A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O desenvolvimento canadense

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O desenvolvimento canadense"— Transcrição da apresentação:

1 O desenvolvimento canadense
9º ano O desenvolvimento canadense Professor Marcus

2

3

4 O elevado nível de vida e a intensa relação com os Estados Unidos
O Canadá conquistou um alto grau de desenvolvimento econômico e social. Século XX Em razão de: fortes investimentos do Estado em educação e saúde; um ritmo de crescimento econômico bem superior ao populacional; bom aproveitamento dos numerosos recursos naturais presentes em seu extenso território. Em virtude disso, a população do país desfruta de uma das melhores qualidades de vida do planeta.

5 No final do século XX: Por várias vezes, foi o líder mundial em desenvolvimento humano (IDH); Nos anos de 2002 e 2004 ficou em quarto lugar, mas seus índices continuam a ser considerados altos; Primeiras posições no ranking do Índice de Desenvolvimento por Gênero. Expectativa de vida de aproximadamente 82 anos. Mulheres canadenses 99% delas são alfabetizadas.

6 Cerca de 84,1% das exportações do Canadá são destinadas aos Estados Unidos, país do qual importa aproximadamente 58% de suas mercadorias. Além disso, as empresas norte-americanas dominam vários setores da economia canadense. O que torna o Canadá um “apêndice dos EUA” (Darcy Ribeiro). Os investimentos das empresas estadunidenses vão desde: A produção automobilística e eletroeletrônica. ATÉ A exploração de recursos do subsolo.

7 Nessa região, vive o povo esquimó.
Quadro Humano Densidade demográfica 3,2 hab/km² Porção norte do território A ocupação é dificultada pelos rigores do clima, que é extremamente frio. Nessa região, vive o povo esquimó.

8 Esquimó construindo um iglu no Canadá.
Tony Stone Esquimó construindo um iglu no Canadá.

9 As áreas mais povoadas do Canadá:
Pequena faixa localizada de uma costa a outra, no sul do país, ao longo da fronteira com os EUA. Abriga mais de 75% do total da população. As áreas de maior concentração populacional são o vale do rio São Lourenço e a região dos Grandes Lagos. Onde estão localizadas a maioria das indústrias e as principais atividades econômicas.

10 As principais cidades canadenses são:
• Toronto, com cerca de 4,7 milhões de habitantes. Situada às margens do lago Ontário, é a cidade mais populosa do país, destacando-se pela diversidade de povos, provenientes de várias partes do mundo. • Montreal, com cerca de 3,4 milhões de habitantes. Situada na província de Quebec, é uma importante cidade industrial e o primeiro porto em movimentação de cargas do país.

11 • Vancouver, com mais de 2 milhões de habitantes
• Vancouver, com mais de 2 milhões de habitantes. Situada na costa do Pacífico, é a terceira cidade mais importante do país. • Ottawa, a capital do Canadá, com pouco mais de 1 milhão de habitantes. Como em todos os países industrializados, a população urbana do Canadá está na faixa dos 80,8% e o crescimento vegetativo é baixo.

12 Ottawa, capital do Canadá.
keystone Ottawa, capital do Canadá.

13 Observe o mapa. Canadá – Divisão política e distribuição da população
Mário Yoshida Fonte: Grand Atlas mundial. Paris: Marshall Cavendish, p. 33. (adaptado).

14 Base da população canadense
Franceses e sobretudo ingleses. A população de origem britânica é maioria. No país, há duas línguas oficiais, o inglês e o francês. Devido às diferenças em relação ao restante do país, a província de Quebec está constantemente envolvida em questões de emancipação. Em 1980, foi realizado um plebiscito nessa província para que os seus moradores aprovassem a separação em relação ao Canadá. Entretanto, a separação foi rejeitada por 59,5% dos eleitores.

15 O espaço econômico canadense
Depende da imigração para suprir suas necessidades de mão-de-obra. Recebendo um grande número de estrangeiros de todas as partes do mundo. Em 2001, 250 mil estrangeiros entraram no país de forma legal.

16 Na economia do Canadá destacam-se:
• elevada produção de cereais nas planícies centrais; • intensa exploração de madeira na floresta de coníferas; Apesar do clima dificultar o plantio, o Canadá destaca-se na produção primária devido aos incentivos (SUBSÍDIOS) dados pelo governo, o que torna a agricultura altamente CAPITALIZADA.

17 Armazenamento e transporte de cereais no Canadá.
Darwin Wigget/Getty Images Armazenamento e transporte de cereais no Canadá.

18 Planície cultivada, Canadá.
Yann Arthues-Bertrand/Corbis Planície cultivada, Canadá.

19 O extrativismo, a indústria e a energia
É um dos países mais ricos em recursos minerais. Recursos naturais A maioria desses recursos encontra-se nos terrenos antigos do escudo Canadense. Além de serem industrializados, esses recursos são exportados em grande quantidade, principalmente para Estados Unidos, Reino Unido, Japão e França.

20 Concentrada na região dos Grandes Lagos e no vale do rio São Lourenço.
Atividade industrial Destacam-se as que empregam a madeira como matéria-prima e a que transforma a bauxita em alumínio, aproveitando a abundância de energia hidrelétrica. Configurando-se numa extensão da região mais industrializada dos Estados Unidos. Pois a fabricação de alumínio exige grande quantidade de eletricidade.

21 Os principais produtos exportados pelo Canadá são:
veículos e autopeças; trigo; cevada; aveia; farinha; papel de jornal; madeira; alumínio; produtos químicos. Outra importante atividade econômica é a pesca, que permite o desenvolvimento do setor industrial responsável pela produção do pescado enlatado.

22 Eixos de circulação de pessoas e mercadorias
Rede ferroviária Extensa e importante, que possibilita o escoamento de suas riquezas. Canadian National Railway e Canadian Pacific Railway Ferrovias transcontinentais, que cruzam o país de leste a oeste. Além das ferrovias, possui ainda cerca de 900 mil km de rodovias, sendo mais de 80% pavimentadas.

23 Formada pelos Grandes Lagos e pelo rio São Lourenço.
Rede hidroviária Constitui importante eixo de ligação entre as grandes cidades localizadas no interior do país e o oceano Atlântico.

24 Rede hidroviária nos Grandes Lagos no Canadá.
Thomas Kitchin & Victoria Hurst/Getty Images Rede hidroviária nos Grandes Lagos no Canadá.


Carregar ppt "O desenvolvimento canadense"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google