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Ministrado pelo Professor: Cristiano Silva

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Apresentação em tema: "Ministrado pelo Professor: Cristiano Silva"— Transcrição da apresentação:

1 Ministrado pelo Professor: Cristiano Silva
CURSO: GESTÃO DE MATERIAIS Ministrado pelo Professor: Cristiano Silva

2 As atividades abrangem:
RECURSOS MATERIAIS Definição Compras Recebimento Armazenagem Fornecimento Controle de Estoques As atividades abrangem:

3 Conceito de Administração de Materiais (moderno)
Um sistema integrado em que diversos subsistemas próprios interagem para constituir um todo organizado. Destina-se a dotar a administração dos meios necessários ao suprimento de materiais imprescindíveis ao funcionamento da organização, no tempo oportuno, na quantidade necessária, na qualidade requerida e pelo menor custo. OBJETIVOS:

4 Eficiência Eficácia Objetivos Estratégias

5 Processo Administrativo
Planejamento: Organização: Direção: Controle:

6 ATIVIDADES DA GESTÃO DE MATERIAIS
1. Comprar Materiais 2. Fornecedor 3. Transporte 4. Recebimento 5. Movimentação Interna 6. Armazenamento 8. Clientes 9. Sinal de Demanda 7. Expedição

7 Centralização x Descentralização
Outros deptos. Podem comprar Só um depto. Pode comprar

8 1) ( Prova: CESPE MPE-PI - Técnico Ministerial - Área Administrativa - Cargo 10 / Administração de Recursos Materiais / Administração de Materiais e Logística;  ) A administração de materiais pode ser conceituada como um sistema integrado que garante o suprimento da organização, no tempo oportuno, na quantidade necessária, na qualidade requerida e pelo menor custo. ( ) Certo      ( ) Errado 2) ( Prova: CESPE IFB - Professor - Logística / Administração de Recursos Materiais / Administração de Materiais e Logística;  ) Um dos objetivos do setor de compras é desenvolver e manter boas relações com os fornecedores. ( ) Certo      ( ) Errado

9 3) ( Prova: CESPE EBC - Técnico - Administração / Administração de Recursos Materiais / Aquisição de Materiais;  ) De modo geral, o processo de aquisição de materiais deve fundamentar-se em uma relação do tipo ganha-perde, na qual a empresa ganha descontos e o fornecedor perde lucratividade. ( ) Certo      ( ) Errado

10 4) ( Prova: CESPE TJ-ES - Analista Judiciário - Área Administrativa - Específicos - 01 / Administração de Recursos Materiais / Ciclo de Compras;  Compras;  ) As etapas do ciclo de compras incluem o acompanhamento do pedido de compra e o controle do recebimento do material comprado. ( ) Certo      ( ) Errado 5) ( Prova: CESPE MPU - Analista Administrativo / Administração de Recursos Materiais / Estoque;  ) Os materiais disponíveis para armazenamento e estoque devem ser classificados, de modo a se estabelecer um processo de identificação, codificação, cadastramento e catalogação. ( ) Certo ( ) Errado

11 Fórmula do Ponto de Pedido
PP= (TR . C) + ES TR = tempo de reposição ou lead time C = consumo ES = estoque de segurança

12 6) ( Prova: CESPE ABIN - OFICIAL TÉCNICO DE INTELIGÊNCIA - ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO / Administração de Recursos Materiais / Estoque;  ) Em um sistema ideal de revisão contínua, o ponto de pedido é determinado com base no consumo médio mensal, no tempo de reposição e nos estoques mínimo e máximo. ( ) Certo ( ) Errado 7)Prova Cespe A empresa Ômega tem um consumo mensal de um item a 1000 unidades, para que seu estoque não chegue a zero, mantém um nível de segurança de 200 unidades, levando em consideração que o tempo de ressuprimento é de 3 dias e que o mês equivale a 20 dias úteis, conclui-se que o ponto de pedido será de 450 unidades ( ) Certo ( ) Errado

13 8) Cespe (adaptada) Uma empresa que usa o modelo de reposição contínua na gestão de estoques tem um consumo médio de um item em estoque de 1000 unidades por mês e mantém um estoque mínimo de 100 unidades. Supondo que o prazo de entrega, após a colocação do pedido, é de 10 dias úteis e considerando 20 dias úteis por mês, então a quantidade do ponto de pedido será de 600 unidades. ( ) Certo ( ) Errado

14 Tipos de Estoque Almoxarifado de matéria-prima Almoxarifado de produtos em processo Almoxarifado de produtos acabados Almoxarifado de manutenção

15 09) ( Prova: CESPE TRE-RJ - Técnico Judiciário - Área Administrativa / Administração de Recursos Materiais / Classificação de Materiais;  Administração da produção;  ) Os materiais processados ao longo das diversas seções que compõem o processo produtivo da empresa são denominados matérias-primas. ( ) Certo ( ) Errado 10) ( Prova: CESPE MPE-PI - Analista Ministerial - Área Administrativa - Cargo 1 / Administração de Recursos Materiais / Classificação de Materiais;  ) No processo aplicado à indústria de tintas, as latas vazias para embalagem das tintas preparadas são consideradas materiais acabados. ( ) Certo ( ) Errado

