas e verduras; 3- Desenvolver esse programa em aulas futuras, na abordagem dessa temática.

24 Ciências da Natureza e suas Tecnologias , 2º Ano
Tópico: Reações exotérmicas e endotérmicas Referências FELTRE, Ricardo. Química: físico-química, vol.2, Ed. Moderna, São Paulo: < < <


Carregar ppt "Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Química"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google