A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Usinas termoelétricas,vantagens e desvantagens.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Usinas termoelétricas,vantagens e desvantagens."— Transcrição da apresentação:

1 Usinas termoelétricas,vantagens e desvantagens.
Universidade Castelo branco Alunas: Patrícia Soiane de C. Leal Fernanda Lucia Ciências Biológicas (1º período-turma A ) Biologia Geral

2 Definição: Usina termelétrica,pode ser definida como,um conjunto obras e equipamentos cuja finalidade é a produção de energia elétrica através da queima de combustíveis. A termoeletricidade é produzida por um gerador e transportada até o local de consumo por linhas de transmissão.Este gerador é impulsionado pela energia resultante da queima de combustível.Ao queimar, o combustível aquece a caldeira com água produzindo vapor com uma pressão tão alta que move as pás de uma turbina,que por sua vez aciona o gerador. Qualquer produto capaz de gerar calor pode ser usado como combustível, do bagaço de diversas plantas aos restos da madeira. Os combustíveis mais utilizados são: óleo combustível, óleo diesel, gás natural, urânio enriquecido (que dá origem à energia nuclear) e o carvão mineral.

3 Termoelétricas no Brasil.
A principal justificativa para utilização de termelétricas no Brasil,passa por dados que podem ser largamente discutidos,essas vantagens são questionáveis devido ao impacto ambiental que a emissão de CO2 causa na atmosfera. Vantagens:O Sul e o Sudeste do Brasil esgotaram virtualmente todo o principal potencial hidrelétrico acessível. Novas fontes de energia primária são necessárias. Geração de energia por usinas termelétricas torna-se um grande atrativo para o setor privado. Os custos de capital são relativamente baixos, os projetos podem ser implementados rapidamente e permitem economia em investimentos nas obras de transmissão, uma vez que instalações térmicas normalmente podem ser localizadas perto da área onde a energia elétrica será utilizada.

4 A geração de energia elétrica,através da queima de combustíveis fosseis,como em outras formas de obtenção de energia, também causa graves impactos ambientais. A liberação de CO2 ,na atmosfera devido a atividades humanas é estimada em 23 bilhões de toneladas ao ano,só o Brasil lança em média 4,5 milhões,o que deverá aumentar em grandes proporções devido a implementação de novas usinas termelétricas,podendo chegar a 16 milhões de toneladas. Dentro deste quadro, podemos dizer que ,as termelétricas contribuem para o aquecimento global.Além do problema da elevação da temperatura ambiente, a queima de combustíveis fósseis libera certos óxidos, como o NOx e o SO2, que por sua vez se transformam na atmosfera em poluentes secundários como o ácido nítrico e o ácido sulfúrico, ambos facilmente dissolvíveis em água. Os ácidos também podem se transformar em sais de enxofre e de nitrogênio e estes ácidos, então, podem se precipitar através da chuva (conhecida como chuva ácida), neblina ou neve. Os danos dessa chuva podem ser causados em florestas, plantações, lagos, peixes, prédios, água de abastecimento, carros, pessoas, etc, e, com o aumento da acidez da terra, os recursos de alimentação e produção,estes dados revelam umas das grandes desvantagens da utilização de termelétricas para geração de energia elétrica. Alem do aspecto ambiental,as termelétricas apresentam um alto custo de operação devido a compra de combustíveis. Desvantagens

5 PODER CALORÍFICO DE ALGUNS COMBUSTÍVEIS: (Fonte:Comitê Nacional brasileiro da Conferência Mundial de energia) Petróleo media 10,320 (kcal/kg) Gás natural 9,164 (kcal/kg) Óleo Cru 8,944 (kcal/kg) Carvão vegetal 6,780 (kcal/kg) Carvão mineral importado 6,192 (kcal/kg) Carvão mineral nacional 5000 (kcal/kg) Lenha 3,280 (kcal/kg) Bagaço de cana 2,212 (kcal/kg)

6 Conclusão: Por ser o Brasil um país de enorme potencial hídrico,a produção de energia através de termelétricas torna-se questão amplamente discutível. O impacto ambiental causado pela emissão de CO2 na atmosfera torna as vantagens apresentadas em sua construção e manutenção nulas. Sendo assim, a produção de energia no país não é algo simples,temos possibilidades de escolha. Continuar com produção hídrica, ou com implementação de novas termelétricas? Não cabe aqui respostas prontas e sem embasamento técnicos, porem cabe dizer que, por mais que necessitemos como pais de uma maior demanda de energia os prejuízo causados ao planeta serão irreversíveis,então terminamos mais uma vez dizendo:

7 “A natureza pede socorro.”
Fonte de pesquisa: Aneel Rio,12 de abril de 2008.


Carregar ppt "Usinas termoelétricas,vantagens e desvantagens."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google