16 Método Just in time Just in time é um sistema de ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora exata. Pode ser aplicado em qualquer organização, para reduzir estoques e os custos decorrentes. O just in time é o principal pilar do SISTEMA TOYOTA. Com este sistema, o produto ou matéria prima chega ao local de utilização somente no momento exato em que for necessário. Os produtos somente são fabricados ou entregues a tempo de serem vendidos ou montados. O conceito desse sistema está relacionado ao de produção por demanda, onde primeiramente vende-se o produto para depois comprar a matéria prima e posteriormente fabricá-lo ou montá-lo. Nas fábricas onde está implementado o estoque de matérias primas é mínimo e suficiente para poucas horas de produção. Para que isto seja possível, os fornecedores devem ser treinados, capacitados e conectados para que possam fazer entregas de pequenos lotes na frequência desejada.

17 Classificação dos Estoques
Controle, catalogar, codificar, simplificar, padronizar, armazenar Critérios de classificação dos Estoques Estocagem Materiais estocáveis Materiais não estocáveis Materiais de Estocagem Temporária Material de Estocagem Permanente

18 Critérios de classificação dos Estoques
Material de consumo geral Material de produto acabado Material de manutenção Quanto à sua aplicação Quanto à sua perecibilidade Quanto à sua periculosidade

19 CLASSIFICAÇÃO ABC CLASSE A CLASSE B CLASSE C Itens Importantes lucro Normalmente + barato Itens + importantes + lucro Normalmente + caro - quantidade Itens intermediários

20 IDENTIFICAR O QUE É + IMPORTANTE
B A A B C Teórico Wifredo Pareto – 80% da riqueza está concentrado em 20% da população IDENTIFICAR O QUE É + IMPORTANTE

21 11) ( Prova: CESPE MPU - Técnico Administrativo / Administração de Recursos Materiais / Curva ABC;  ) Com base no gráfico acima, que ilustra a curva ABC do almoxarifado de determinada empresa, julgue o item. A ordenação correta dos itens na abscissa do gráfico em questão, da esquerda para a direita, é a seguinte: itens da classe C, seguidos dos itens da classe B e, finalmente, os itens da classe A. ( ) Certo      ( ) Errado

22 12) ( Prova: CESPE TJ-AL - Técnico Judiciário / Administração de Recursos Materiais / Curva ABC;  ) Ao se classificar um almoxarifado com base na classificação ABC, os itens mais volumosos e que agregam pouco resultado para a organização devem ser incluídos na classe C. ( ) Certo ( ) Errado

23 ESTOCAGEM: É uma das atividades do fluxo de materiais no armazém, é o ponto destinado a locação estática dos materiais. Dentro de um armazém podem existir vários pontos de estocagem. • Por definição, as operações de armazenagem consistem no recebimento, estocagem, separação e expedição de materiais para apoiar o fluxo de materiais nos sistemas de manufatura e distribuição. Desenvolvidas por intermédio da movimentação de materiais, as operações de estocagem são diversas e seguem projetos e definições quase que específicos da própria empresa. Acondicionamentos especiais são realizadas, bem como os processos de identificação e endereçamento no sistema utilizado pela empresa são efetuados de forma que facilitem a sua saída quando necessário.

24 Buscar a menor imobilização possível de capital em estoques.
Avaliar Estoques Buscar a menor imobilização possível de capital em estoques. A avaliação de estoque compreende a determinação do valor de mercadorias, matérias-prima, produtos acabados ou em fabricação. Para isso se usa métodos de avaliação

25 MÉTODOS DE AVALIAÇÃO FIFO(First in,first out) / PEPS(primeiro a entrar,primeiro a sair Utilizado quando produtos possuem prazo de validade LIFO(last-in,first out) / UEPS(último a entrar, primeiro a sair) Utilizado em tempos de inflação CUSTO MÉDIO - na entrada e na saída é calculado pelo valor médio

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29 13) ( Prova: CESPE Câmara dos Deputados - Analista - Técnico em Material e Patrimônio / Administração de Recursos Materiais / Avaliação de Estoques;  ) Em períodos inflacionários elevados e duradouros, o método de avaliação de estoques mais indicado é o PEPS (FIFO). ( ) Certo ( ) Errado

30 14) ( Prova: CESPE TJ-DF - Analista Judiciário - Área Administrativa / Administração de Recursos Materiais / Avaliação de estoques pelo método PEPS;  ) Considere a seguinte movimentação hipotética de determinado material em uma empresa: 10/8: entrada de 100 unidades ao valor unitário de R$ 11,00; 20/8: entrada de 50 unidades ao valor unitário de R$ 10,00; 30/8: saída de 100 unidades; 10/9: entrada de 70 unidades ao valor unitário de R$ 9,00; 20/9: saída de 40 unidades. Com base nos dados acima e considerando a avaliação de estoques pelo método PEPS, o valor do estoque em 21/9 é superior a de R$ 800,00. ( ) Certo ( ) Errado

