A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Evolução.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Evolução."— Transcrição da apresentação:

1 Evolução

2 Evolução – “mudança” Darwin – “Descendência com modificação.” Harrison (2001) – “Mudança ao longo do tempo por meio da descendência com modificação.”

3 A Coevolução pode ser definida como a evolução simultânea de duas ou mais espécies que têm um relacionamento ecológico próximo. Uma mariposa esfingídea (Xanthopan morgani) se alimentando da orquídea Angraecum sesquidale.

4 Evidências de Evolução
1. Fósseis 2. Órgãos vestigiais 3. Semelhanças embrionárias 4. Semelhanças bioquímicas 5. Semelhanças anatômicas

5 (do latim“tirado da terra”)
1. Fóssil (do latim“tirado da terra”) Restos, vestígios ou simples marcas de organismos que viveram em épocas passadas e que, de alguma forma, se conservaram até a data presente. Possibilita esclarecer a história evolutiva de um grupo taxonômico, isto é, a sua Filogenia. Evidencia a Deriva Continental.

6 Mineralização ou petrificação:  primeiro, um animal morto cai para o fundo de um rio, lago ou mar e é coberto por sedimentos. A falta de oxigênio impede a decomposição esquelética. Os sedimentos contendo o esqueleto são comprimidos pelos sedimentos acima e transformam-se em rocha. Água subterrânea dissolve os ossos, deixando uma cavidade. A água deposita minerais, formando um fóssil com a forma do esqueleto. Milhões de anos depois, a rocha é desgastada por erosão à superfície, revelando um fóssil. No Petrified Forest National Park, no Arizona, Estados Unidos, há imensos exemplares de troncos de árvore petrificados.

7 Inseto em âmbar

8 Vale dos Dinossauros: no sertão da Paraíba, registra-se a maior incidência de pegadas de dinossauros no mundo.

9

10 Fósseis do Brasil Cladocyclus, peixe fóssil da Bacia do Araripe, Formação Santana - Por Aline Ghilardi Réptil Tecodonte – Rio Grande do Sul

11 Mesosaurus brasiliensis
O primeiro Mesosaurus foi encontrado no sul da África, na localidade de Griquas e foi estudado pelo cientista Paul Gervais em 1864, que o denominou de Mesosaurus tenuidens. Em 1886, Cope, baseado em fósseis coletados pelo Prof. Derby em diferentes locais dos estado de São Paulo (Rio Claro, Limeira, Itapetinga e Tietê), descreveu a espécie Stereosternum tumidum. Em 1966, Shikama & Osaki descreveram gênero e espécie novos, denominado de Brazilosaurus sanpauloensis. Embora a denominação consagrada, estudos recentemente realizados sobre a espécie Mesosaurus brasiliensis descrita por Mac Gregor em 1908, parecem revelar tratar-se da mesma espécie que o Mesosaurus tenuidens, descrito por Paul Gervais em       A presença deste fóssil no Continente Americano e no Africano, em unidades cronoestratigráficas equivalentes, tem sido expressivamente utilizada como forte indício da existência da deriva continental.

12 Datação Até 25 mil anos – Carbono 14 (meia-vida = 5740 anos);
Entre 30 mil e 5 milhões de anos – potássio-argônio; Até 4,5 bilhões de anos – urânio radioativo em rochas.

13 2. Órgão vestigiais Estruturas que são reduzidas (sem função aparente) em algumas espécies e bastante funcionais em outras. A explicação é que tais espécies apresentam um ancestral comum que possuía o órgão funcional.

14 Figura do esqueleto de uma baleia atual
Pelve Ísquio Fêmur Pelve Basilosaurus, que viveram a 40 milhões de anos, possuíam ossos pélvicos funcionais, possivelmente usados durante a cópula.

15 Nos mamíferos roedores, o ceco é uma estrutura bem desenvolvida, na qual o alimento parcialmente digerido á armazenado e a celulose, abundante nos vegetais ingeridos, é degradada pela ação de bactérias especializadas. Em alguns desses animais o ceco é uma bolsa contínua e em outros, como o coelho, apresenta extremidade final mais estreita, denominada apêndice, que corresponde ao apêndice vermiforme humano.

16 3. Semelhança Embriológica

17

18 4. Semelhança Bioquímica

19

20

21 5. Semelhanças anatômicas
Órgãos homólogos: mesma origem embrionária. Órgãos análogos: mesma função.

22

23 A irradiação adaptativa explica a existência de órgãos homólogos com diferentes funções.

24

25

26 Leitura complementar: 10 minutos de leitura apenas
O experimento de evolução em longo prazo de Richard Lenski. “Em 1988, Richard Lenski, pesquisador da Universidade Estadual de Michigan, colocou em prática uma ideia simples, mas radical, que permitira a ele e seu grupo de pesquisadores estudarem a evolução biológica de uma maneira ainda não testemunhada, muito mais precisa [1]. O experimento começou com 12 populações idênticas da bactéria Escherichia coli que foram acondicionadas em frascos com meios de cultura contendo 25 mg de glucose por litro. Os  pesquisadores do laboratório de Lenski, assistiam-nas proliferando diariamente, e a cada 24 horas, as bactérias sob constante agitação constante e mantidas a uma temperatura de 37 ° C, multiplicam de explosivamente, esgotando a glicose, quando 1% delas eram transferidas para um novo frasco com novo suprimento de glicose [1].” ...


Carregar ppt "Evolução."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google