A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AULA EXTRA BIOLOGIA PROFESSORES: SAMUEL BITU E JOAO BATISTA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AULA EXTRA BIOLOGIA PROFESSORES: SAMUEL BITU E JOAO BATISTA."— Transcrição da apresentação:

1 AULA EXTRA BIOLOGIA PROFESSORES: SAMUEL BITU E JOAO BATISTA

2 O pesquisador escocês Robert Brown (1773- 1858) é considerado o descobridor do núcleo celular. Embora muitos citologistas anteriores a ele já tivessem observados núcleos, não haviam compreendido a enorme importância dessas estruturas para a vida das células. Sobre isto, responda: a)Quais tipos de células não possuem esta estrutura celular?? Cite um exemplo. b)Descreva o experimento realizado pelo pesquisador Robert Brown que contribuiu com a descoberta da importancia do núcleo.

3 Anton Van Leeuwenhoek, lojista e porteiro da prefeitura, tornou-se um notável naturalista holandês que viveu de 24 de Outubro de 1632 a 26 de Agosto de 1723. Sobre este notório cientista pode-se afirmar que ele contribui muito com as pesquisas de Robert Brown, pois ele inventou o (a): a)Microscópio b)Células Procarióticas c)Células Eucarióticas d)Abiogênese e)Lupa

4 Uma célula procarionte se diferencia de uma célula eucarionte pela ausência de: a) DNA b) Carioteca c) Citoplasma d) Membrana Plasmática e) Ribossomos

5 Observe a imagem abaixo e identifique o problema. a)Quantos cromossomos existem nesta imagem? b)Como se chama este exame?

6 Observe a imagem abaixo e identifique o problema. a)Quantos cromossomos existem nesta imagem? b)Como se chama este exame? c)A qual Síndrome cromossômica o exame faz menção?

7 Observe a imagem abaixo e identifique o problema. a)Quantos cromossomos existem nesta imagem? b)Como se chama este exame? c)Este exame acusa uma Síndrome Cromossômica ou uma pessoa normal? De que sexo? Jusfifique.

8 Observe a imagem abaixo e identifique o problema. a)Quantos cromossomos existem nesta imagem? b)Como se chama este exame?

9 Observe a imagem abaixo e identifique o problema. a)Quantos cromossomos existem nesta imagem? b)Como se chama este exame? c)Este exame acusa uma Síndrome Cromossômica ou uma pessoa normal? De que sexo? Jusfifique.

10 A figura abaixo mostra o ciclo celular para uma célula que entrará em Mitose: a)Em quantas fases podemos dividir o ciclo celular? b)Mencione as características mais importantes das fases G1, S e G2. c)Quais as fases da Mitose?

11 Analise com atenção o gráfico abaixo e faça o que se pede em seguida: a) Quantos cromossomos encontraremos ao final deste processo de divisão, 2n, 4n ou n? Justifique sua resposta.

12 O quadro a seguir apresenta algumas diferenças entre mitose e meiose. Assinale a alternativa correta.

13 "Dois tipos de divisão nuclear, mitose e meiose, são característicos da maioria das células animais e de plantas. A mitose está regularmente associada a divisão nuclear de células vegetativas ou somáticas. A meiose ocorre em conjunto com a formação de células reprodutivas (gametas) as espécies de reprodução assexuada". Com relação a esses dois processos de divisão celular, responda: a)Qual o momento mais importante que ocorre na Prófase 1 da Meiose e que permite a variabilidade genética? b) Que diferença existe quanto ao número de cromossomos nas células resultantes da mitose e da meiose.

14

15 QUE FASE É ESSA?

16

17

18

19


Carregar ppt "AULA EXTRA BIOLOGIA PROFESSORES: SAMUEL BITU E JOAO BATISTA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google