31 O solo e tudo aquilo que o incorpora de forma natural ou artificial.
Conceito de BENS O solo e tudo aquilo que o incorpora de forma natural ou artificial. Mesmo as edificações que foram separadas do solo, removidas para outro local conservam sua unidade. Bens imóveis Suscetíveis de movimento próprio ou de remoção por força alheia sem alteração da substância ou da destinação econômico-social. Bens móveis

32 Bens de Consumo: são bens não duráveis, ou que são gastos ou
consumidos no processo produtivo - depois de consumidos, representam despesas, tais como: combustíveis, material de escritório,material de limpeza, etc. Bens Fixos ou Imobilizados: bens duráveis, destinados à manutenção das atividades econômicas da organização, como imóveis, veículos, máquinas, instalações, equipamentos, móveis e utensílios. Bens principais Bens acessórios Aquele cuja existência supõe a do principal É o bem que existe sobre si BEM é tudo aquilo que satisfaz uma necessidade

33 Bens de Renda: não destinados aos objetivos da empresa
(ex: imóveis destinados a renda ou aluguel) Bens Intangíveis: não possuem existência física, porém, representam uma aplicação de capital indispensável aos objetivos sociais, como marcas e patentes, fórmulas ou processos de fabricação, direitos autorais, autorizações ou concessões, ponto comercial etc.

34 Bens quanto à sua utilização:
Ativos - aqueles requisitados regularmente em um dado período estipulado pelo órgão ou entidade. Inativos - aqueles não movimentados em certo período estipulado pelo órgão ou entidade e comprovadamente desnecessários para utilização nestes. Um bem é algo material ou imaterial, que pode ser avaliado em dinheiro, que satisfaz necessidades e que é suscetível de apropriação, utilização, direitos e obrigações.

35 ocioso - quando, embora em perfeitas condições de uso, não estiver sendo aproveitado;
recuperável - quando sua recuperação for possível e orçar, no âmbito, a cinquenta por cento de seu valor de mercado; antieconômico - quando sua manutenção for onerosa, ou seu rendimento precário, em virtude de uso prolongado, desgaste prematuro ou obsoletismo; irrecuperável - quando não mais puder ser utilizado para o fim a que se destina devido a perda de suas características ou em razão da inviabilidade econômica de sua recuperação.

36 • Possuem natureza relativamente permanente;
Os Recursos Patrimoniais (ou bens patrimoniais) representam o conjunto de bens imóveis e móveis e diferem dos demais recursos materiais pelos seguintes motivos: • Possuem natureza relativamente permanente; • São utilizados na operacionalização da produção; • São adquiridos esporadicamente; • Sofrem desgaste de uso e obsolescência; • Necessitam de manutenção. • Não são destinados a venda/comercialização*. Pelo menos esse não é o objetivo final

37 Recursos Patrimoniais
Exemplos Máquinas e equipamentos: ferramentas, maquinário, veículos, computadores, móveis etc. Edificações: prédios, depósitos, escritórios, garagens etc. Terrenos: locais onde estão as instalações e demais áreas, mesmo vazias. Jazidas: locais em que se possui direito/autorização de extração. Intangíveis: recursos que não se pode tocar, pois não tem corpo ou forma física - marcas, direitos autorais, patentes, projetos etc.

38 Patrimônio Imobiliário: Constitui-se de bens imóveis (Art
Patrimônio Imobiliário: Constitui-se de bens imóveis (Art. 79 a 81 do Código Civil Brasileiro), isto é, aqueles que se forem movidos perdem sua forma física, ou que não podem ser deslocados. Patrimônio Mobiliário: Constitui-se dos bens móveis (aqueles que podem ser movimentados, deslocados de posição sem que percam sua constituição física) e semoventes* e são definidos nos Artigo 82 a 86 do CCB. São também chamados de inventariáveis, imobilizados no ativo não circulante, depreciados ou amortizados em função de sua vida útil. * Semoventes – no sentido geral, é o ser que se move por si próprio. Juridicamente o animal (o elemento a ser transformado em produtos finais para o mercado ) é considerado um bem semovente.

39 Segundo a Instrução Normativa nº 205, de 08 de abril de 1988
"Recebimento é o ato pelo qual o material encomendado é entregue ao órgão público no local previamente designado, não implicando em aceitação. Transfere apenas a responsabilidade pela guarda e conservação do material, do fornecedor ao órgão recebedor. Ocorrerá nos almoxarifados, salvo quando o mesmo não possa ou não deva ali ser estocado ou recebido, caso em que a entrega se fará nos locais designados. Qualquer que seja o local de recebimento, o registro de entrada do material será sempre no Almoxarifado. O recebimento, rotineiramente, nos órgãos sistêmicos, decorrerá de: a) compra; b) cessão; c) doação; d) permuta; e) transferência; ou f) produção interna."

