A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

NELSON MANDELA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "NELSON MANDELA."— Transcrição da apresentação:

1 NELSON MANDELA

2 Nelson Rolihlahla Mandela foi um líder rebelde e, posteriormente, presidente da África do Sul de 1994 a Principal representante do movimento anti-apartheid, considerado pelo povo um guerreiro em luta pela liberdade, era tido pelo governo sul-africano como um terrorista e passou quase três décadas na cadeia.

3 O APARTHEID Apartheid (palavra inglesa, do africânder apartheid, separação) 1. Sistema de segregação sistemática dos negros na África do Sul, imposto pela minoria branca e oficial até 1994. 2. Discriminação semelhante ao apartheid sul-africano. FONTE: Dicionário digital PRIBERAM

4 Embora a segregação existisse na África do Sul desde o século 17, quando a região foi colonizada por ingleses e holandeses, o termo passou a ser usado legalmente em (O negrito é meu)

5 No regime do apartheid o governo era controlado pelos brancos de origem europeia (holandeses e ingleses), que criavam leis e governavam apenas para os interesses dos brancos. Aos negros eram impostas várias leis, regras e sistemas de controles sociais.

6 Entre as principais leis do apartheid, podemos citar:
- Proibição de casamentos entre brancos e negros - Obrigação de declaração de registro de cor para todos sul- afriacanos (branco, negro ou mestiço) - Proibição de circulação de negros em determinadas áreas das cidades - Determinação e criação dos bantustões (bairros só para negros) - Proibição de negros no uso de determinadas instalações públicas (bebedouros, banheiros públicos) - Criação de um sistema diferenciado de educação para as crianças dos bantustões

7 Este sistema vigorou até o ano de 1990, quando o presidente sul- africano tomou várias medidas e colocou fim ao apartheid. Entre estas medidas estava a libertação de Nelson Mandela, preso desde por lutar com o regime de segregação. Em 1994, Mandela assumiu a presidência da África do Sul, tornando-se o primeiro presidente negro do país.

8

9 OS ANOS NA PRISÃO Em agosto de 1962 Nelson Mandela foi preso e libertado em 11 de fevereiro de 1990 , aos 72 anos (27 anos e 6 meses de prisão). No decorrer dos 27 anos que ficou preso, Mandela se tornou de tal modo associado à oposição ao apartheid que o clamor "Libertem Nelson Mandela" se tornou o lema das campanhas anti-apartheid em vários países.

10 PRÊMIO NOBEL DA PAZ Nelson Mandela e Frederik de Klerk dividiram o Prêmio Nobel da paz em 1993.

11 Sua vida foi brilhantemente retratada nos filmes "Goodbye Bafana" (2007) e “Invictus” (2009)

12 A ÁFRICA DO SUL NO CONTINENTE AFRICANO

13 BANDEIRA DA ÁFRICA DO SUL

14 Mandela e a Educação A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. Nelson Mandela

15 PRODUZIDO POR: Profª Zilrene Alcantara Miguel
EMEF Pref.José Carlos de F. Ferraz Imagens e textos


Carregar ppt "NELSON MANDELA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google