A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

VALORES DE UM SINAL ALTERNADO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "VALORES DE UM SINAL ALTERNADO"— Transcrição da apresentação:

1 VALORES DE UM SINAL ALTERNADO
Um sinal alternado pode ser expresso de várias maneiras. Os valores típicos são: o instantâneo, o máximo, o médio e o eficaz. 0 valor instantâneo, E ou I é o que tem a tensão ou a corrente alternada para cada valor de t ou de α. Na Figura representa-se um período completo dos sinais alternos com todos os possíveis valores instantâneos que podem tomar. Como se pode observar 

2

3 Outro valor característico da tensão ou da corrente é o máximo Emáx ou Imáx. Estes valores coincidem com o pico(máximo) e com o vale (mínimo) situados em

4

5

6

7

8

9 Os receptores resistivos puros (resistências) apenas têm capacidade de dissipar energia, não podendo armazená-la. A potência que dissipam chama-se potência activa. Determina-se pela expressão P = U I, em que U representa o valor eficaz da tensão eléctrica aplicada à resistência, I representa o valor eficaz da intensidade de corrente que a percorre e P representa a potência activa dissipada, expressa em Watt (W).

10 0 circuito da Figura 3.8. e constituído por uma auto-indução e um gerador de ca. A corrente no circuito, como no caso anterior, tem a mesma forma que a f.e.m do gerador; No entanto agora existe um desfasamento entre as ondas. Diz-se que a tensão esta adiantada 90° em relação a corrente.

11 Os receptores indutivos puros e os capacitivos puros têm a capacidade de armazenar energia e, sendo puros, não têm perdas. Essa energia armazenada chama-se energia reactiva, a que corresponde a potência reactiva. Representa-se por Q. Determina-se a partir da expressão Q = U I sen φ, em que U representa o valor eficaz da tensão eléctrica aplicada, I representa o valor eficaz da intensidade de corrente, φ é o ângulo de desfasamento entre a tensão e a corrente e Q representa a potência reactiva, expressa em Volt-Ampère reactivo (VAr). Esta potência também se pode determinar a partir da expressão Q = U I sen φ = X I2sen φ em que X representa a reactância (indutiva ou capacitiva) do receptor. Nestes receptores a potência activa tem o valor zero.

12

13

14

15

16

17

18

19 Circuito RLC Paralelo

20 Circuitos Trifásicos – Ligação em Estrela (C/ Neutro)
Z Z Z I

21 Circuitos Trifásicos – Ligação em Triangulo
Z Z Z Iz I


Carregar ppt "VALORES DE UM SINAL ALTERNADO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google