40 Tombamento É o ato de reconhecimento do valor cultural de um bem, que o transforma em patrimônio oficial e institui regime jurídico especial de propriedade, levando em conta sua função social. Um bem cultural é "tombado" quando passa a figurar na relação de bens culturais que tiveram sua importância histórica, artística ou cultural reconhecida por algum órgão que tem essa atribuição. Pode ser aplicado aos bens móveis e imóveis, de interesse cultural ou ambiental, quais sejam: fotografias, livros, mobiliários, utensílios, obras de arte, edifícios, ruas, praças, cidades, regiões, florestas, cascatas etc. Somente é aplicado aos bens materiais de interesse para a preservação da memória coletiva.

41 O Tombamento pode ser feito pela União, por intermédio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, pelo Governo Estadual, por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado ou pelas administrações municipais, utilizando leis específicas ou a legislação federal. Um bem tombado pode ser alugado ou vendido? Sim. Desde que o bem continue sendo preservado. Não existe qualquer impedimento para a venda, aluguel ou herança de um bem tombado. No caso de venda, deve ser feita uma comunicação prévia à instituição que efetuou o tombamento, para que esta manifeste seu interesse na compra do mesmo.

42 ATIVO IMOBILIZADO O Ativo Imobilizado é formado pelo conjunto de bens e direitos necessários à manutenção das atividades da empresa, caracterizados por apresentar-se na forma tangível (edifícios, máquinas, etc.). O imobilizado abrange, também, os custos das benfeitorias realizadas em bens locados ou arrendados.

43 Função Administração Patrimonial:
administração e manutenção de imóveis e prestação de serviços gerais e sistemas prediais: manutenções preventiva, corretiva e preditiva Manutenção Preventiva Conjunto de tarefas pré-definidas para cada equipamento/componente físico, realizadas de forma sistemática e periódica, que visam mantê-los nas condições ideais de funcionamento (especificações de origem), mantendo registro histórico e controle de sua degeneração através de inspeções sistemáticas e periódicas de acompanhamento do desempenho. Nestes serviços são executados testes, verificações, ajustes, medições e, limpezas, de forma a agir preventivamente evitando-se possíveis situações de falhas ou interrupções de funcionamento.

44 Função Administração Patrimonial:
administração e manutenção de imóveis e prestação de serviços gerais e sistemas prediais: manutenções preventiva, corretiva e preditiva Manutenção Corretiva Serviços executados nos equipamentos ou componentes a partir da ocorrência de falha ou interrupção no funcionamento do mesmo. Neste caso a intervenção é realizada dentro do prazo pré-estabelecido e de acordo com a criticidade do ocorrido em relação ao funcionamento do equipamento ou do sistema como um todo. Os serviços terão como objetivo a restauração do defeito colocando o equipamento novamente em seu funcionamento normal.

45 Função Administração Patrimonial:
administração e manutenção de imóveis e prestação de serviços gerais e sistemas prediais: manutenções preventiva, corretiva e preditiva Manutenção Preditiva Composta por diagnósticos executados nos equipamentos sem a necessidade de desmontagem e/ou parada dos mesmos. Nestes diagnósticos são utilizadas técnicas e ferramental apropriado permitindo o acompanhamento da condições do equipamento permitindo também programar futuras intervenções quando necessárias. Os diagnósticos preditivos possibilitam um melhor planejamento das manutenções e evitam a ocorrência indesejada de falhas.

46 15) ( Prova: CESPE ANATEL - Técnico Administrativo / Administração de Recursos Materiais / Bens;  ) Com referência à gestão patrimonial, julgue os itens seguintes. Se um bem patrimonial for considerado antieconômico e irrecuperável, o procedimento correto para o seu descarte será o tombamento. ( ) Certo ( ) Errado 16) Prova Cespe Compras e doações são as únicas origens de recebimento de bens patrimoniais nos órgãos sistêmicos. ( ) Certo ( ) Errado

47 Inventário: É uma lista de bens e materiais disponíveis em estoque que estão armazenados na empresa ou então armazenados externamente mas pertencentes a empresa. Os materiais disponíveis listados em um inventário podem ser utilizados na fabricação de bens mais complexos ou então eles mesmos podem ser comercializados, dependendo do negócio da empresa. A origem da palavra inventário, vem da palavra inventarium, que era um termo Romano ( latim ) para designar um grande documento/lista onde se encontravam registarados os produtos dos armazéns. A principal característica de um bom inventário são os detalhes. Quanto mais minucioso e mais preciso for um inventário, melhor ele cumpre o seu papel. É sempre interessante que o inventário contenha além do nome dos itens e da sua quantidade, também uma boa descrição destes itens.

48 A administração pública poderá ainda realizar inventário rotativo, por amostragem ou gerencial. O inventário rotativo consiste no levantamento rotativo, contínuo e seletivo dos materiais existentes em estoque ou daqueles permanentes distribuídos para uso, feito de acordo com uma programação de forma que todos os itens sejam recenseados ao longo do exercício. Realiza-se inventário por amostragem para um acervo de grande porte. Esta modalidade alternativa consiste no levantamento, em bases mensais, de amostras de itens de material de um determinado grupo de classe, e inferir os resultados para os demais itens do grupo ou classe.   Os inventários de cunho gerencial deverão ser efetuados por comissão designada pelo diretor do departamento de administração ou unidade equivalente, ressalvados aqueles de prestação de contas, que deverão se subordinar às normas do sistema de controle interno.

