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Desenho de políticas educativas Jesus Maria Sousa.

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Apresentação em tema: "Desenho de políticas educativas Jesus Maria Sousa."— Transcrição da apresentação:

1 Desenho de políticas educativas Jesus Maria Sousa

2 Indicadores Opções fundamentais Valores Concepção de cultura e de conhecimento

3 As opções fundamentais da educação Focalização Direcção Dinâmica política Abertura Homogeneidade Justificação Liberdade e participação Relação Prof.-Aluno Formalização Relação Fins-Meios Domínios

4 Focalização da educação No indivíduo No conjunto de indivíduos No equilíbrio social Na espécie

5 Orientação da educação O passado e a tradição O presente Um futuro não especificado Um futuro especificado por um modelo de sociedade Posição intermédia

6 Dinâmica política 1 Conservantismo Progressismo Revolução

7 Dinâmica política 2 O poder do cidadão relativamente ao Estado A influência do cidadão no sistema social A tensão social ou política As diferenças entre cidadãos O sentido, pelo cidadão, do seu valor social

8 Dinâmica política 3 Modelo político Totalitário Democrático ocidental-tipo presidencial Democrático ocidental-tipo parlamentar Popular-tipo soviético Popular-tipo chinês Anarquista

9 Abertura da educação 1 Taxa de escolarização Duração de escolaridade obrigatória Taxa de analfabetismo e sua duração Acesso aberto Acesso limitado (diploma; exame; custo; nacionalidade, privilégio, opinião política) Acesso muito limitado

10 Abertura da educação 2 Exigência na competência Eficácia do ensino Formação inicial Formação continuada Formação permanente

11 Homogeneidade da educação Idade Sexo Estratos sociais Aptidão Privilégios Dimensão geográfica Curriculum comum Curriculum diversificado segundo a aptidão

12 Justificação da educação Filosófica Religiosa Cultural Política Pragmática (económica, social, procura, necessidade) Concepção de Homem Concepção de sociedade Concepção de cultura

13 Liberdade e participação Partilha do poder de decisão: - liberdade total - participação - responsabilidade - submissão Descentralização: - nacional - regional - local - institucional - divisão sectorial

14 Relações Professor-Aluno Professor concede o saber Professor reconstrói o saber Professor facilita o processo de aprendizagem, sem o orientar ou nele participar Professor é ensinado

15 Formalização Instituições rígidas Instituições flexíveis Acções em que o Aluno fica fora das instituições (sociedade sem escola, televisão educativa, centros de auto-formação)

16 Relação Fins-Meios Prioridade dos fins em relação aos meios Prioridade dos meios em relação aos fins


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