A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Avaliação de Aprendizagem em Processo- 5ª edição

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Avaliação de Aprendizagem em Processo- 5ª edição"— Transcrição da apresentação:

1 Avaliação de Aprendizagem em Processo- 5ª edição
Língua Portuguesa 2013

2 Avaliação da Aprendizagem em Processo - Língua Portuguesa 5ª edição / 2013 Apresenta quinze questões objetivas compostas por quatro alternativas e prova de produção textual para os quatro anos finais do Ensino Fundamental e para as três séries do Ensino Médio. Para a seleção/elaboração das provas objetivas, foram considerados conteúdos e habilidades pautados no Currículo Oficial do Estado de São Paulo, Caderno do Professor:Língua Portuguesa, Matriz de Referência para a Avaliação - SARESP, Prova Brasil, ENEM.

3 Quanto às produções escritas, os gêneros textuais abaixo elencados, conforme série/ ano, obedecem ao que está previsto no Currículo do Estado de São Paulo e, consequentemente, às Situações de Aprendizagem presentes nos Cadernos do Professor e do Aluno e a temas propostos pelo SARESP e ENEM.

4 Produção Textual 6º ano do Ensino Fundamental: conto;
7º ano do Ensino Fundamental: notícia; 8º ano do Ensino Fundamental: narrativa de aventura; 9º ano do Ensino Fundamental: artigo de opinião; 1ª série do Ensino Médio: artigo de opinião; 2ª série do Ensino Médio: artigo de opinião; 3ª série do Ensino Médio: artigo de opinião.

5 Com o intuito de apoiar o trabalho do professor em sala de aula e também de subsidiar a elaboração do plano de ação para os processos de recuperação, são colocados à disposição da escola, materiais com orientações para leitura e reflexão sobre as provas de Língua Portuguesa. Esses materiais contêm as matrizes de referência elaboradas para essa ação, as questões comentadas, a habilidade ou o descritor em cada um dos itens, as recomendações pedagógicas, as indicações de outros materiais impressos ou disponíveis na internet e as referências bibliográficas.

6 Em relação à composição da prova, foram elaborados itens inéditos e outros adaptados/retirados de avaliações externas (SARESP, ENEM, Prova Brasil). Lembramos que, em se tratando de avaliação, a cada aplicação, os itens são testados e avaliados, inclusive, pelos professores da rede. Alguns desses itens, certamente, precisam ser modificados e, por vezes, substituídos, de forma a garantir a eficácia da proposta para próximas edições. Equipe de Língua Portuguesa

7 Avaliação Diagnóstica SAEB- ADS
A SEE vem desenvolvendo desde 2011, semestralmente, a Avaliação da Aprendizagem em Processo, junto à rede estadual de ensino. Nesta edição do segundo semestre de 2013 será incorporado mais um instrumento denominado Avaliação Diagnóstica SAEB.

8 Seu objetivo é apoiar a escola com mais um diagnóstico que possibilitará a percepção do ponto em que se encontram seus alunos em relação aos descritores do SAEB selecionados, pois o foco da Avaliação Diagnóstica SAEB está voltado com exclusividade para a matriz daquela avaliação que referencia a Prova Brasil, e pretende dar a oportunidade à escola de uma aproximação com o instrumento de avaliação nacional.

9 ADS Língua Portuguesa – 14 questões para o 5º ano no E.F e 10 questões para o 9º ano E.F e 3º ano E.M Matemática – 20 questões para 5 º ano do E.F e 10 questões para o 9º ano E.F e 3º ano E.M * Aplicar a prova preferencialmente em aulas dobradinhas e pelo professor titular da sala..

10 cronograma 05 e 06 de agosto- Aplicação das provas objetivas da ADS. Ciclo I , sendo: 05/08 - Língua Portuguesa 06/08 – Matemática 07 e 08 de agosto. Aplicação das provas AAP e ADS(ciclo II e E.M.), sendo: 07/08 - Língua Portuguesa 08/08 - Matemática 12 a 16 agosto- Correção das avaliações aplicadas . 26 a 30 agosto- aplicação da produção textual da AAP.


Carregar ppt "Avaliação de Aprendizagem em Processo- 5ª edição"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google