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Profa. Karen Neves Olivan

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Apresentação em tema: "Profa. Karen Neves Olivan"— Transcrição da apresentação:

1 Profa. Karen Neves Olivan
TERCEIRÃO LITERATURA 07 Profa. Karen Neves Olivan

2 Profa. Karen Neves Olivan
ERA COLONIAL TERCEIRÃO Profa. Karen Neves Olivan

3 ERA COLONIAL Arcadismo (Setecentismo) Barroco (Seiscentismo)
Literatura de informação Pré-modernismo Romantismo Realismo-Naturalismo Parnasianismo Simbolismo 1ª geração modernista 2ª geração modernista 3ª geração modernista Literatura contemporânea ERA COLONIAL ERA NACIONAL

4 ERA COLONIAL Brasil foi colônia portuguesa por mais de três séculos:
Século XVI: a metrópole procurou garantir o domínio sobre a terra descoberta, organizando-a em capitanias hereditárias e enviando negros da África para povoá-la e jesuítas da Europa para catequizar os índios.

5 ERA COLONIAL Século XVII: a cidade de Salvador, na Bahia, povoada por aventureiros portugueses, índios, negros e mulatos, tornou-se o centro das decisões políticas e do comércio do açúcar. Século XVIII: a região de Minas Gerais transformou- se no centro da exploração do ouro e das primeiras revoltas políticas contra a colonização portuguesa (Inconfidência Mineira – 1789).

6 ERA COLONIAL 1500  Achamento do Brasil.
Brasil selvagem surge na literatura através da cosmovisão lusitana: a Carta de Pero Vaz de Caminha. O desvelar do Brasil selvagem afeta o conceito de mundo dos europeus. Mas... Por que a carta foi considerada uma obra da literatura? Gênero textual X Tipo textual

7 ERA COLONIAL TEXTO LITERÁRIO TEXTO NÃO LITERÁRIO
Maior ênfase na expressão função estética Maior ênfase no conteúdo função utilitária Finalidade estética, artística, lúdica Finalidade prática, funcional Natureza ficcional Predomínio da linguagem conotativa Predomínio da linguagem denotativa Linguagem mais pessoal, carregada de emoções e impressões de seu emissor Linguagem mais impessoal, objetiva, visando à informação A realidade pode ser traduzida, recriada ou relativizada pelo leitor Normalmente, a realidade é apenas traduzida da intenção do emissor. Plurissignificativo Normalmente, com um significado

8 ERA COLONIAL Literatura de Informação
Literatura de Informação, de Expansão, Quinhentismo; cultivada por Portugal na época das grandes navegações; narrar e descrever as viagens e os primeiros contatos com a terra brasileira e seus nativos; pouco valor literário, muito valor histórico; registram o choque das culturas.

9 ERA COLONIAL Literatura de Informação
Principais produções: Carta, de Pero Vaz de Caminha (1500); Diário de navegação, de Pero Lopes de Sousa (1530); Duas viagens ao Brasil, de Hans Staden (1557); Viagem à terra do Brasil, de Jean de Léry (1578); Tratado da terra do Brasil e História da província de Santa Cruz a que vulgarmente chamamos de Brasil, de Pero de Magalhães Gândavo (1576); Tratado descritivo do Brasil, de Gabriel Soares de Sousa (1587); Diálogos das grandezas do Brasil, de Ambrósio Fernandes Brandão (1618).

10 ERA COLONIAL Literatura de Catequese
Missão dos jesuítas  catequisar; Destaques: Manuel da Nóbrega, Fernão Cardim e José de Anchieta.

11 ERA COLONIAL Literatura de Catequese
José de Anchieta ( ). Chegou no Brasil em 1553, junto com Manuel da Nóbrega. Fundou colégio no planalto de Piratininga, núcleo da futura São Paulo. Escreveu poemas, hinos, cartas, canções e autos (polilíngues), além de uma gramática da língua tupi. Com o teatro cumpriu sua missão catequética. Alvo  índio, uniu festas, danças, músicas e representações

12 ERA COLONIAL Literatura de Catequese
Formas de construção: Paráfrase  reforçar as ideias originais. Paródia  perverter o sentido original por meio de críticas. Epígrafe  citação inicial. Alusão  referência a personagens, passagens de obras ou históricas, mas sem referenciação. Citação  ‘alusão’ com referenciação. Apropriação  ‘plágio’ Bricolagem / Carnavalização  colagem de vários textos. Pastiche  imitação grosseira e de sentido pejorativo.

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16 Leia as afirmativas abaixo a respeito das atividades econômicas no período colonial brasileiro.
I. A atividade açucareira colonial se estruturou no sistema de Plantation: grande propriedade monocultora e escravista. II. A primeira riqueza explorada pelo europeu em terras brasileiras foi o pau-brasil, comumente utilizado para tingir tecidos. III. A pecuária foi uma importante atividade econômica. Além de garantir lucros com a exportação para a Europa, contribuiu para o desbravamento o interior da colônia. IV. As expedições portuguesas, conhecidas como bandeiras, desbravaram o sertão de Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás onde foram encontradas as minas de ouro, aumentando consideravelmente a arrecadação real. Está (ão) INCORRETA(S): a) I e II b) III e IV c) Apenas a III d) I e IV e) Apenas a II

17 TERCEIRÃO Orientações
Profa. Karen Neves Olivan


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