A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Embedded Software Engineering: The State of the Practice Acadêmicos:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Embedded Software Engineering: The State of the Practice Acadêmicos:"— Transcrição da apresentação:

1 Embedded Software Engineering: The State of the Practice Acadêmicos:

2 Sumário Introdução Métodos de Pesquisa Engenharia de Requisitos Especificações de Requisitos Gerenciamento de Requisitos Especificação da Arquitetura Análise da Arquitetura Reuso Conclusão

3 Introdução O artigo apresenta um estudo realizado com 8 empresas que utilizam sistemas embarcados. Para desenvolver um software para sistema embarcado é fundamental que se entenda sobre o contexto onde o mesmo sera aplicado.

4 Método de Pesquisa Foram realizadas 36 entrevistas de 1 hora cada usando o modelo BOOTSTRAP.

5 Engenharia de Requisitos Nessa fase é recolhido os requisitos funcionais e não funcionais com o cliente. Há uma clara diferença entre os projetos grandes e pequenos.

6 Especificações de Requisitos Especificação de requisitos utilizada assemelha-se a UML. Mas a UML não é uma pratica comum. Os documentos de especificação de requisitos das companhias são variados. As empresas possuem modelos variados. Como em sistemas embarcados os requisitos, não funcionais são tipicamente importantes, esperava-se mais atenção nesse ponto.

7 Gerenciamento de Requisitos Dois empecilhos da administração de requisitos são o grande número de áreas envolvidas e grande parte dos projetos não são iniciados do “zero”. Outro problema encontrado foi a escassez de ferramentas. Gerenciamento de requisitos envolve também o gerenciamento de versão (características de gestão em versão), gestão da mudança (compatibilidade), e gerenciamento de configuração.

8 Especificação de Arquitetura UML foi a notação mais comumente usados para modelagem arquitetônica.

9 Analise da Arquitetura Os projetos pequenos nem sempre consideram essa fase, alguns arquitetos dizem que não há tempo suficiente para efetuar essa etapa.

10 Reuso A maioria projetos não começa do zero. As ferramentas disponíveis de gestão de requisitos não parecem resolver este problema.

11 Conclusão Acredita-se que os resultados obtidos, levando em conta com a diversidade de tamanho e países de origem possa representar um padrão de toda a Europa, podendo até mesmo estender-se também para o EUA por exemplo. Esperava-se que as empresas utilizassem ferramentas especificas levando em consideração requisitos de energia, memória e tempo. Os entrevistados relataram alguns motivos pelos quais a aplicação de engenharia de software para softwares embarcados é complexa.

12 Muito Obrigado!


Carregar ppt "Embedded Software Engineering: The State of the Practice Acadêmicos:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google