A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Operações de separação e purificação de compostos Sólido / sólido: 1- Se forem sólidos com partículas de dimensões diferentes podem ser separados usando.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Operações de separação e purificação de compostos Sólido / sólido: 1- Se forem sólidos com partículas de dimensões diferentes podem ser separados usando."— Transcrição da apresentação:

1 Operações de separação e purificação de compostos Sólido / sólido: 1- Se forem sólidos com partículas de dimensões diferentes podem ser separados usando um crivo apropriado; 2- Sublimação: é uma técnica usada também para purificação Sólido / líquido: a separação pode ser feita por 1- Filtração 2- Decantação 3- Centrifugação Líquido / líquido: podem ser separados por 1- Destilação 2- Extracção 3- Centrifugação

2 Compostos em solução: os compostos sólidos, líquidos ou gasosos são dissolvidos num solvente apropriado e só depois são separados pelos diferentes tipos de técnicas cromatográficas ou electroforéticas. Técnicas para o controlo da pureza de sólidos e de líquidos Determinação das constantes físicas: 1- Ponto de fusão 2- Ponto de ebulição 3- Determinação do peso molecular (microanálise) 4-Métodos espectroscopicos: infravermelho, ressonância magnética nuclear, espectrometria de massa, ultra-violeta / visivel

3 Sublimação Ocorre quando um sólido é convertido em vapor sem passar pela fase líquida, o qual é recondensado numa superficie fria. É possível ocorrer em sólidos com elevada pressão de vapor, ou seja substâncias com forças de atracção intermoleculares fracas. A forma molecular destes compostos é esférica ou cilindrica. É que estas formas não são ideais para se formem forças intermoleculares fortes.

4 Decantação Ocorre após a sedimentação, ou seja a deposição das partículas sólidas de uma suspensão por acção da gravidade, a fase clara é vertida para outro recipiente enquanto a fase sólida (ou pelo menos uma suspensão mais concentrada em sólido) mais densa fica no mesmo recipiente. Esta operação é frequentemente acompanhada por uma filtração. Centrifugação Faz-se em centrifugas, e consiste na aceleração da sedimentação por aplicação de uma força centrifuga É aplicada em laboratorios bioquimicos, clinicos químicos e industriais, em separações preparativas de partículas de dimensões distribuídas numa vasta gama pequenas moléculas, macromoléculas, componentes subcelulares, vírus, células etc.

5 Filtração Pode ser feita de 2 modos: 1- por gravidade 2- Por sucção

6 Destilação Existem vários tipos as mais comuns são: 1.Destilação simples 2.Destilação fraccionada

7 Extracção Significa retirar um composto de uma fase para outra outra, normalmente de um liquido ou um sólido para outro liquido. Os dois líquidos são imisciveis e formam duas fases. Existem dois tipos de extracção: 1.Extracção usando solventes neutros: baseia-se nas diferentes solubilidades; 2.Extracção por solventes quimicamente activos.

8 Cromatografia Utilizada na separação de compostos Existem vários tipos Fase estacionária Fase móvel Técnica SólidoLiquidoAdsorção Fase reversa (moléculas orgânicas polares) Gel de Permeação (macromoleculas) Troca iónica (moléculas carregadas e aminoacidos) Liquido Partição (moleculas termolabeis e acido sensiveis) LíquidoGasFase de vapor ou gas- líquido (moleculas orgânicas voláteis)

9 Electroforese É a migração de iões por acção de um gradiente eléctrico ; Pode ser aplicada na separação de espécies iónicas ou ionizáveis, em geral, em solução


Carregar ppt "Operações de separação e purificação de compostos Sólido / sólido: 1- Se forem sólidos com partículas de dimensões diferentes podem ser separados usando."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google