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PublicouJennifer Maia Alterado mais de 10 anos atrás
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Educação e Rendimentos Pedro Telhado Pereira Universidade da Madeira, CEPR, IZA and CEEAPla
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Portugal é o país dos considerados que apresenta maior rendibilidade da educação
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A rendibilidade da educação tem apresentado uma tendência crescente
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A cohort dos mais velhos e mais educados é a que apresenta evolução mais crescente
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A licenciatura é o grau que apresenta maior rendibilidade
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As engenharias, a gestão e a economia lideram Table 1 – Returns to Degree Type and Content, 1995 Degree TypeDegree ContentAllMenWome n "Bacharelato"Management and Economics270%262%267% "Bacharelato"Engineering368%325%408% "Bacharelato"Human and Social Sciences240%224%262% "Bacharelato"Other Degrees318%327%319% "Licenciatura"Management and Economics500%471%498% "Licenciatura"Engineering504%450%548% "Licenciatura"Human and Social Sciences431%331%492% "Licenciatura"Other Degrees438%373%492%
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Os resultados utilizando o ECHP Confirmam os resultados obtidos utilizando os Quadros de Pessoal A rendibilidade da educação é maior no sector privado que no público Não existe problema de selectividade na amostra feminina Não confirmam a teoria do sinal
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As regressões de quantis mostram uma grande dispersão nos resultados
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Portugal 2000 – Inquérito ao Emprego
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Evolução 1993 - 2000
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Existe uma relação negativa entre o nível e o risco
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Inquérito à Inserção – Direcção Regional de Formação Profissional – 1996/2001 A probabilidade de uma pessoa do sexo feminino estar empregue um mês após a realização do curso é 41,8% a de uma pessoa do sexo masculino. 48% ao final de um ano e 26,6% ao fim de dois anos. Ao fim de dois anos os mais educados apresentam uma maior probabilidade de estarem empregues - em relação aos sem estudos formais –1,95 para os com estudos primários –7,70 para os com estudos secundários –12,2 para os com estudos terciários Os programas de formação em Turismo e em Electrónica e Energia têm efeitos significativos na probabilidade de emprego dois anos após a conclusão da formação.
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Sugestões para a reforma Discussão da provisão versus produção pública. Melhoria dos incentivos para os professores e administradores. Maior transparência e responsabilização face aos alunos, pais e contribuintes. Estudo de quais as competências em falta no mercado de trabalho. Ensino académico ou tecnológico.
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Bibliografia: Budria, Santiago and P. T. Pereira (2005) Educational Qualifications and Wage Inequality: Evidence for Europe, IZA DP 1763. Budria, Santiago and P. T. Pereira (2007), The Transition from Vocational Studies to Work in Madeira: Does the Training Program Matter?, mimeo. Hartog, J., P. Pereira and J.A. Vieira (2001), Changing Returns to Education in Portugal during the 1980s and Early 1990s: OLS and Quantile Regression Estimators, Applied Economics 33, 1021-2037. Martins, P.S. and P.T. Pereira (2004), Does Education Reduce Wage Inequality? Quantile Regressions Evidence from 16 Countries, Labour Economics, 11(3), 355-371. Pereira, P.T. and P.S. Martins (2002a), Is there a Return-Risk Link in Education?, Economics Letters 75, 31-37. Pereira, P.T. and P.S. Martins (2002b), Education and Earnings in Portugal. Bank of Portugal Conference Proceedings 2002. Portugal, Pedro (2004) Mitos e Factos Sobre o Mercado de Trabalho Português: A Trágica Fortuna Dos Licenciados, Banco de Portugal / Boletim económico / Março 2004
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