A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DINÂMICA DAS ORGANIZAÇÕES

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DINÂMICA DAS ORGANIZAÇÕES"— Transcrição da apresentação:

1 DINÂMICA DAS ORGANIZAÇÕES
Prof. Humberto Magno Peixoto Gonçalves

2 TEORIA NEOCLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO.
Características Principais: Ênfase na prática da administração. Reafirmação dos postulados clássicos. Ênfase nos princípios gerais da administração. Ênfase nos objetivos e nos resultados. Ecletismo nos conceitos.

3 ÊNFASE NA PRÁTICA DA ADMINISTRAÇÃO
Os autores neoclássicos desenvolvem seus conceitos teóricos da Administração. Os autores neoclássicos desenvolvem seus conceitos de forma prática e utilizável, visando principalmente à ação administrativa.

4 Reafirmação relativa dos postulados clássicos
A estrutura de organização do tipo linear, funcional e linha-staff, as relações de linha e assessoria, o problema da autoridade e responsabilidade.

5 ÊNFASE NOS PRINCIPÍOS GERAIS DE ADMINISTRAÇÃO
Os administradores são essenciais a toda organização dinâmica e bem-sucedida, pois devem planejar, organizar , dirigir e controlar as operações do negócio.

6 Aspectos Administrativos Comuns às Organizações.
Objetivos: O objetivo da organização está fora dela, e é sempre uma contribuição específica para o indivíduo e a sociedade. Administração: As organizações tem o mesmo problema de equilibrar os objetivos da instituição com a necessidade de flexibilidade de liberdade individual.

7 Eficiência e eficácia Eficácia é uma medida do alcance de resultados, enquanto a eficiência é uma medida de utilização dos recursos nesse processo.

8 Princípios Básicos de Organização
Divisão do trabalho. Especialização. Hierarquia. Amplitude administrativa.

9 CENTRALIZAÇÃO E DESCENTRALIZAÇÃO
“A centralização e a descentralização referem- se ao nível hierarquico no qual as decisões devem ser tomadas. Centralização significa que a autoridade para tomar decisões está alocada próximo ao topo das organização”.

10 Quais são as vantagens e desvantagens da centralização e descentralização?
E possível centralizar ou descentralizar tudo? Como fazer?

11 Funções do Administrador

12 FUNÇÕES DO ADMINISTRADOR
Planejamento – O planejamento figura como a primeira função administrativa, por ser aquela que serve de base para as demais funções. O planejamento é um processo que começa com os objetivos e define os planos para alcancá-los. O estabelecimento dos objetivos a serem alcançados é o ponto de partidea.

13 FUNÇÕES DO ADMINISTRADOR
ORGANIZAÇÃO. A organização é uma entidade social porque é constituída de pessoas. É dirigida para objetivos porque é desenhada para alcançar resultados – como gerar lucros (empresas em geral) ou proporcionar satisfação pessoal

14 FUNÇÕES DA ADMINISTRAÇÃO
DIREÇÃO: A direção está relacionada com a ação, com o colocar-se em marcha, e tem muito a ver com as pessoas.

15 FUNÇÕES DA ADMINISTRAÇÃO

16 FUNÇÕES DA ADMINISTRAÇÃO

17 FUNÇÕES DA ADMINISTRAÇÃO

18 CONTROLE Controle – Acepções diferentes: Função restritiva.
Função administrativa.

19

20 RESUMO

21 3. A Teoria Neoclássica considera a Administração
uma técnica social básica. Isso leva à necessidade de que o administrador conheça, além dos aspectos técnicos e específicos de seu trabalho, também os aspectos relacionados com a direção de pessoas dentro das organizações.

22 4. A Teoria Neoclássica surgiu com o crescimento
exagerado das organizações. Uma das questões foi o dilema sobre centralização versus descentralização. Parte do trabalho dos neoclássicos focaliza os fatores de descentralização, bem como as vantagens e as desvantagens que a centralização proporciona.

23

24

25

26

27


Carregar ppt "DINÂMICA DAS ORGANIZAÇÕES"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google