A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Selecção e afectação dos trabalhadores Pedro Telhado Pereira.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Selecção e afectação dos trabalhadores Pedro Telhado Pereira."— Transcrição da apresentação:

1 1 Selecção e afectação dos trabalhadores Pedro Telhado Pereira

2 Universidade da Madeira2 A existência ou desconhecimento de informação Quem sabe mais sobre a sua produtividade: o trabalhador ou o empregador? Depende... Pode haver informação assimétrica ou mesmo ignorância simétrica.

3 Universidade da Madeira3 Será que vale a pena tentar determinar a produtividade do Trabalhador? Exemplo

4 Universidade da Madeira4 TipoABCDE % na população Produção média (milhares) Salário (milhares) 40 Lucro médio

5 Universidade da Madeira5 Lucro esperado Se contratar aleatoriamente 10 indivíduos o lucro esperado é (–140+2*(-40)+3*10+3*60+160)*1000= Lucro por trabalhador Será que vale a pena efectuar testes para despistar os tipo A ou B sendo o custo por teste 1000?

6 Universidade da Madeira6 Vai testar 10 indivíduos Custo dos 10 testes candidatos são admitidos Lucro esperado (3*10+3*60+160)* = Lucro por trabalhador muito superior aos sem teste!

7 Universidade da Madeira7 Factores importantes para ser positivo aplicar os testes O custo de aplicar os testes –Qual o custo máximo para aplicar os testes que compensava ainda testar no exemplo? Percentagem de indivíduos que vão ser rejeitados pelo teste –Como alteraria a sua resposta se o teste só rejeitasse trabalhadores do tipo A? O custo para a firma se os rejeitados passassem o teste – Como alteraria a sua resposta o prejuízo dos trabalhadores A fosse em vez de ?

8 Universidade da Madeira8 Irão os trabalhadores aceitar o processo de selecção? No exemplo anterior após a selecção o lucro por trabalhador aumentou de para O empregador pode aumentar os salários dos trabalhadores que passaram o teste.

9 9 As agências de trabalho temporário Leitura e discussão na aula

10 Universidade da Madeira10 O problema da afectação dos trabalhadores por diferentes divisões da firma Ver dados da tabela 4.3 do livro de Lazear

11 Universidade da Madeira11 Os trabalhadores devem ser colocados na divisão onde são mais produtivos se não houver limitação de lugares Se houver limitação de lugares deve-se começar por aqueles que apresentam menor diferencial em relação à alternativa.

12 Universidade da Madeira12 A selecção feita torna-se informação pública As empresas concorrentes podem tentar roubar os trabalhadores mais produtivos. Temos que fazer contratos condicionais que levem a que os trabalhadores fiquem na empresa que executa a selecção.


Carregar ppt "1 Selecção e afectação dos trabalhadores Pedro Telhado Pereira."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google