A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Carlos Catalão Alves Lisboa | Outubro 2014 Mestrado Comunicação de Ciência Unidade Comunicação de Ciência e Educação Adaptado de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Carlos Catalão Alves Lisboa | Outubro 2014 Mestrado Comunicação de Ciência Unidade Comunicação de Ciência e Educação Adaptado de."— Transcrição da apresentação:

1 calves@cienciaviva.pt Carlos Catalão Alves Lisboa | Outubro 2014 Mestrado Comunicação de Ciência Unidade Comunicação de Ciência e Educação Adaptado de “General Handbook 2004-05”, University of Cambridge | Faculty of Education O Trabalho Teórico O Ensaio

2 calves@cienciaviva.pt Carlos Catalão Alves Lisboa | Outubro 2014 Mestrado Comunicação de Ciência Unidade Comunicação de Ciência e Educação Adaptado de “General Handbook 2004-05”, University of Cambridge | Faculty of Education FOCO Tópico/tema claramente estabelecido Expresso no título Aborda um propósito prático determinado (sentido de propósito)

3 calves@cienciaviva.pt Carlos Catalão Alves Lisboa | Outubro 2014 Mestrado Comunicação de Ciência Unidade Comunicação de Ciência e Educação Adaptado de “General Handbook 2004-05”, University of Cambridge | Faculty of Education ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO Apresentação inicial da natureza e propósito do estudo, apresentando claramente a organização do ensaio Evidencia de forma transparente a estrutura, através de secções, títulos e subtítulos adequados Linha de raciocínio e argumentação que conduz de forma clara a argumentação ao longo de todo o ensaio para uma conclusão adequada

4 calves@cienciaviva.pt Carlos Catalão Alves Lisboa | Outubro 2014 Mestrado Comunicação de Ciência Unidade Comunicação de Ciência e Educação Adaptado de “General Handbook 2004-05”, University of Cambridge | Faculty of Education CONHECIMENTOS Revela conhecimento e compreensão sobre: A investigação e literatura relevantes sobre o tema em estudo Contexto mais geral de pensamento e de prática no qual se insere o tema

5 calves@cienciaviva.pt Carlos Catalão Alves Lisboa | Outubro 2014 Mestrado Comunicação de Ciência Unidade Comunicação de Ciência e Educação Adaptado de “General Handbook 2004-05”, University of Cambridge | Faculty of Education ARGUMENTAÇÃO Baseia-se em provas/evidências adequadas, com uma escolha apropriada de material de apoio a partir da literatura adequada, sob a forma de alusão, referência ou citação Apresenta um racional para a selecção de assuntos, conceitos e fontes utilizadas Formula juízos bem ponderados (evita opiniões prematuras, juízos não fundamentados e generalizações) Conclusões claras, baseadas na argumentação desenvolvida, e em resposta às questões abordadas Evidencia as implicações para investigação futura e para a prática profissional

6 calves@cienciaviva.pt Carlos Catalão Alves Lisboa | Outubro 2014 Mestrado Comunicação de Ciência Unidade Comunicação de Ciência e Educação Adaptado de “General Handbook 2004-05”, University of Cambridge | Faculty of Education AVALIAÇÃO CRÍTICA Envolvimento crítico para além do mero relato sobre o conhecimento existente Explora criticamente o significado, a adequação e a relevância dos conceitos centrais e argumentos encontrados na literatura e no debate corrente sobre o tema

7 calves@cienciaviva.pt Carlos Catalão Alves Lisboa | Outubro 2014 Mestrado Comunicação de Ciência Unidade Comunicação de Ciência e Educação Adaptado de “General Handbook 2004-05”, University of Cambridge | Faculty of Education AVALIAÇÃO CRÍTICA Envolvimento crítico para além do mero relato sobre o conhecimento existente Explora criticamente o significado, a adequação e a relevância dos conceitos centrais e argumentos encontrados na literatura e no debate corrente sobre o tema

8 calves@cienciaviva.pt Carlos Catalão Alves Lisboa | Outubro 2014 Mestrado Comunicação de Ciência Unidade Comunicação de Ciência e Educação Adaptado de “General Handbook 2004-05”, University of Cambridge | Faculty of Education Ávila, P., & Castro, P. (1988) Contributos para uma análise e reformulação do Inquérito à Cultura Científica dos Portugueses. [www.oct.mct.pt/pt/actividades/cultura/cultura2000/contributos], Lisboa, Observatório das Ciências e Tecnologias. Bauer, M.W., Allum, N., & Miller, S. (2007) What can we learn from 25 years of PUS survey research? Liberating and expanding the agenda. Public Understanding of Science, 16,79-95. Cheng, D. (2008) The more the earlier the better. In Bauer (eds) “Communicating Science in Social contexts: New models, new practices”. Cambridge, MA: Springer Science. Costa, F., Ávila, P. & Mateus, S. (2002) Públicos da Ciência em Portugal. Lisboa: Gradiva. DeBoer, G. E. (2000) Scientific Literacy: Another Look at Its Historical and Contemporary Meaning and its Relationship to Science Education Reform. Journal of Research in Science Teaching, 37 (6),582-601.


Carregar ppt "Carlos Catalão Alves Lisboa | Outubro 2014 Mestrado Comunicação de Ciência Unidade Comunicação de Ciência e Educação Adaptado de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google