A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ÉTICA GREGA ANTIGA Acadêmico: andré felipe Guerim

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ÉTICA GREGA ANTIGA Acadêmico: andré felipe Guerim"— Transcrição da apresentação:

1 ÉTICA GREGA ANTIGA Acadêmico: andré felipe Guerim
Referências: VALLS, Álvaro L. M. O Que é Ética. São Paulo: Editora Brasiliense, (Coleção Primeiros Passos, nº 177). CAMPOS, Michele; GREIK, Michl; VALE, Tacyanne do. História da Ética. Científico, Salvador, v. 1, n. 2, p.?-?, ? dez Semestral.

2 POR QUE ESTUDAR A ÉTICA? “A ética é daquelas coisas que todo mundo sabe o que são, mas que não são fáceis de explicar, quando alguém pergunta. Tradicionalmente ela é entendida como um estudo ou uma reflexão, científica ou filosófica, e eventualmente até teológica, sobre os costumes ou sobre as ações humanas. Mas também chamamos de ética a própria vida, quando conforme aos costumes considerados corretos. A ética pode ser o estudo das ações ou dos costumes, e pode ser a própria realização de um tipo de comportamento.” (VALLS, Álvaro L. M. O Que é Ética. 1994, p. 7)

3 “A reflexão grega surgiu como uma pesquisa sobre a natureza do bem moral, na busca de um princípio absoluto da conduta. Ela procede do contexto religioso, onde podemos encontrar o cordão umbilical de muitas ideias éticas.” (VALLS, Álvaro L. M. O Que é Ética. 1994, p. 24)

4 O que é Felicidade e onde está esse Sumo Bem?

5 Ascetismo: É a prática da abstenção de prazeres e até do conforto material ou negação de desejos físicos ou psicológicos, com o fim de alcançar a perfeição moral e espiritual.

6 “De acordo com Platão, As principais virtudes são as seguintes:
- Justiça (dike), A virtude geral, que ordena e harmoniza, e assim nos assemelha ao invisível, divino, imortal e sabio; - Prudência ou sabedoria (frônesis ou sofía) é a virtude própria da alma racional, a racionalidade como o divino no homem: orientar-se para os bensdivinos. Esta virtude, que para Platão equivale à vida filosófica como uma música mais elevada, é aquela que põe ordem, também, nos nossos pensamentos; - Fortaleza ou valor é a que faz com que as paixões mais nobres predominem, e que o prazer se subordine ao dever; - Temperança (sofrosine) é a virtude da serenidade, equivalente ao autodomínio, à harmonia individual.

7 Eudemonismo: A doutrina segundo a qual a felicidade é o objetivo da vida humana, e não se opõe à razão mas é a sua finalidade natural. Era a posição sustentada por todos os da Antiguidade, apesar das diferenças acerca da concepção de felicidade de cada um deles.

8 Aristóteles, diferente de Platão, prefere não isolar e nomear algo como um Sumo Bem ou Bem Supremo, pois ele sabe que o homem, como um ser complexo e abstruso, não precisa apenas do melhor dos bens, mas sim de vários bens, de tipos diferentes, tais como amizade, saúde e até alguma riqueza. Sem um certo conjunto de tais bens, não há felicidade humana. Para Aristóteles, a razão caracteriza especificamente o homem. Ele não pode meramente viver, mas ele precisa viver racionalmente, viver de acordo com a razão. Sendo assim, O bem próprio do homem é a vida teórica ou teorética, dedicada ao estudo e à contemplação, a vida da inteligência.

9 Convém lembrar que esses grandes filósofos gregos viviam numa sociedade de classes, baseada no trabalho escravo, e que os filósofos em geral se dirigiam à aristocracia, isto é, àqueles que podiam dedicar-se quase que exclusivamente à vida do pensamento, livres que estavam do trabalho duro e cotidiano. (E convém lembrar, igualmente, que uma observação como está acima não explica toda a grande construção teórica sobre a ética, de pensadores como Sócrates, Platão e Aristóteles).

10 Que os exemplos resumidos de Platão e Aristóteles nos bastem, em termos de grandes teorias morais. Apenas como uma amostra. Uma amostra da profundidade e da seriedade da reflexão ética. Que é muito mais do que isto.  

11 Eu, no meu papel de acadêmico, visando o aprendizado constante, concluo que Ética, na essência da palavra, nunca foi aquele velho paradigma e conjunto de regras e etiquetas doutrinárias que se aprendem desde o jardim de infância. A Ética Grega Antiga condiz em ir busca daquilo que é o seu Sumo Bem, genitor da sua felicidade. A Ética Grega Antiga é a Ética mais bela e edificante dentre qualquer outro conjunto de valores e princípios.


Carregar ppt "ÉTICA GREGA ANTIGA Acadêmico: andré felipe Guerim"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google