49 17) ( Prova: CESPE STF - Analista Judiciário - Área Administrativa / Administração de Recursos Materiais / Classificação de Materiais;  ) Diz-se que um bem móvel classificado como material permanente está sujeito ao tombamento quando ele não pode ser alienado nem modificado, tampouco sua destinação alterada. ( ) Certo ( ) Errado 18) Prova Cespe No intuito de ter a melhor maneira de conseguir uma boa manutenção dos bens patrimoniais foi escolhida a forma de manutenção preventiva, já que para essa forma é feita a restauração do item, colocando-o novamente em funcionamento. ( ) Certo ( ) Errado

50 A respeito de gestão patrimonial, julgue os itens a seguir.
19( Prova: CESPE TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO) - Técnico Judiciário - Administrativo / Administração de Recursos Materiais / Gestão Patrimonial;  ) A respeito de gestão patrimonial, julgue os itens a seguir. Em órgãos ou entidades federais, é vedada a utilização de inventário por amostragens. ( ) Certo      ( ) Errado 20) ( Prova: CESPE Câmara dos Deputados - Analista - Técnico em Material e Patrimônio / Administração de Recursos Materiais / Patrimônio;  Gestão Patrimonial;  ) Com relação ao patrimônio e seus aspectos qualitativos e quantitativos, julgue os itens a seguir. Considera-se controlado o bem móvel sujeito a controle simplificado, mas não o sujeito a tombamento. ( ) Certo ( ) Errado

51 LICITAÇÃO LICITAÇÃO – é o procedimento administrativo mediante o qual a Administração Pública seleciona a proposta mais vantajosa para o contrato de seu interesse (Hely Lopes) CONTRATO – é o ajuste que a Administração Pública, agindo nessa qualidade, firma com o particular para a consecução de objetivos de interesse público, nas condições estabelecidas pela própria administração (Hely Lopes)

52 (CONTRATAÇÃO POR DISPENSA E INEXIGIBILIDADE)
Administração Pública – obrigatório processo licitatório, ressalvado os casos previstos em lei (CONTRATAÇÃO POR DISPENSA E INEXIGIBILIDADE) Administração Pública DIRETA: União, Estados, Municípios e DF INDIRETA: Fundação Obras Serviços Compras Alienações Autarquias Sociedade de Economia Mista Empresa Pública

53 Objetivos da Licitação:
1 – Escolha da melhor proposta 2 – permitir a participação de qualquer interessado que preencha os requisitos exigidos 3 – promoção do desenvolvimento Lei 8666/93 normas gerais a respeito de licitação, válido para todas as esferas Princípios da lei 8666/93 LEGALIDADE / IMPESSOALIDADE / MORALIDADE / PUBLICIDADE / IGUALDADE / PROBIDADE ADMINISTRATIVA / VINCULAÇÃO AO INSTRUMENTO CONVOCATÓRIO / JULGAMENTO OBJETIVO / EFICIÊNCIA e o outros Tipos de Licitação Está implícito

54 MODALIDADES DE LICITAÇÃO
CONCORRÊNCIA TOMDADA DE PREÇO CONVITE CONCURSO LEILÃO PREGÃO – tem lei específica 10520

55 Modalidade nova lei 10520, propiciar uma economia de tempo.
Para contratações de bens e serviços comuns independentemente do valor Só “Objeto Comum” – aquele que pode ser objetivamente definido em edital, conforme especificações em edital Ganha quem oferece o menor lance Pregão Vai para fase final a empresa de menor lance e os de menor valor com 10% acima do valor + baixo Possibilidade de oferecer lances verbais, ganha a menor proposta No pregão o julgamento da proposta antecede a habilitação

56 Modalidade de licitação feita à distância em sessão pública, por meio de sistema que promova a comunicação pela internet. O processo é criptografado e autenticado Pregão Eletrônico Acontece via internet – como se fosse numa sala de bate papo, as propostas são apresentadas pelos concorrentes. Aumenta a quantidade de participantes e se torna mais barato o processo licitatório Faz o cadastro e recebe login/senha permitindo o acesso

57 21) ( Prova: CESPE TRE-RJ - Técnico Judiciário - Área Administrativa / Administração de Recursos Materiais / Licitações;  ) A aquisição por um órgão público de determinado item cujo valor estimado de compra seja de R$ ,00 deve, necessariamente, ser precedida de licitação na modalidade convite. ( ) Certo ( ) Errado 22) Cespe (adaptada) O fenômeno da globalização e as inovações tecnológicas nas telecomunicações possibilitaram o desenvolvimento do pregão eletrônico que tem como características: a utilização de recursos de criptografia e autenticações; a necessidade de credenciamento prévio do fornecedor; a confrontação direta entre fornecedores em sessão pública por meios eletrônicos “internet”. ( ) Certo ( ) Errado

