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Desenho de políticas educativas
Jesus Maria Sousa
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Indicadores Opções fundamentais Valores
Concepção de cultura e de conhecimento
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As opções fundamentais da educação
Focalização Direcção Dinâmica política Abertura Homogeneidade Justificação Liberdade e participação Relação Prof.-Aluno Formalização Relação Fins-Meios Domínios
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Focalização da educação
No indivíduo No conjunto de indivíduos No equilíbrio social Na espécie
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Orientação da educação
O passado e a tradição O presente Um futuro não especificado Um futuro especificado por um modelo de sociedade Posição intermédia
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Dinâmica política 1 Conservantismo Progressismo Revolução
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Dinâmica política 2 O poder do cidadão relativamente ao Estado
A influência do cidadão no sistema social A tensão social ou política As diferenças entre cidadãos O sentido, pelo cidadão, do seu valor social
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Dinâmica política 3 Modelo político
Totalitário Democrático ocidental-tipo presidencial Democrático ocidental-tipo parlamentar Popular-tipo soviético Popular-tipo chinês Anarquista
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Abertura da educação 1 Acesso aberto Taxa de escolarização
Acesso limitado (diploma; exame; custo; nacionalidade, privilégio, opinião política) Acesso muito limitado Taxa de escolarização Duração de escolaridade obrigatória Taxa de analfabetismo e sua duração
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Abertura da educação 2 Formação inicial Exigência na competência
Eficácia do ensino Formação inicial Formação continuada Formação permanente
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Homogeneidade da educação
Sexo Estratos sociais Aptidão Privilégios Dimensão geográfica Curriculum comum Curriculum diversificado segundo a aptidão
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Justificação da educação
Filosófica Religiosa Cultural Política Pragmática (económica, social, procura, necessidade) Concepção de Homem Concepção de sociedade Concepção de cultura
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Liberdade e participação
Partilha do poder de decisão: - liberdade total - participação - responsabilidade - submissão Descentralização: - nacional - regional - local - institucional - divisão sectorial
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Relações Professor-Aluno
Professor concede o saber Professor reconstrói o saber Professor facilita o processo de aprendizagem, sem o orientar ou nele participar Professor é ensinado
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Formalização Instituições rígidas Instituições flexíveis
Acções em que o Aluno fica fora das instituições (sociedade sem escola, televisão educativa, centros de auto-formação)
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Relação Fins-Meios Prioridade dos fins em relação aos meios
Prioridade dos meios em relação aos fins
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