A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

HiperLAN (High Performance Radio Local Area Network) 16386 Luís Martins 12091 David Pinheiro Engenheira de Sistemas e Informática Computação Móvel.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "HiperLAN (High Performance Radio Local Area Network) 16386 Luís Martins 12091 David Pinheiro Engenheira de Sistemas e Informática Computação Móvel."— Transcrição da apresentação:

1 HiperLAN (High Performance Radio Local Area Network) Luís Martins David Pinheiro Engenheira de Sistemas e Informática Computação Móvel

2 Apresentação ETSI (European Telecommunication Standards Institute) ETSI (European Telecommunication Standards Institute) A primeira versão foi especificada em 1996 A primeira versão foi especificada em 1996 Configuração automática da rede (não necessita planeamento manual das frequências) Configuração automática da rede (não necessita planeamento manual das frequências)

3 Familia protocolar HIPERLAN/1HIPERLAN/2 HIPERLAN/3 HIPERLAN/4 AplicaçãoRede local sem fioAcesso a redes fixas (ATM, por exemplo) WLLConexões de redes ATM sem fio ponto a ponto Frequência5.1~5.3 GHz17.2~17.3 GHz TopologiaAd hoc/InfraestruturaCelular/centralizadaPonto-multipontoPonto a ponto AntenaOmni-direcional Direcional Alcance50m50~100m5000m150m QoSEstatísticoClasses de tráfego ATM Mobilidade< 10 m / sEstacionária InterfaceRede local Convencional Redes ATM Taxa de dados23.5 Mbps> 20 Mbps155 Mbps Conservação de Energia SimNão é necessária

4 HiperLAN 2

5 Topologia Os Terminais Móveis (MT) acedem a rede através dos Pontos de Acesso (AP). Os Terminais Móveis (MT) acedem a rede através dos Pontos de Acesso (AP). Os Terminais Móveis (MT) podem mover-se livremente na rede (handover). Os Terminais Móveis (MT) podem mover-se livremente na rede (handover). Após a associação à rede os Terminais Móveis (TM) comunicam apenas com um Ponto de Acesso (AP). Após a associação à rede os Terminais Móveis (TM) comunicam apenas com um Ponto de Acesso (AP). Configuração de rede automática pelos Pontos de Acesso (AP). Configuração de rede automática pelos Pontos de Acesso (AP). Comunicação directa entre Terminais Móveis (TM). Comunicação directa entre Terminais Móveis (TM).

6 Características Transmissão de débito elevado Transmissão de débito elevado Serviço orientado a ligação (connection-oriented) Serviço orientado a ligação (connection-oriented) Suporte de qualidade de serviço (QoS) Suporte de qualidade de serviço (QoS) Alocação automática de frequência Alocação automática de frequência Suporte de segurança Suporte de segurança Suporte de mobilidade Suporte de mobilidade Rede e aplicações independentes Rede e aplicações independentes Conservação de Energia/Baterias Conservação de Energia/Baterias

7 Transmissão de débito elevado Até 54 Mbps na camada fisica e até 32 Mbps na camada 1. Até 54 Mbps na camada fisica e até 32 Mbps na camada 1. Taxa obtida usando um método de modulação chamado OFDM (Orthogonal Frequency Digital Multiplexing) Taxa obtida usando um método de modulação chamado OFDM (Orthogonal Frequency Digital Multiplexing)

8 Serviço orientado a ligação Transmissão de dados após estabelecimento de ligação Transmissão de dados após estabelecimento de ligação Comunicações ponto a ponto são biredicionais. Comunicações ponto a ponto são biredicionais. Comunicações ponto-multiponto são unidirecionais. Comunicações ponto-multiponto são unidirecionais. Um canal de broadcast permite interligar todos os MT ao mesmo tempo. Um canal de broadcast permite interligar todos os MT ao mesmo tempo.

