A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

? FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL. ? Questões 1. Formação e desenvolvimento profissional Qual a relação? Quais os principais modos de trabalho.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "? FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL. ? Questões 1. Formação e desenvolvimento profissional Qual a relação? Quais os principais modos de trabalho."— Transcrição da apresentação:

1 ? FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

2 ? Questões 1. Formação e desenvolvimento profissional Qual a relação? Quais os principais modos de trabalho em formação? 2. Modos fundamentais de trabalho pedagógico Investigações e projectos 3. Processos Que mudanças ocorrem no professor? Qual o papel do individual e do colectivo? 4. Problemas actuais Que desafios? Que oportunidades? Que dificuldades?

3 1.Formação e desenvolvimento profissional Formação de fora para dentro ênfase nas carências compartimentada, por assuntos parte da teoria e muitas vezes não sai da teoria cursos Desenvolvimento profissional de dentro para fora ênfase nas potencialidades implica o professor como um todo teoria e prática interligadas múltiplas formas (projectos, trocas de experiências, leituras, reflexões, etc)

4 Formação e desenvolvimento profissional 1. Formação e desenvolvimento profissional

5 1. O desenvolvimento profissional ao longo de toda a carreira é um aspecto marcante da profissão docente 2. A sua finalidade é tornar os professores mais aptos a conduzir um ensino adequado às necessidades e interesses de cada aluno e a contribuir para a melhoria das instituições educativas realizando-se pessoal e profissionalmente 3. A formação pode (e deve!) apoiar o desenvolvimento profissional (ou seja, a formação e o desenvolvimento profissional são noções diferentes mas não antagónicas) 1. Formação e desenvolvimento profissional Ideias-chave

6 Desenvolvimento ao longo da carreira Aluno Matemática PRÁTICAS/EXPERIÊNCIA SABERES/COMPETÊNCIAS estudantis Ensino básico e secundário Profissional PRÁTICAS/EXPERIÊNCIA SABERES/COMPETÊNCIAS docentes Formação contínua Formando Ciências da Educação Formação profissional Formação cultural Formação inicial 1. Formação e desenvolvimento profissional

7 Campos do desenvolvimento profissional do professor Aprender novos conteúdos e novas técnicas matemática organização curricular modos de trabalho na sala de aula materiais didácticos instrumentos de avaliação Assumir novos valores, mudança de concepções finalidades e objectivos educacionais princípios organizadores do trabalho na sala de aula visão da escola e da sociedade relações interpessoais autoimagem autoestima Desenvolver novas competências reflexão, resolução de problemas profissionais, investigação... capacidades relacionais, organizacionais Formação e desenvolvimento profissional

8 Desenvolvimento para a mudança? A mudança é um processo que leva tempo e persistência a maioria dos sistemas resiste à mudança à medida que as pessoas avançam num processo de mudança, as suas necessidades de apoio evoluem os esforços de mudança são eficazes quando a mudança almejada é claramente definida, existe apoio e os dirigentes e as políticas apoiam essa mudança as organizações que estão continuamente a melhorar têm mecanismos permanentes para estabelecer objectivos, definir acções, avaliar os resultados e fazer ajustamentos a mudança é complexa porque requer que as pessoas comuniquem umas com as outras sobre assuntos complexos em grandes organizações, pouco estruturadas (Loucks-Horsley, Hewson, Love, Stiles, 1998)

9 2. Modos fundamentais de trabalho pedagógico MTP 1 - Modo transmissivo e de orientação normativa, sendo a pessoa em formação sobretudo considerada como objecto de socialização (Reciclagens, cursos) MTP 2 - Modo incitativo e de orientação pessoal, onde a pessoa em formação é considerada sobretudo sujeito da sua própria socialização (Actividades práticas) MTP 3 - Modo de trabalho pedagógico apropriativo, centrado na inserção social do indivíduo (Projectos, investigação-acção) (Marcel Lesne, 1984)

