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Desenvolvimento e Aprendizagem Motora
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1. ENCONTRO Apresentação da disciplina: objetivos, conteúdos, avaliações, bibliografia. AVALIAÇÃO: PROVA (Fevereiro) Prova Escrita + Exercícios (10,0) PROVA (Março) Prova Escrita + Exercícios (20,0) PROVA (Abril) Seminário (20,0) PROVA (Maio) Prova Escrita + Exercícios (20,0) PROVA (Junho) Prova Escrita (30,0)
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DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA
Programação/Conteúdo Programático Desenvolvimento e Aprendizagem motora com sub-áreas de estudo do movimento humano e da Educação Física; Definição do estudo do desenvolvimento motor: os conceitos de movimento e de mudança no comportamento motor; Perspectivas teóricas no estudo do desenvolvimento motor; Seqüência de desenvolvimento motor: modelos e questões; Conceitos de desenvolvimento motor e suas implicações para a Educação Física; Fatores que afetam o desenvolvimento motor; Aplicações e implicações pedagógicas do desenvolvimento motor; Teoria de circuito fechado x circuito aberto; Teoria de esquemas e variabilidade de prática; Teoria hierárquica de programação motora; O processo de aquisição de habilidades motoras; conhecimento de resultados e feedback; Interferência contextual, retenção e transferência.
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Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 2. ENCONTRO)
Tema da aula: Terminologias, Conceituação, Pesquisas do movimento humano.
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DEFINIÇÕES Aprendizado – processo interno que produz alterações consistentes no comportamento individual em decorrência da interação da experiência, da educação e do treinamento com processos biológicos. Desenvolvimento Humano - o processo que se refere à estabilidade e mudanças nas características biopsicológicas dos seres humanos durante o curso de suas vidas e através de gerações”(p. 995) Bronfenbrenner e Morris (1998). Desenvolvimento Motor – alteração contínua no comportamento motor ao longo do ciclo da vida provocadas pelo ambiente, individualidade biológica e pelas peculariedades da mecânicas da tarefa.
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ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO DE ESTUDOS DA ATIVIDADE FÍSICA
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ORIGEM DOS PESQUISADORES ÁREA DE ATUAÇÃO (1988 - 2004)
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ORIGEM DO PRIMEIRO AUTOR 1994 - 2003
CATUZZO, BASSO, WALTER, PAROLI, SILVA, TANI, 2004
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GRANDE ÁREA: CIÊNCIAS DA SAÚDE
ÁREA: EDUCAÇÃO FÍSICA PROGRAMA IES UF CONCEITO M D F CIÊNCIA DA MOTRICIDADE HUMANA UCB/RJ RJ 3 - CIÊNCIAS DA ATIVIDADE FÍSICA UNIVERSO CIÊNCIAS DA MOTRICIDADE UNESP/RC SP 5 CIÊNCIAS DA REABILITAÇÃO UFMG MG CIÊNCIAS DO MOVIMENTO HUMANO UFRGS RS 4 UDESC SC EDUCAÇÃO FÍSICA UNB DF UCB UFES ES UFV UFPR PR UEL UGF UFPEL UFSC USP UNICAMP UNIMEP USJT UNICSUL Mestrados/Doutorados Reconhecidos M - Mestrado Acadêmico, D - Doutorado, F - pós-doutorado
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ONDE E QUEM ESTUDA O DESVOLVIMENTO MOTOR?
No Brasil - Rui Krebs (UDESC), Go Tani (USP), Nádia Valentine (UFRS) , Fernando Coppete (UFSC), Ana Peleguine (UNESP). Internacional - David Gallahue (Indiana University), Carl Gabbad (Texas A&M University), Dale Urich (Michigan University), Hellen Eckert.
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COMO PODE SER PESQUISADO O DESENVOLVIMENTO MOTOR ?
MÉTODO LONGITUDINAL - ideal e o único real. MÉTODO TRANSVERSAL - pessoas diferentes, representando cada idade. MÉTODO LONGITUDINAL MISTO - combina os aspectos. DOIS TIPOS DE OBSERVAÇÃO. PROCESSO - descreve as fases desenvolvimento das habilidades motoras . PRODUTO - analisa as necessidades biológicas, ambientais, ocupacionais que influenciam as habilidades motoras e o desempenho motor. FOCO DAS OBSERVAÇÃO. TEORIAS - Idéias gerais que explicam desenvolvimento humano. MODELOS - esquemas que escrevem o desenvolvimento das fases motoras .
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Vias de condução de informação
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Plasticidade Neural
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Plasticidade Neural
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Ler os artigos para avaliação.
A INFLUÊNCIA DE FATORES AMBIENTAIS NO DESEMPENHO MOTOR E SOCIAL DE CRIANÇAS DA PERIFERIA DE PORTO ALEGRE ANÁLISE DAS OPORTUNIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO MOTOR (AFFORDANCES) EM AMBIENTES DOMÉSTICOS NO CEARÁ – BRASIL TENDÊNCIAS DOS ESTUDOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO MOTOR NA LITERATURA BRASILEIRA EM EDUCAÇÃO FÍSICA. A TEORIA DOS ESTÁGIOS APLICADA AOS ESTUDOS DO DESENVOLVIMENTO MOTOR: UMA REVISÃO (Inara Marques)
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