58 23) Cespe (adaptada) Na modalidade pregão eletrônico há necessidade de credenciamento prévio do fornecedor. ( ) Certo ( ) Errado

59 ARQUIVOLOGIA É a ciência que se encarrega do estudo da organização dos acervos documentais, desde a produção do documento, seu trâmite administrativo e sua posterior destinação, seja ela a ELIMINAÇÃO OU RECOLHIMENTO

60 Conceitos fundamentais
ARQUIVO: tem caráter funcional – atender a administração Conjuntos de documentos produzidos e recebidos por um instituição pública ou privada ou pessoa física que serão preservados visando a utilidade no futuro (lei 8159/91 art 2o.) Temporalidade A tabela de temporalidade é um instrumento arquivístico resultante de avaliação, que tem por objetivos definir prazos de guarda e destinação de documentos, com vista a garantir o acesso à informação a quantos dela necessitem. Sua estrutura básica deve necessariamente contemplar os conjuntos documentais produzidos e recebidos por uma instituição no exercício de suas atividades, os prazos de guarda nas fases corrente e intermediária, a destinação final – eliminação ou guarda permanente

61 IMPORTANCIA DOS ARQUIVOS
Centro vital de informação, veículo de comunicação, segurança para defesa de direitos, apoio para tomada de decisões

62 TERMOS DA ARQUIVOLOGIA
Juntar dois documentos Juntar algo ao processo Juntar dois processos Juntar um documento ao processo JUNTADA Desapensação – quando divide o que foi juntado, divisão daquilo que foi juntado por apensação. Desentranhamento – retirada Ex: retirada de folhas do processo ou algum volume JUNTADA POR APENSAÇÃO JUNTADA POR ANEXAÇÃO

63 TEORIA DAS 03 IDADES CORRENTE

64 TEORIA DAS 03 IDADES INTERMEDIÁRIO

65 TEORIA DAS 03 IDADES PERMANENTE

66 TERMOS Transferência Recolhimento Fundo

67 CONARQ SINAR

68 CLASSIFICAÇÃO DOS ARQUIVOS
Públicos Privados

69 TODOS OS DOCUMENTOS ENTRAM PELO SETOR DE PROTOCOLO
Fases ou Procedimento (do Setor de Protocolo) Recebimento

70 Registro e Autuação Classificação

71 Distribuição e Expedição
Controle de Movimentação

72 Métodos de Arquivamento
Consiste na organização do documento(arquivo) tendo por base o nome Alfabético As fichas ou pastas são colocadas em ordem alfabética, segundo as regras gerais de alfabetação. Considera-se, primeiro, o último sobrenome, depois o prenome Ex: Cristiano Silva Luis Claudio Rodrigues Rodrigues, Luis Claudio Silva, Cristiano

73 Quando houver sobrenomes iguais prevalece o prenome
Cristiano Silva Silva, Cristiano Luciano Silva Silva, Luciano Sobrenomes compostos Henrique Villas-Boas Julio Castelo-Branco Nomes com Santo,Santa,São João Santo Amaro Joana Santa Clara Maria Santa Clara João São Sebastião

74 Títulos de Doutor, general, conde, ministros (entre parêntesis)
Doutor Abel de Almeida Ministro Guido Mantega Nomes que exprimem grau de parentesco Juarez Silva Neto Manoel Alves Filho Nomes árabes,chineses,japoneses são registrados como se apresentam Chen Tai-Chein Roi Ko-Sheng Al Bem Hur

75 O principal elemento é o local
Quando o principal elemento de classificação de um documento for um número Numérico O principal elemento é o local Geográfico

76 Ideográfico (por assunto)
Utilizado por instituições que lidam com grande número de variedade de assuntos. Recupera os documentos segundo o seu conteúdo Cada instituição elabora seu plano ou tabela de assuntos de acordo com as suas características Facilitação: * agrupar os assuntos principais Subdividir os assuntos principais em títulos específicos Escolher e padronizar os termos adequados para identificação dos itens Definir a ordenação

77 24) ( Prova: CESPE SERPRO - Técnico – Suporte Administrativo / Arquivologia / Protocolo;  Classificação de documentos;) A classificação de documentos é uma rotina do setor de protocolo. ( ) Certo ( ) Errado 25) ( Prova: CESPE ANP - Analista Administrativo - Área 1 / Arquivologia / Gestao documental;  Protocolo;  ) A implantação do protocolo e a sua supervisão são atividades desenvolvidas pelo arquivo permanente. ( ) Certo ( ) Errado 26) ( Prova: CESPE INPI - Analista de Planejamento - Arquivologia / Arquivologia A distribuição de documentos consiste na passagem dos documentos pelos setores em que se deve tomar uma decisão a respeito de seu conteúdo. ( ) Certo ( ) Errado