9 Suporte de qualidade de serviço (QoS) Podem ser negociados parâmetros de largura de banda, atraso, jitter, taxas de erros ou alternativamente podem ser estabelecidas prioridades as ligações Podem ser negociados parâmetros de largura de banda, atraso, jitter, taxas de erros ou alternativamente podem ser estabelecidas prioridades as ligações O QoS e a transmissão a alta velocidade permite a transmissão de todo o tipo de dados, do vídeo até aos dados. O QoS e a transmissão a alta velocidade permite a transmissão de todo o tipo de dados, do vídeo até aos dados.

10 Alocação automática de frequência Selecção automática da frequência em função dos AP vizinhos Selecção automática da frequência em função dos AP vizinhos

11 Suporte de segurança Autenticação e cifragem contemplados

12 Suporte de mobilidade Associação automática ao AP com melhor sinal (handover) Associação automática ao AP com melhor sinal (handover)

13 Rede e aplicações independentes Os PA podem interligar-se a uma grande variedade de redes (Ethernet, ATM, UMTS, FireWire, …) A arquitectura protocolar contém uma sub-camada de convergência

14 Conservação de Energia/Baterias O mecanismo usado para permitir um MT economizar energia é baseado numa negociação iniciada pelo MT de períodos de dormir O mecanismo usado para permitir um MT economizar energia é baseado numa negociação iniciada pelo MT de períodos de dormir.

15 Arquitectura

16 Camada física (PHY) Modulação OFDM (Orthogonal Frequency Division Multiplexing) Modulação OFDM (Orthogonal Frequency Division Multiplexing) Alocação na banda dos 5GHz Alocação na banda dos 5GHz Cobertura de uma célula PA: 30m (edifício); 150m (espaço aberto) Cobertura de uma célula PA: 30m (edifício); 150m (espaço aberto)

17 OFDM (Orthogonal Frequency Digital Multiplexing) Excelente desempenho em ambientes em que o sinal de rádio transmitido é reflectido por vários pontos. Excelente desempenho em ambientes em que o sinal de rádio transmitido é reflectido por vários pontos. Espaçamento entre canais de 20 MHz, (19 canais na Europa). Espaçamento entre canais de 20 MHz, (19 canais na Europa). 52 subportadoras por canal (48 destinadas a transmissão de dados e 4 subportadoras piloto) 52 subportadoras por canal (48 destinadas a transmissão de dados e 4 subportadoras piloto) Espectro do canal dividido em um número de subcanais com frequências independentes e não selectivas.(Esses subcanais são usados para um link de transmissão entre AP e MT). Espectro do canal dividido em um número de subcanais com frequências independentes e não selectivas.(Esses subcanais são usados para um link de transmissão entre AP e MT). Usa FFT de 64 pontos no transmissor e receptor. Usa FFT de 64 pontos no transmissor e receptor.

18 Modos OFDM

19 Data Link Control Layer (DLC) Enlace lógico entre o AP e os MT Enlace lógico entre o AP e os MT Inclui funções como acesso ao meio e transmissão Inclui funções como acesso ao meio e transmissão Dividida em um conjunto de subcamadas Dividida em um conjunto de subcamadas - MAC - CE (Protocolo Controlo de Erro) - RLC

20 Protocolo MAC

21 Arquitectura

22 Aplicações Hot spots - Aeroportos, hotéis, campus universitário 3ª geração de redes celulares (UMTS) - Alternativa de acesso à rede: HiperLAN 2 nos hot spots e àreas citadinas e UMTS para área mais alargadas Redes de dispositivo de consumo - Interligação de dispositivos domésticos: PC, VCR, cameras de filmar, impressoras,… PA como gateway com redes públicas (ADSL, cable modem) Corporate LAN


Carregar ppt "HiperLAN (High Performance Radio Local Area Network) 16386 Luís Martins 12091 David Pinheiro Engenheira de Sistemas e Informática Computação Móvel."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google