A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CITAÇÕES E REFERÊNCIAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CITAÇÕES E REFERÊNCIAS"— Transcrição da apresentação:

1 CITAÇÕES E REFERÊNCIAS

2 CITAÇÕES Na parte textual dos trabalhos acadêmicos,quando fizemos a fundamentação teórica, é necessário a inserção de ideias, comentários e teorias de outros autores, nas diversas áreas do conhecimento.

3 CITAÇÕES Função das citações Sustentar as ideias do autor do texto;
Desenvolvimento do raciocínio; Colaboração das ideias ou da tese que o autor defende Permitir a identificação do legítimo “dono”das ideias apresentadas Possibilitar o acesso ao texto original

4 CITAÇÕES Função das citações
A tarefa de fazer trabalhos torna-se mais difícil, sem antes ler o que já se produziu acerca do tema, portanto, leiam, leiam muito antes de começar a escrever. No paper, suas reflexões e as citações formam a fundamentação teórica. Não podemos apenas inserir as citações, é preciso que se perceba como você estabelece relações entre elas.

5 AUTOR, ANO E PÁGINA SÃO ELEMENTOS BÁSICOS PARA FAZERMOS CITAÇÃO
CITAÇÕES Função das citações “Constitui plágio a apropriação de ideias alheias sem indicação do autor e da fonte de onde foi retirada a informação referenciada, além de denunciar desonestidade científica ao texto”.(CERVO;BERVIAN;SILVA,2007,p.128, grifos nossos). AUTOR, ANO E PÁGINA SÃO ELEMENTOS BÁSICOS PARA FAZERMOS CITAÇÃO

6 As citações são classificadas como diretas e indiretas.
Tipos de citações As citações são classificadas como diretas e indiretas. 1 - DIRETAS: CÓPIA LITERAL DO TEXTO ORIGINAL, DEVE SER PRESTADO A ATENÇÃO,NA ORTOGRAFIA,MAIÚSCULAS E MINÚSCULAS, PONTUAÇÃO,GRIFOS E COMPLETUDE (verificar se não esqueceu de digitar nenhuma palavra ou frase)

7 CITAÇÕES 1.1 – DIRETAS CURTAS: Fragmento não excede três linhas, com aspas no início e ao término da citação. A indicação da autoria pode ser feita no início, ao término na citação acompanhada de expressões como: segundo, de acordo etc.,ou ao término, mas sem o uso das expressões. - página 197. Ex: Conforme Pelandré(2002,p.132), o meio social necessita da “[…]formulação de políticas educacionais condizentes com a realidade existente e da implementação de programas de letramento”

8 CITAÇÕES 1.2 – DIRETAS LONGAS: Ultrapassa três linhas, neste caso as citações longas são apresentadas em parágrafo próprio, com espaçamento simples, e destacadas do texto com recuo de 4cm da margem esquerda. O tamanho da fonte deve ser 10. Não há aspas no início e ao término da citação. Ex: pag. 199

9 CITAÇÕES CITAÇÕES DIRETAS
Apóstrofos(‘ ’) quando numa passagem transcrita já há trechos entre aspas, convertemos em apóstrofos, no paper. Omissão([...])para omitir um trecho da citação porque não interessa ao desenvolvimento do trabalho,use reticências entre colchetes, assim[...]. Pode ser usado no início, meio e fim das citações.

10 CITAÇÕES CITAÇÕES DIRETAS
c) Interpolações([ ]) quando são inseridos acréscimos ou comentários na citação, para explicar ou apontar opiniões especiais do autor pág 201. d) Ênfase, dúvida e destaque: [!] para indicar perplexidade, admiração. Para Indicar ênfase a alguma passagem da citação literal, você pode grifá-la, desde que essa alteração seja assinalda com a expressão(grifo nosso) pág 201.

