A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pio XI (1922-1939), pontífice de grande caráter, que nos tormentos do século XX afirmou a congruência e a verdade do reino de Cristo, pelo qual se entregou.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pio XI (1922-1939), pontífice de grande caráter, que nos tormentos do século XX afirmou a congruência e a verdade do reino de Cristo, pelo qual se entregou."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 Pio XI (1922-1939), pontífice de grande caráter, que nos tormentos do século XX afirmou a congruência e a verdade do reino de Cristo, pelo qual se entregou completamente a si mesmo e a sua ação pastoral. Do ponto de vista mariano recordamos a encíclica Lux Veritatis, de 25 de Dezembro de 1931 por ocasião do XV centenário do dogma da Theotokos. Em 1937, restabelecendo-se de uma grave enfermidade, o Papa Ratti recorda como perante os erros e graves males do tempo atual, a Igreja e o próprio Pontífice encontram conforto e estímulo na confiança filial na Mãe do Redentor e na recitação quotidiana do Rosário.

4 Ele, verdadeiro Saltério da Virgem, Breviário do Evangelho e da vida cristã, é uma grinalda mística, uma coroa mística amada pelos católicos de todas as condições sociais; prática piedosa que, mediante a contemplação dos mistérios de Cristo e da Mãe, é um estímulo para a prática das virtudes evangélicas e reanima a esperança dos bens eternos. O Rosário é uma oração que, ao inculcar o amor de Deus, insinua também a caridade para com o próximo, que nos últimos tempos está enfraquecida e arrefecida no coração de muitos homens; por isso os sacerdotes devem incentivá-la entre os jovens e nas famílias, entre os adultos e na Ação Católica.

5

6 Pio XII (1939-1958), bispo de Roma aclamado como Pastor Angelicus mas injuriado como o Papa de Hitler; pontífice de firme doutrina e de magistério conspícuo situados entre a tradição e a profecia. Ele será recordado sempre como o Papa da Assunção, da consagração da Igreja e do gênero humano ao Coração Imaculado de Maria, da instituição da memória litúrgica de Maria Rainha. Devem recordar-se, além disso, as cartas marianas enviadas durante o período da guerra (1939-1944) ao Cardeal Luigi Maglioni, Secretário de Estado, para que se proclame uma cruzada de orações à Virgem Maria a fim de suplicar o dom da paz e da justiça entre os povos.

7 O Papa Pacelli dedica ao Rosário os discursos de 16 de Outubro de 1941, com os quais convida as famílias cristãs a destinar-lhe um lugar de relevo e de honra entre as orações. Na encíclica Ingruentium Malorum, de 15 de Setembro de 1951, o Papa faz o convite a confiar no patrocínio de Maria, constituída por Deus causa de salvação para todo o gênero humano, para que dissipe as graves desavenças entre as nações, as perseguições à Igreja em vários estados, e afaste a juventude das insídias. Para alcançar estas nobres finalidades, Pio XII convida à oração do Rosário, consciente da sua eficácia poderosa a fim de obter a ajuda materna da Virgem.

8 Os mistérios da redenção, contemplados e rezados pelo crente, sobretudo pelas famílias, mostrando os luminosos exemplos de Jesus e de Maria, aumentam o zelo cristão dos bons, reacendem a esperança da Igreja contra os inimigos da religião, porque recordam aos desorientados que o Senhor não salva com a espada, mas unicamente com o seu nome. A oração querida à Virgem inspira a compaixão pelo sofrimento do mundo.

9 Não vos esqueçais... enquanto a coroa do Rosário desliza entre as vossas mãos, não vos esqueçais, repetimos dos que, desfalecem miseravelmente nos cárceres, nos campos de concentração. Entre eles encontram-se... também Bispos...; encontram-se filhos, pais e mães de família... Assim como nós os preferimos e rodeamos de afeto paterno a todos eles, assim também vós, animados por aquela caridade fraterna que a religião cristã alimenta e aumenta, juntamente com as nossas, uni as vossas orações..., e recomendai-os ao seu coração materno.