78 27) ( Prova: CESPE Correios - Analista de Correios - Arquivologia / Arquivologia / Protocolo) A expedição dos documentos é de responsabilidade do arquivo geral e conta com o auxílio do arquivo intermediário para a realização dessa atividade. ( ) Certo ( ) Errado 28) ( Prova: CESPE IBRAM-DF - Arquivista / Arquivologia / Protocolo;  ) Apenso é o documento ou processo juntado a processo sem passar a integrá-lo; enquanto anexo é o documento ou processo juntado, em caráter definitivo, a outro processo, eventualmente de mesma procedência, por afinidade de conteúdo. ( ) Certo ( ) Errado

79 29) ( Prova: CESPE STJ - Técnico Judiciário - Área Administrativa / Arquivologia / Métodos de Arquivamento;) Adaptada Acerca das técnicas de arquivamento e dos procedimentos administrativos, julgue os itens a seguir. O método de ordenação dos documentos a partir do uso do nome da cidade ou de um estado é conhecido como Geográfico. ( ) Certo ( ) Errado 30) Cespe adaptada Nas localidades onde o Banco Central do Brasil possui representação regional, um cidadão pode enviar carta com reclamação, elogio ou sugestão, e ela será encaminhada à Ouvidoria. Se a Ouvidoria receber cartas do Rio Grande do Sul, como por exemplo, (1) Santa Maria; (2) Caxias do Sul; (3) Novo Hamburgo; (4) Gramado e (5) porto Alegre, utilizando o método geográfico de arquivamento, então a ordenação será (5,2,4,3,1). ( ) Certo ( ) Errado

80 31) Cespe - Adaptada Caso a Polícia Federal receba um documento para um funcionário, com informação pessoal. Nessa situação o banco poderá receber o documento e distribui-lo, mas não poderá abrir e registrar tal documento. ( ) Certo ( ) Errado 32) Cespe – Adaptada A tabela de temporalidade estabelece critérios para a migração e suporte e a destinação final dos documentos. A destinação final, elemento importante da tabela de temporalidade, apresenta duas possibilidades: Eliminação e Recolhimento. ( ) Certo ( ) Errado

81 Tipologia documental é a denominação que se dá quando reunimos determinada espécie à função ou atividade que o documento irá exercer. Ex.: Declaração de Imposto de Renda, Certidão de nascimento. 1.1.1        Forma: É classificação relacionada quanto à forma do seu estágio de preparação do documento. São as formas documentais: Rascunho ou Minuta; Original e Cópia. 1.1.1        Formato: Denomina-se formato de um documento o seu aspecto físico, independente da informação nele registrada. São formatos documentais, a Ficha, livro, caderno, pergaminho.

82 Alvará (espécie) / Alvará de funcionamento (tipo)
Quanto à Espécie/Tipologia Documental: os documentos são classificados de acordo com seu aspecto formal (aparência que assume de acordo com as informações) e sua função (o objetivo para o qual o documento foi produzido). Como exemplo, temos o Contrato. O contrato apresenta as informações de forma que se possa identificá-lo como contrato: possui identificação das partes, do objeto, das condições, cláusulas, etc. O contrato então é uma espécie documental (considerando o aspecto formal). Para saber a tipologia documental, ou simplesmente tipo, acrescentamos a função. No caso do contrato, acrescentamos, por exemplo, aluguel de imóvel. Então a função do contrato é realizar um acordo de aluguel de imóvel. Em resumo, temos o contrato (espécie) de aluguel (função). Essa ideia pode ser aplicada a vários outros documentos. Vejamos alguns exemplos: Alvará (espécie) / Alvará de funcionamento (tipo) Declaração (espécie) / Declaração de bens (tipo) Relação (espécie) / Relação de bens patrimoniais (tipo)

83 33) ( Prova: CESPE ANP - Analista Administrativo - Área 1 / Arquivologia / Tipologia documental;  Espécie Documental;  ) A respeito dos documentos de arquivo, julgue os itens a seguir. O ofício e o memorando são espécies de correspondências próprias do serviço público. As empresas privadas utilizam a carta como espécie documental de correspondência. ( ) Certo ( ) Errado 34) ( Prova: CESPE ANP - Analista Administrativo - Área 1 / Arquivologia / Tipologia documental;  Espécie Documental;  ) A respeito dos documentos de arquivo, julgue os itens a seguir. O ofício expedido e o ofício recebido são tipos documentais comuns na administração pública federal. ( ) Certo ( ) Errado

84 35) ( Prova: CESPE TJ-ES - Analista Judiciário - Arquivologia - Específicos / Arquivologia / Tipologia documental;  ) Com relação à análise tipológica dos documentos de arquivo, julgue os próximos itens. A transformação da espécie documental em tipo documental acontece quando é agregada à espécie documental a atividade/função/razão funcional que gerou o documento. ( ) Certo ( ) Errado

85 Microfilmagem Microfilme é o resultado do processo de reprodução em filme, de documentos, dados e imagens, por meios fotográficos ou eletrônicos, em diferentes graus de redução (Decreto nº 1.799/ regulamenta a lei da microfilmagem). Art. 5º, § 3º - O armazenamento do filme original deverá ser feito em local diferente do seu filme cópia. Art. 6º - Na microfilmagem poderá ser utilizado qualquer grau de redução, garantida a legibilidade e a qualidade de reprodução.