11 CITAÇÕES CITAÇÕES DIRETAS e) Incorreções ou incoerências: Podemos encontrar erros gráficos ou lógicos, porém ao transcrevê-los para o seu paper, não devemos corrigir. ORTOGRAFIA,MAISCÚLAS,MINÚSCULAS,GRIFO ETC.,tudo deve ser transcrito como estava no original. Caso tenha percebido o erro use a expressão [sic] ao lado, após a palavra incorreta.

12 CITAÇÕES 2 - CITAÇÕES INDIRETAS
Paráfrases: Sintetizar as ideias do autor e não copiá-las ao pé da letra, a transcrição é livre, e fiel. Não é necessário aspas e a indicação das aspas é opcional, obrigatoriamente indicar o autor e ano da obra. b) Condensações: Seguem a lógica das paráfrases, porém designam a síntese de um texto mais extenso, um livro, capítulo, e não apenas de um assunto, mais sim de todo um conteúdo a ser apresentado. obrigatoriamente indicar o autor e ano da obra.

13 CITAÇÕES OUTRAS CITAÇÕES
Citação da citação: Quando consultado um livro e encontramos uma citação de outra autor mais antigo Sabemos que em alguns casos, não temos acesso ao texto original. não teremos acesso a esta obra, porém não devemos omitir essa informação do leitor. Colocamos os dois autores na citação( não é obrigatório) ex: Podemos entender variável como “qualquer quantidade ou característica que pode assumir diferentes valores numéricos”(YOUNG, 1960,p.311 apud FACHIN,2003,p.73). Usamos apud ou citado por entre os dois autores. Lembrando que não é obrigatório colocar citação da citaçãoh

14 CITAÇÕES INDICAÇÃO DA FONTE DAS CITAÇÕES
Sistema autor-data (quando as citações aparecem no texto); Sobrenome do autor; ano da publicação da obra; a página citada(opcional em casos de citações indireta). No caso de obras de um, dois, três autores e mais de três autores, quando não faz parte do texto, separa os sobrenomes dos autores por ponto e vírgula “;”e quando faz parte do texto, separamos por “e”. Quando temos mais de 3 autores, colocamos o sobrenome do primeiro seguido de et al.,

15 CITAÇÕES Ex: Conforme Pelandré (2002,p.132), o meio social necessita da “[…]formulação de políticas educacionais condizentes com a realidade existente e da implementação de programas de letramento”. Quando o sobrenome do autor faz parte do corpo do trabalho Citação curta com até 3 linhas. Sobrenome do autor com inicial maiúscula, pois faz parte do texto. Ano e página separados por vírgulas e parênteses.

16 CITAÇÕES “[…]formulação de políticas educacionais condizentes com a realidade existente e da implementação de programas de letramento” (PELANDRÉ ,2002,p.132) Quando o sobrenome do autor não faz parte do corpo do trabalho Citação curta com até 3 linhas. Sobrenome do autor: em letras Maiúsculas. Autor, ano e página separados por vírgulas.

17 REFERÊNCIA É um conjunto de elementos descritivos, retirados de um documento que permite sua identificação individual. Obs: Lembre-se de sempre anotar a fonte que você esta tirando as citações, sejam livros, artigos da internet.

18 REFERÊNCIA É formada de elementos essenciais [autor(es), título,edição,local,editora e data da publicação], que serão utilizaremos no paper. SOBRENOME,Prenome. Título: subtítulo(se houver).Edição.Local:Editora, Ano. Número de páginas. Depois do ano, são elementos complementares, não necessário no paper.

19 REFERÊNCIA EX: MARCUSCHI, Luiz Antonio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização .5.ed.São Paulo: Cortez, p. Caso o número de páginas seja maior de 1, colocar: “p” de páginas na frente e a primeira e última página separadas por hífen. Ex: p A edição é indicada só se não for a primeira. Verificar exemplo pág. 225.

20 REFERÊNCIA A associação brasileira de normas técnicas – ABNT, fixa as normas referente as referências e citações. A partir da pág. 236, temos um exemplo de referência para cada tipo de material.


Carregar ppt "CITAÇÕES E REFERÊNCIAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google