10

11 O Rosário: compêndio de todo o Evangelho: a renovação conciliar e pós-conciliar João XXIII (1958-1963), o Papa do Concílio, acontecimento que marcou uma mudança positiva na Igreja, entre as Igrejas e as comunidades cristãs e nas relações com o mundo e com o homem contemporâneo.

12 Tornando-se Bispo de Roma são numerosas as suas intervenções para que os fiéis, mediante a prática do Rosário, do Angelus, da prática piedosa do mês de Maio, implorem a intercessão da Mãe de Jesus, por ele constituída Concilii Caelestis Patrona, para o bom êxito da assembléia ecumênica, por ele querida com humilde resolução de propósito. João XXIII, no seu breve mas intenso pontificado, dedicou à piedosa prática mariana dois significativos documentos: “L’ottobre Che Ci Sta Innanzi” e “Grata Recordatio”.

13 A encíclica Grata Recordatio, sobre a recitação do Rosário pelas missões e pela paz, de 26 de Setembro de 1959, e a carta apostólica II religioso convegno, de 29 de Setembro de 1961, no qual inseriu um ensaio de meditação sobre essa prática piedosa. Na encíclica o Papa, partindo das recordações da juventude sobre o movimento de piedade mariana suscitado pelas encíclicas de Leão XIII, ensinamento que serviu para tornar muito querido ao nosso espírito o santo Rosário que nunca nos esquecemos de recitar por inteiro, todos os dias do ano.

14 Ato de piedade mariana que ele pede ao clero e aos fiéis que pratiquem com particular fervor pelo menos no mês de Outubro, pelos seguintes motivos: - o primeiro aniversário da morte de Pio XII e da sua eleição ao supremo pontificado; - a entrega do crucifixo a um grande número de jovens missionários da fundação do Colégio da América do Norte: Portanto, desejamos sentidamente que, durante o próximo mês de Outubro, todos estes nossos filhos sejam recomendados com fervorosas orações à augusta Virgem Maria.

15 Para que os responsáveis das nações, pequenas ou grandes, conservem intactos os direitos e as riquezas espirituais dos membros das suas comunidades, adequando as legislações às necessidades de progresso e de liberdade religiosa, visto que se estão a espalhar posições filosóficas e atitudes práticas inconciliáveis com a fé cristã. A oração, o compromisso e a esperança da Igreja são pelo triunfo da verdade, da justiça, da paz e da caridade entre as nações, com a proteção da Mãe amadíssima de Cristo.

16 No final da Grata Recordatio, João XXIII pede a recitação do Rosário também pelo bom êxito do Sínodo romano e pelo anunciado Concílio Ecumênico. A carta apostólica que, na iminência do mês de Outubro, João XXIII envia à Igreja, inspira-se na reunião pela paz por ele convocada em Castelgandolfo a 10 de Setembro de 1961 e da visita, nesse contexto, às catacumbas romanas de São Calisto para rezar pela paz mundial.

17 Retomando os ensinamentos de Leão XIII e dos seus sucessores, o Papa Roncalli expõe e recomenda essa prática piedosa exaltando, contra acusações de repetitividade e de pouca originalidade, a sua contemplação mística, a reflexão íntima, e a intenção piedosa. O Rosário é uma oração social, pública e universal com vista as necessidades ordinárias e extraordinárias da Igreja, das nações e do mundo. Por fim, o Papa, com submissa humildade, com verdadeira modéstia, oferece algumas notas simples e espontâneas para cada dezena do Rosário, com referência à tripla acentuação: mistério, reflexão, intenção.

18 16/10/2010


Carregar ppt "Pio XI (1922-1939), pontífice de grande caráter, que nos tormentos do século XX afirmou a congruência e a verdade do reino de Cristo, pelo qual se entregou."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google