A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Condições Ambientais em Salas de Aula: Condições Ambientais em Salas de Aula: conforto acústico 2013 Elaborado no âmbito da unidade curricular de Projeto.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Condições Ambientais em Salas de Aula: Condições Ambientais em Salas de Aula: conforto acústico 2013 Elaborado no âmbito da unidade curricular de Projeto."— Transcrição da apresentação:

1

2 Condições Ambientais em Salas de Aula: Condições Ambientais em Salas de Aula: conforto acústico 2013 Elaborado no âmbito da unidade curricular de Projeto pelos estudantes: Júlio Gouveia Rita Ferreira

3 Objetivos da Apresentação Divulgação de forma simples de alguns aspectos relativos ao conforto acústico salientando a importância que este tem na sala de aula. Apresentação do metodologia de medição que será efetuada no âmbito do Projeto QUAMIS.

4 O QUAMIS tem como objetivo avaliar a Qualidade do Ambiente Interior

5 O que é o ruído? Ruído é um tipo de som desagradável ou indesejável, suscetível de causar incomodidade ao auditor.

6 Fontes SonorasNível Decibel (dB(A)) concerto de rock; descolagem de um avião a jato; disparo de uma arma motosserra; pressão de ar; discoteca; camião ferramentas elétricas; motociclos; fábricas; martelo pneumático cortador de relva; metro; funcionar de um restaurante; trafego rodoviário, secador de cabelo; telemóvel; rádio conversa normal50-70 escritório silencioso40-45 sussurrar20-50 Qual é a relação entre fontes sonoras e nível de ruído?

7 Qual a relação entre os níveis de ruído e o bem-estar?

8 Porque é que o ruído na sala de aula é um problema? O ruído afeta a saúde e o desempenho. Segundo a Organização Mundial de Saúde o nível máximo recomendado é de 35 dB dentro de uma sala de aula vazia e de 55 dB no exterior.

9 Efeitos do Ruído Sobre o organismo Sobre o comportamento, o rendimento e a comunicação Auditivos: -Exposição aguda, efeitos traumáticos; -Exposição crónica. Não auditivos: -Alteração do ritmo cardíaco; -Alteração do ritmo respiratório; -Alterações das secreções gastrointestinais; -Alteração hormonal. Comportamento: -Nervosismo; -Irritabilidade; -Ansiedade; -Agressividade; -Intolerância Rendimento: -Falta de atenção; -Perda de eficácia; -Fadiga. Comunicação: -Interferência na comunicação

10 Rendimento Comunicação Comportamento

11 Quais são as principais fontes de ruído numa sala de aula? Sala de aulaFontes exterioresVias de tráfegoRuído nos corredores Máquinas de ventilação, etc… Fontes interiores Arrastar das cadeiras, sistema de aquecimento

12 Vias de Tráfego Ruído nos Corredores

13 Ventilação Arrastar das Cadeiras

14 Medição de ruído no interior da sala de aula Equipamentos utilizados no QUAMIS para medir o ruído Sonómetro: aparelho destinado à obtenção do nível de pressão sonora Medição de ruído no exterior da sala de aula

15 FIM Um ambiente confortável na sala de aula permite uma melhor concentração do aluno, proporcionando assim condições mais adequadas de aprendizagem!


Carregar ppt "Condições Ambientais em Salas de Aula: Condições Ambientais em Salas de Aula: conforto acústico 2013 Elaborado no âmbito da unidade curricular de Projeto."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google