A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tema do Trimestre - 4T14 – As Cartas de Paulo IV

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tema do Trimestre - 4T14 – As Cartas de Paulo IV"— Transcrição da apresentação:

1 Tema do Trimestre - 4T14 – As Cartas de Paulo IV
1e2Tessalonicenses, 1e2Timóteo, Tito e Filemom Cartas Apostólicas Estudo 01 - “Modelo para todos os crentes” (A maturidade na fé da igreja em Tessalônica) Texto bíblico – 1Tessalonicenses 1 Texto áureo – 1Tessalonicenses 1.7 “De sorte que vos tornastes modelo para todos os crentes na Macedônia e na Acaia”.

2 Tema do Trimestre - 4T14 – As Cartas de Paulo IV
Introdução I Este trimestre encerra o ciclo da matriz curricular do estudo das 13 Epístolas de Paulo. Em um primeiro ciclo estudamos a Carta aos Romanos; em um segundo, as duas Cartas aos Coríntios; em um terceiro, as Cartas aos Gálatas, Efésios, Filipenses e Colossenses; neste quarto, finalmente, as duas Cartas aos Tessalonicenses, e as cartas chamadas pastorais: a Timóteo (duas), a Tito e a Filemom.

3 Tema do Trimestre - 4T14 – As Cartas de Paulo IV
Introdução II As cartas aos Tessalonicenses foram duas das primeiras a serem escritas pelo apóstolo. Só perdem para a Carta aos Gálatas, escrita em 49 d.C. Ambas foram escritas por Paulo da cidade de Corinto, onde ele ficou por cerca de 18 meses no transcurso de sua segunda viagem (At 18.11). Este trimestre vai ser um dos poucos em que poderemos ler todo o texto registrado biblicamente.

4 Tema do Trimestre - 4T14 – As Cartas de Paulo IV
Introdução III “Tessalonike” era o nome da capital da província romana na região da Acaia (Macedônia e Grécia). Deve ter sido fundada em 315 a.C. por Filipe, o Grande, quando conquistou a Tessália, daí o seu título: “Tessalo” (reino da Tessália) e “nike” (vitória). Ao tempo de Paulo, fazia parte do Império Romano. Pela via Inácia ela se ligava a todas as demais cidades da região.

5 Tema do Trimestre - 4T14 – As Cartas de Paulo IV
Introdução IV Em face de sua excelente localização, Tessalônica servia como valioso centro geográfico, de onde o Evangelho podia ser propagado. Daí Paulo ter mencionado em certo trecho da carta: “Porque de vós repercutiu a palavra do Senhor, não só na Macedônia e Acaia, mas por toda a parte se divulgou a vossa fé para com Deus.” Daí, o título de nossa lição.

6 1Tessalonicenses 1.1 A saudação do apóstolo à igreja em Tessalônica é aquela que, como crentes devemos levar a todos os nossos relacionamentos: 1 Paulo, Silvano e Timóteo, à igreja dos tessalonicenses, em Deus Pai e no Senhor Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam dadas.

7 1Tessalonicenses 1.2 O apóstolo agradece ao Senhor pelas vidas dos crentes em Tessalônica. Além disto sempre se lembra deles em suas orações. 2 Sempre damos graças a Deus por vós todos, fazendo menção de vós em nossas orações,

8 1Tessalonicenses 1.3 3 lembrando-nos sem cessar da vossa obra de fé, do vosso trabalho de amor e da vossa firmeza de esperança em nosso Senhor Jesus Cristo, diante de nosso Deus e Pai, Paulo deixa muito claro em suas cartas às igrejas sobre os três pilares que sustentam a igreja de Cristo. Em todas elas, ele menciona as três características que deveriam ornar o caráter cristão dos membros de uma igreja. Amor Esperança

9 4 conhecendo, irmãos, amados de Deus, a vossa eleição;
1Tessalonicenses 1.4 Paulo identifica os membros daquela igreja como “amados de Deus”, ou seja, aqueles que o Senhor reconhecia desde os tempos da eternidade como eleitos para a salvação eterna. a 4 conhecendo, irmãos, amados de Deus, a vossa eleição;

10 1Tessalonicenses 1.5 O apóstolo pregou em Tessalônica pelo poder do Espírito Santo. Daí o resultado que obteve. Em apenas 20 dias revolucionou a cidade, a ponto de seus opositores exclamarem: “Estes que têm alvoroçado o mundo chegaram também aqui.” Atos 17.6 5 porque o nosso evangelho não foi a vós somente em palavras, mas também em poder, e no Espírito Santo e em plena convicção, como bem sabeis quais fomos entre vós por amor de vós.

11 e acrescenta ainda: com gozo espiritual.
1Tessalonicenses 1.6 A nova vida em Cristo para aqueles tessalonicenses tinha sido mesmo uma realidade espiritual muito forte. Observem que Paulo, sempre muito crítico os elogia por sua obediência a Cristo mesmo diante de muita tribulação e acrescenta ainda: com gozo espiritual. 6 E vós vos tornastes imitadores nossos e do Senhor, tendo recebido a palavra em muita tribulação, com gozo do Espírito Santo.

12 1Tessalonicenses 1.7 Para que uma igreja cristã se torne modelo para as demais é preciso que seus membros, líderes e pastores, procurem andar como Jesus andou. Só assim ela poderá ser exemplo como Tessalônica o foi. 7 De sorte que vos tornastes modelo para todos os crentes na Macedônia e na Acaia.

13 a pedir ou ensinar a ela. Ela agia sob o impulso do Espírito de Deus.
1Tessalonicenses 1.8 8 Porque, partindo de vós fez-se ouvir a palavra do Senhor, não somente na Macedônia e na Acaia, mas também em todos os lugares a vossa fé para com Deus se divulgou, de tal maneira que não temos necessidade de falar coisa alguma; De tal maneira o exemplo e testemunho daquela igreja se expandiu que o apóstolo Paulo, exigente como era, achava que nada mais tinha a pedir ou ensinar a ela. Ela agia sob o impulso do Espírito de Deus.

14 1Tessalonicenses 1.9 9 porque eles mesmos anunciam de nós qual a entrada que tivemos entre vós, e como vos convertestes dos ídolos a Deus, para servirdes ao Deus vivo e verdadeiro, A repercussão do que acontecia em Tessalônica com a igreja de Cristo, era de tal ordem, que Paulo e seus colegas de ministério, ficavam sabendo de tudo pelo testemunho daqueles que de lá vinham.

15 Mas havia algo mais que sustentava A cruz vazia era a marca da vitória
1Tessalonicenses 1.10 Mas havia algo mais que sustentava aquela igreja: sua esperança na vida eterna pela salvação obtida em Cristo. A cruz vazia era a marca da vitória sobre a morte. , 10 e esperardes dos céus a seu Filho, a quem ele ressuscitou dentre os mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira vindoura.

16 Concluindo – Perguntas que ficam
1.Estará a minha igreja sendo modelo? 2.Modelo de que?... 3.Se recebesse hoje uma carta sobre o seu passado seria ela elogiosa? 4.São visíveis na minha igreja as três marcas da igreja de Cristo conforme Paulo?... A fé? O amor? A esperança? 5.E eu? Porventura estou sendo reconhecido como um “imitador de Cristo”? As cartas de Paulo nos fazem refletir.


Carregar ppt "Tema do Trimestre - 4T14 – As Cartas de Paulo IV"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google