10 Projectos é um conjunto de actividades para alcançar um objectivo assenta no protagonismo dos actores necessita de unidade entre a concepção e a execução atende à singularidade da situação vive permanentemente entre a teoria e a prática faz a gestão da complexidade e da incerteza situa-se entre as lógicas individuais e as lógicas colectivas caminha sempre entre o sucesso e o fracasso Um projecto... (Jean-Pierre Boutinet, 1995) 2. Modos fundamentais de trabalho pedagógico

11 Formação e investigação Na formação inicial - trabalhos, explorações, reflexões visita de estudo a escolas ou outras instituições, falando com professores e alunos e elaborando um relato da visita entrevista (ou série de entrevistas) com um aluno, procurando conhecer os seus processos de pensamento análise comparativa de diversos manuais escolares exploração das possibilidades de um dado instrumento (como o Cabri-Géomètre ou a calculadora gráfica) planificação e realização de uma unidade didáctica, em turmas do ensino básico ou secundário, elaborando um relatório escrito onde apresentam e fundamentam as conclusões 2. Modos fundamentais de trabalho pedagógico

12 Formação e investigação Na formação contínua - Realização de um projecto educativo Os participantes seleccionam uma unidade do programa para o qual desenvolvem diversas tarefas, normalmente de natureza exploratória e investigativa, definindo os objectivos da sua intervenção Discutem aspectos do currículo e estudam diversos instrumentos úteis para a avaliação deste trabalho Observam as aulas uns dos outros (muitas vezes registando-as em vídeo) e avaliam o respectivo resultado, recorrendo a instrumentos como registos de observação, questionários, testes Por último, num relatório final, descrevem o seu trabalho e indicam as suas conclusões 2. Modos fundamentais de trabalho pedagógico

13 Etapas na resolução de um problema e numa investigação Etapas Resolução de um problema, segundo Pólya Compreender o problema Conceber um plano Executar o plano Looking back Investigação e investigação-acção Caracterizar a situação-problema Conceber um plano de trabalho Executar o plano Reflectir sobre o trabalho realizado e identificar novas questões para investigação (George Pólya, 1945) 2. Modos fundamentais de trabalho pedagógico

14 Campos do desenvolvimento profissional do professor Aprendizagem de novos conteúdos e novas técnicas Adopção de novos valores, mudança de concepções Desenvolvimento de novas competências 3. Processos associados ao desenvolvimento profissional... Estudo individual Reflexão, investigação, projectos Aprendizagem escolar Socialização e enculturação

15 Papel do individual e do colectivo no desenvolvimento profissional Há um importante elemento colectivo e um não menos importante elemento individual 3. Processos associados ao desenvolvimento profissional...

16 Papel do individual e do colectivo no desenvolvimento profissional O desenvolvimento profissional é favorecido por contextos colaborativos institucionais (escola, grupo disciplinar) associativos (órgão, grupo de trabalho, núcleo) formais ou informais (grupos, colaborações) 3. Processos associados ao desenvolvimento profissional...

17 no desenvolvimento profissional Papel do individual e do colectivo no desenvolvimento profissional O desenvolvimento profissional de cada professor é da sua responsabilidade –investir na profissão –agir de modo responsável –definir metas para o seu progresso –fazer balanços sobre o percurso realizado –reflectir com regularidade sobre a sua prática –enfentar de frente as questões incómodas 3. Processos associados ao desenvolvimento profissional...

18 (complicação) Andava deveras descontente com a reacção dos alunos relativamente às minhas propostas de trabalho, fossem elas a resolução de problemas ou simples exercícios... Aquela situação tinha de ser alterada! (resolução) Um dia, no momento de propor uma nova tarefa, fi-lo decidido a autocontrolar-me e a não explicar como habitualmente a sua resolução... (complicação) As reacções foram imediatas: O que é que é para fazer?, Não percebo nada disto! (complicação) É claro que, por essa altura, já muitos alunos haviam desistido de trabalhar, contando com a resolução final feita pelo professor. Enganaram-se. A crise transitou para a aula seguinte (complicação) Na segunda aula muitos esperavam que eu fizesse a correcção ou, muito simplesmente, esquecesse a aula passada e continuasse a dar matéria Uma história Processos associados ao desenvolvimento profissional...