86 36) ( Prova: CESPE ABIN - OFICIAL TÉCNICO DE INTELIGÊNCIA – ÁREA DE ARQUIVOLOGIA / Arquivologia / Microfilmagem e ao uso das novas tecnologias;  ) Julgue os seguintes itens, que tratam de políticas, planejamento e técnicas de microfilmagem aplicadas aos arquivos. A utilização da técnica micrográfica para a reprodução dos documentos de caráter permanente visa eliminar os documentos originais e ampliar a possibilidade de uso da informação pelos pesquisadores. ( ) Certo      ( ) Errado 37) ( Prova: CESPE ANP - Analista Administrativo - Área 1 / Arquivologia / Microfilmagem e ao uso das novas tecnologias;  ) No que se refere à microfilmagem e à digitalização aplicada aos arquivos, julgue os itens a seguir. Os microfilmes originais e os filmes cópias resultantes de microfilmagem de documentos sujeitos à fiscalização, ou necessários à prestação de contas, são de guarda permanente. ( ) Certo ( ) Errado

87 38) ( Prova: CESPE TRE-ES - Analista - Arquivologia - Específicos / Arquivologia / Microfilmagem e ao uso das novas tecnologias;  ) Com relação aos sistemas informatizados de gestão arquivística de documentos (SIGAD) e à microfilmagem de documentos, julgue os itens a seguir. A microfilmagem é preferível à digitalização de documentos, haja vista que possibilita acesso mais rápido à informação. ( ) Certo ( ) Errado

88 CONSERVAÇÃO: "É o conjunto de intervenções diretas, realizadas na própria estrutura física do bem cultural, com a finalidade de tratamento, impedindo, retardando ou inibindo a ação nefasta ocasionada pela ausência de uma preservação. É composta por tratamentos curativos, mecânicos e/ou químicos, tais como: higienização e desinfestação de insetos ou microorganismos, seguidos ou não de pequenos reparos" PRESERVAÇÃO: "É uma consciência, mentalidade, política (individual ou coletiva, particular ou institucional) com o objetivo de proteger e salvaguardar o patrimônio. Resguardar o bem cultural, prevenindo possíveis malefícios e proporcionando a este condições adequadas de "saúde". É o controle ambiental, composto por técnicas preventivas que envolvam o manuseio, acondicionamento, transporte e exposição". RESTAURAÇÃO: "É um tratamento bem mais complexo e profundo, constituído de intervenções mecânicas e químicas, estruturais e/ou estéticas, com a finalidade de revitalizar um bem cultural, resgatando seus valores históricos e artísticos. Respeitando-se, ao máximo, a integridade e as características históricas, estéticas e formais do bem cultural, deve ser feito por especialistas".

89 Acondicionamento: colocar o documento em uma embalagem de proteção
Acondicionamento: colocar o documento em uma embalagem de proteção. Exemplos: pasta, caixa, envelope... Armazenamento: colocar a unidade de acondicionamento em mobiliário. Exemplos: armários, gaveta, estante...

90 39) ( Prova: CESPE CNJ - Técnico Judiciário - Área Administrativa / Arquivologia / Preservação;  ) No que se refere ao acondicionamento, armazenamento e preservação de documentos, julgue os itens que se seguem. As ações de acondicionamento e armazenamento dos documentos visam à preservação do material e à facilitação do acesso a eles. Para os documentos em suporte papel, a recomendação técnica é acondicioná-los em sacos plásticos. ( ) Certo      ( ) Errado A indicação recomendada é local seco, com temperatura, umidade, luminosidade, fatores ambientais, físicos, químicos e humanos sempre controlados. O saco plástico não permite ao papel trocas com o ambiente que são necessárias para a sua conservação, sem mencionar a possível proliferação de microorganismos e o excesso de umidade

91 40) ( Prova: CESPE ABIN - OFICIAL TÉCNICO DE INTELIGÊNCIA – ÁREA DE ARQUIVOLOGIA / Arquivologia / Preservação;  ) Os fatores que mais ameaçam a preservação de acervos arquivísticos são as grandes dimensões e o crescimento contínuo, a limitação de recursos financeiros disponíveis e a carência de equipes técnicas com conhecimentos específicos. ( ) Certo ( ) Errado

92 Gabarito 1 – Certo 2 – Certo 3 – Errado 4 – Certo 5 – Certo 6 – Errado 7 – Errado 8 – Certo 9 – Errado 10 - Certo 11- Errado 12 – Certo 13 – Errado 14 – Errado 15 – Errado 16 – Errado 17 – Errado 18 – Errado 19 – Errado 20 - Errado 21 – Errado 22 – Certo 23 – Certo 24 – Certo 25 – Errado 26 – Certo 27 – Errado 28 – Certo 29 – Certo 30 - Certo 31 – Certo 32 – Certo 33 – Certo 34 – Errado 35 – Certo 36 – Errado 37 – Errado 38 – Errado 39 – Errado 40 - Certo


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