19 (resolução) Ficaram muito surpreendidos quando me ouviram dizer que a tarefa ia continuar. Mais resignados e com algum alento por mim fornecido, jogaram-se ao trabalho e, desta vez, o seu comportamento mudou para melhor. Insisti para que trocassem ideias e saberes. Alguns já estavam a chegar ao fim e, aos poucos, todos se envolviam... (avaliação) A opção não fora fácil, mas, no fim, as compensações foram óbvias, quer para mim, quer para os alunos. Da minha parte, senti que lhes havia proporcionado um momento de verdadeira aprendizagem. Pois não foram eles que resolveram os exercícios? Quanto aos alunos, e pelo que pude perceber, os efeitos foram benéficos a todos os níveis: ao nível dos conhecimentos específicos, ao nível das atitudes para com a Matemática e, a meu ver acima de tudo, foram benéficos no que diz respeito ao desenvolvimento da confiança pessoal Eu sou capaz!. 3. Processos associados ao desenvolvimento profissional...

20 (avaliação) Percebi logo que aquele era o ponto de partida que eu tanto procurara. Tinha finalmente algo a que me agarrar, algo que eu podia explorar dali em diante. (coda) E foi o que fiz. Até hoje. (Rafael Pacheco, 1997) 3. Processos associados ao desenvolvimento profissional...

21 4. Factores e actividades que influenciam o desenvolvimento profissional Pessoais Contexto profissional Contexto social e cultural Autoformação Projectos pessoais Condicionantes pessoais (e.g., familiares) Sistema de carreira Práctica lectiva, Actividades na escola Equipa de projecto, Actividades associativas, Intervenção educativa Oportunidades de formação Mudanças económicas, sociais e políticas

22 Atributos da formação favorece a colegialidade e a colaboração promove a experimentação e a assunção de riscos apoia-se em bases de conhecimento existentes envolve os participantes, tanto quanto possível, na tomada de decisões sobre o seu DP proporciona tempo para praticar, reflectir e praticar no que se está a aprender proporciona liderança e suporte prolongado proporciona recompensas e incentivos adequados o seu dispositivo reflecte o que se sabe sobre a aprendizagem e a mudança integra objectivos, individuais, da escola e do sistema educativo interliga-se instrucional e organizativamente com outras iniciativas (Loucks-Horsley, Hewson, Love, Stiles, 1998) 4. Problemas actuais

23 Oportunidades de formação acções/módulos de formação - centram-se em temas e na transmissão de conteúdos seminários - incidem num tema e são baseados em estudo individual círculos de estudo - focam-se num tema e têm uma forte dinâmica colectiva e ligação com a prática oficinas de formação - incidem num aspecto da prática profissional e envolvem cooperação, experimentação e reflexão projectos - têm por objectivo a elaboração de um produto final, que constitua uma intervenção na prática teoricamente fundamentada formação a distância 4. Problemas actuais

24 Do contexto pressões sociais (expectativas...) oportunidades de formação Dos actores conhecimentos, competências atitudes e valores a ideia da formação centrada no estudo de temas o protagonismo assumido pelos professores Dificuldades Do sistema educativo leis, recursos o sistema de carreira o sistema de créditos Das organizações escola, grupo ambiente, espaço para iniciativas Problemas actuais

25 A pessoa do professor Desafios Conhecimentos Competências Aluno Professor Atitudes Valores 4. Problemas actuais


Carregar ppt "? FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL. ? Questões 1. Formação e desenvolvimento profissional Qual a relação? Quais os principais modos de trabalho."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google